App Sympla
Baixe agora

Festival Anim!Arte: Fórum de Educação com Cláudia Bolshaw, Professora e Coordenadora da PUC-Rio

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Festival Anim!Arte: Fórum de Educação com Cláudia Bolshaw, Professora e Coordenadora da PUC-Rio

Planetário Gávea - Rio de Janeiro, RJ
10 de outubro de 2019, 13h-15h

Inscrição

Ingresso gratuito  
Grátis
Inscrições até 10/10/2019
Encerrado

Descrição do evento

Venha participar do Fórum de Educação e Animação do 15 º Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil, que será realizado no Planetário do Rio, na Gávea, no dia 10/10 às 13h com mediação de Cláudia Bolshaw, Professora e Coordenadora do N.A.D.A. PUC-Rio, 

N.A.D.A. 
O N.A.D.A. (Núcleo de Arte Digital e Animação) é um núcleo de pesquisa desenvolvedor de projetos relacionadas à animação e artes sequenciais produzidos no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Criado pela Professora Cláudia Bolshaw em 2002, já produziu mais de 40 curtas, grande parte selecionados e premiados em festivais ao redor do mundo. A equipe atual do N.A.D.A. é composta pelos alunos Clara barros, Clara Braem, Duda Cellos, Gabryel Tarouquela, Guilherme Moyna, Helena Vilar, Luma rodrigues, Leticia de Vicq e Marina Telles.

Educação e Animação 
"A Animação foi durante muito tempo uma arte onde o conhecimento da técnica era necessariamente ensinada do ouvido de um druida para ouvido de outro druida. Uma arte para pessoas virtuosas, poucas, eleitas. Hoje, com as novas tecnologias, o processo de produção da animação foi otimizado, e, através da internet, pode ser feito à distância e a diversas mãos. Mesmo assim, a Animação continua sendo uma profissão que requer diversos atributos específicos, porém bem mais democrática e divertida. Na Animação contamos com uma linguagem singular, com características específicas e um conjunto de códigos formais e de conteúdo que são atualizados por novas técnicas e novos autores.

Alguns marcos históricos da técnica de animação coincidem com o desenvolvimento de novas narrativas. É surpreendente acompanhar, o crescimento exponencial da animação em apenas um século de existência. A Animação tem tido, ao longo dos tempos, importante papel no desenvolvimento da indústria cinematográfica como impulsionadora da investigação de aspectos tecnológicos e criativos através do movimento das imagens e se apresenta como um dos mais importantes setores da produção audiovisual e da indústria da comunicação. Acredito que o ensino regular da Animação nas escolas e universidades contribui para o registro e difusão do patrimônio imaterial da arte da Animação."

Cláudia Bolshaw Professora e Coordenadora do N.A.D.A. PUC-Rio


Sobre o produtor

Anim!Arte - Festival Internacional de Animação Estudantil

ANIM!ARTE – 15º FESTIVAL INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO ESTUDANTIL DO BRASIL O Anim!Arte é um festival internacional de curtas-metragens de animação direcionado principalmente para o público infantil e estudantil. Filmes de animação produzidos por estudantes das principais escolas de cinema, artes e design de mais de 90 países são exibidos para um grande público, promovendo um intercâmbio de experiências culturais e audiovisuais.

Local

Planetário Gávea
Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100, Gávea
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.