App Sympla
Baixe agora

Fotografia de Eventos Noturnos - Teoria e Prática

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Fotografia de Eventos Noturnos - Teoria e Prática

Espaço Fluir - Boate 2a2 - Rio de Janeiro, RJ
19 de junho de 2019, 18h - 10 de julho de 2019, 21h

Inscrição

Curso Fotografia de Eventos Noturnos 
R$ 390,00
Pague em até 12x
Inscrições até 19/06/2019
Encerrado

Descrição do evento

O curso se direciona a fotógrafos e fotógrafas que querem se iniciar na fotografia de eventos noturnos, abordando as principais questões relacionadas à técnica, linguagem, luz, tratamento, precificação e inserção no mercado. Ainda, o curso auxiliará os alunos no processo de desenvolvimento de uma linguagem autoral e singular para seus projetos, de modo a criar uma posição de destaque para seu trabalho. Todas as aulas serão realizadas no Espaço Fluir, que é localizado DENTRO DE UMA BOATE, o que permitirá uma imersão plena no universo dos eventos noturnos e a aplicação prática imediata dos conceitos estudados.  A parte teórica será ministrada em uma sala de aula e não ocorrerá nenhuma festa na boate durante o horário do curso, o que nos dará conforto e liberdade para treinar e explorar os variados ambientes e suas iluminações.


EMENTA DO CURSO 


Aula 1 – Apresentação, Referências, Conceitos 

Apresentação dos alunos e do professor. Referências de fotógrafos e artistas brasileiros e estrangeiros que trabalham com o universo noturno, utilizando abordagens artísticas, documentais e comerciais. Conceituação da palavra evento e suas categorias.

Parte prática nos ambientes da boate.


Aula 2 – Preparação para o evento

Equipamento: qual câmera e quais lentes utilizar? Há regras na escolha dos equipamentos? Quais acessórios são indispensáveis e quais não? Cartões de memória, grip, bolsas, coletes, bateria, proteção dos arquivos, preparação do equipamento.

Contratos, negociação e abordagens: o que perguntar ao produtor, como precificar o evento, questões mercadológicas, briefing, como abordar os clientes para fotografar, como se apresentar no dia.

Parte prática nos ambientes da boate.


Aula 3 – Tratamento de Imagem e Organização dos Arquivos

Após o evento, o que fazer? Tipos de arquivos, tratamento de imagem no Photoshop, Lightroom e Bridge. Calibração do monitor, diferenças do tratamento em notebook e desktop, como preservar e organizar os arquivos.

Após o tratamento, como entregar as fotos para o produtor? Preparação para saída de arquivos e entrega das fotos. Expectativa do produtor e linguagem do fotógrafo.


Aula 4 – Linguagem Fotográfica e Luz

Como utilizar a luz de maneira criativa e criar sua própria linguagem? Abordagem com pessoas, múltipla exposição, ISO alto e baixo, analógico, digital, presets, luz ambiente, fotometria avançada, modos do flash, flash direto, flash rebatido, flash na sapata, flash fora da câmera, rebatedores, difusores, comunicação por rádio.

Como criar uma assinatura para seu serviço, de modo que ele se diferencie dos demais? Análise de trabalhos com abordagens criativas e não convencionais em ambientes noturnos.

Parte prática nos ambientes da boate e encerramento análise das fotos dos alunos.


Dia e Horário: 4 quartas-feiras, de 19/06/19 à 10/07/19, 18h - 21h.

Carga horária: 12h.

Local: Espaço Fluir - Rua Visconde de Caravelas, 176 - Botafogo, RJ.

Política de cancelamento: Reembolso integral para cancelamentos até 16/06/2019.



Sobre o professor:


Lucas Gibson é mestrando em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ e pós-graduado em Fotografia e Imagem pelo IUPERJ/UCAM. Entre os anos de 2014 e 2015,  estudou literatura, cultura e língua japonesa na Universidade de Osaka. Seu trabalho foi exibido no Japão e em importantes festivais nacionais, como o Paraty Em Foco, Festival de Tiradentes e FestFotoPOA. Desde 2015, realiza um projeto de documentação de boates intitulado "Sob o Nervo da Noite", que já foi agraciado com a bolsa Magnum Rio 70 (seleção por David Alan Harvey), ocasião em que pôde ter seu trabalho orientado pela fotógrafa da Magnum Cristina García Rodero, com a bolsa para as leituras de portfólio da Trienal de Hamburgo (seleção por Krzysztof Candrowicz) e com a segunda colocação no Nightlife Contest da plataforma LifeFramer (seleção por Marion Tandé - MOMA). Em 2017, parte da série também foi incorporadas à Coleção Joaquim Paiva, passando a integrar o acervo do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM-RJ). 


www.lucas-gibson.com

www.instagram.com/lucascgibson


Sobre o produtor

Lucas Gibson

Local

Espaço Fluir - Boate 2a2
Rua Visconde de Caravelas, 176, Botafogo
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.