FÓRUM BRASILEIRO DE SERVIÇOS DE CUIDADOS PALIATIVOS

PREMIER HOSPITAL - São Paulo, SP
30 de abril de 2016, 08h30-14h

Compartilhar:

Inscrição

INSCRIÇÃO FORUM
Grátis
Inscrições até 27/04/2016
Encerrado

Descrição do evento

Atenção: Cada serviço de Cuidados Paliativos tem direito a 03 representantes, que devem fazer as inscrições separadamente. Inscrições até 27 de abril - 12h.


Vivemos um momento crucial dos Cuidados Paliativos no Brasil. Ganhamos força e visibilidade, mas isso nos obriga a pensar nos próximos passos: para onde vamos? O que queremos? Quais os nossos desafios?

É para discutirmos essas questões tão essenciais que gostaríamos de convidá-lo para o Fórum de Serviços de Cuidados Paliativos no Brasil: Perspectivas e Desafios, que será realizado no dia 30 de abril de 2016, das 9h às 14h, no Hospital Premier, em São Paulo.

O objetivo do encontro é promover a integração entre os diferentes serviços de Cuidados Paliativos brasileiros e fomentar a criação de uma rede de colaboração. Acreditamos que, através da troca de experiências, teremos uma ideia mais clara de onde estamos e em que direção devemos seguir.


Justificativa

Essa iniciativa faz parte de uma ação iniciada em 2012 pelo Grupo Mais e parceiros, através do I Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos. O evento foi concebido para proporcionar uma melhor compreensão e integração dos Cuidados Paliativos no Brasil e dele resultou a primeira publicação científica sobre o perfil dos serviços brasileiros.

A segunda edição do encontro foi realizada em 2014, com o intuito de divulgar os serviços de Cuidados Paliativos existentes no Brasil, criando uma rede de colaboração e proporcionando um ambiente propício para reflexões sobre a situação da modalidade no Brasil. O II Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos também foi palco de uma pesquisa de perfil dos serviços brasileiros, da qual já participaram 70 instituições.

Nesse contexto, o Fórum de Serviços de Cuidados Paliativos pretende dar um pontapé inicial no diálogo entre os serviços este ano, que poderá ser aprofundado no VI Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, que acontecerá entre 21 e 24 de setembro em Bento Gonçalves (RS), e no III Encontro Brasileiro, em 2017.

O Fórum também será uma oportunidade de reforçar a missão do Hospital Premier/Grupo Mais, de constante fomento do conhecimento: estarão abertas vagas para visitas técnicas de até 20 horas no Hospital Premier na semana que antecede o encontro.

Será um prazer tê-lo conosco para refletirmos sobre as conquistas dos Cuidados Paliativos até agora e para, através das experiências coletivas, construirmos um modelo que vá ao encontro das necessidades dos pacientes brasileiros.


Organização e estrutura

8H30 - Recepção

9h – Abertura

9h15 – Apresentação Dra. Marina Neiva

Em nome do biodireito, aponta as questões legais que envolvem a terminalidade, inclusive a questão da parentalidade e representação legal do doente.

09:45  - Intervalo

10h15 – Apresentação Dr. Eduardo Siqueira

Em nome da bioética, faz uma explanação sobre as resoluções e os aspectos éticos que permeiam a terminalidade da vida e a expressão da vontade do doente.


10h45 – Início das discussões

12h – Encerramento e Confraternização 




Sobre a mesa de reflexão

Para provocar as discussões, foi definido o tema “Autonomia x Transferência de Responsabilidade: uma dificuldade para profissionais de saúde”.

O objetivo é ponderar sobre um comportamento cada vez mais comum nos serviços de saúde desde que foram implementadas discussões de temas como diretivas antecipadas de vontade, a resolução 1805/06 e o crescimento dos Cuidados Paliativos no Brasil: médicos passaram a delegar a familiares as decisões técnicas acerca da realização ou não de procedimentos em indivíduos em final de vida, causando sofrimento e sentimento de culpa na família.

Os convidados para a mesa serão o médico e especialista em bioética José Eduardo Siqueira e a advogada e especialista em biodireito Marina de Neiva Borba. As discussões serão mediadas por Maria Goretti Maciel, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, e Lucio Guilherme Ferracini, psicólogo do Hospital Premier e especialista em Psicologia Hospitalar.


A participação no Fórum é gratuita e será emitido certificado aos participantes. Interessados devem confirmar presença respondendo a este convite. Até 03 participantes por serviço.

Esperamos por você nesse encontro.

Realização:

Hospital Premier / Saber MAIS

Faculdade de Medicina de Itajubá

 

Apoio:

ANCP


Sobre o produtor

Hospital Premier - SaberMAIS

Comentários

Local

PREMIER HOSPITAL
Avenida Jurubatuba, 485, Audit, Vila Cordeiro
São Paulo, SP

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.