App Sympla
Baixe agora

Fashion Law e Fashion Business: Imersão, Experiência e Networking

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Fashion Law e Fashion Business: Imersão, Experiência e Networking

Hotel Ca'd'Oro São Paulo - São Paulo, SP
15 de junho de 2019, 09h-17h

Inscrição

Inscrição  
R$ 598,00
em até 12x R$ 60,04
Inscrições até 14/06/2019
Encerrado

Descrição do evento

Fashion Law e Fashion Business: Experiência, Imersão e Networking será um evento intensivo (09h às 17h), que contará com a expertise de profissionais de diferentes áreas, com vagas limitadas (20 vagas), em sala de reunião com disposição ideal para o compartilhamento de ideias e estreitamento de relações profissionais.

PROGRAMAÇÃO - MANHÃ

Fashion + Law: Definindo o Objeto de Interesse e os Princípios Basilares. Introdução  ao curso.

Com o crescimento do setor e a grande movimentação que o mercado da moda proporciona na economia, os operadores do direito e as instituições de ensino passaram a se dedicar ao seu estudo de forma mais intensa na última década. Na atualidade, há uma tendência de o direito tratar questões interdisciplinares, como já ocorreu na área do Direito e Saúde, do Direito e Economia, do Direito e Bioética, e mais, recentemente, na área do Direito e da Moda. O denominado Fashion Law pode ser considerado como um novo ramo do Direito? Essa é uma das perguntas centrais de introdução ao curso. O fashion law possui pilares básicos. No entanto, o mercado da moda possui muitas particularidades, como a sazonalidade das coleções, a pirâmide ou sistema da moda, o conceito de tendência, as diferenças e os limites entre os produtos inspired e as cópias, dentre outras, o que têm provocado uma reflexão a respeito de que os instrumentos jurídicos já estabelecidos e a proteção genérica das obras talvez não sejam verdadeiramente adequados a esse novo ramo “sui generis”. Em razão disso, há a necessidade de se capacitar o profissional que deseja atuar nesse campo de uma forma ampla mas ao mesmo tempo profunda e global, fornecendo-lhe instrumento que o insira no mercado do Fashion law. O curso intensivo de Fashion law e Fashion Business propõe desenvolver essa habilidade.

Fashion Law e Fashion Business: Preparando seu Inglês para Atuação no Mercado

Em vista da grande internacionalização do mercado da moda, especialmente quando consideramos o mercado de luxo, é fundamental que o profissional atuante nessa área esteja apto a se comunicar em inglês de forma efetiva em situações que envolvam reuniões, ligações e escrita de e-mails utilizando terminologia apropriada. Nesse sentido, esta aula/módulo visa familiarizar o participante com a terminologia atinente ao fashion law/fashion business, bem como prepará-lo para situações que demandem inglês aplicado de maneira formal e negocial.

Economia da moda: Especificidades e Desafios da Cadeia Produtiva da Moda (vestuário) no Brasil.

O padrão de concorrência da indústria da moda mudou no Brasil nos últimos anos. As preferências dos clientes mudam com muita rapidez, o ciclo de vida dos produtos é medido em meses, e o seu valor cai consideravelmente caso seja perdida a última tendência. Isso tem levado as empresas a adaptarem suas estratégias de competitividade para atender esse novo perfil de demanda.  Alterações no consumo provocam mudanças repentinas no desenho dos produtos, o que exige das indústrias adaptações em sua linha de produção. As incertezas, assim como os impactos, são maiores quanto mais distante o fornecedor estiver do consumidor. O Fast Fashion e o “see now buy now” alteraram o calendário da semana da moda de São Paulo nos últimos dois anos, o que alterou a dinâmica da cadeia produtiva da moda para que o produto estivesse pronto no momento do desfile.

Esta aula/módulo tem como objetivo apresentar a descrição do processo produtivo do setor de vestuário no Brasil, ou seja, entender como se liga cada elo da cadeia produtiva da moda no Brasil, que vai desde a transformação das fibras em produtos de vestuário até o momento em que o produto final está faturado e pronto para ser enviado/entregue ao cliente. Além disso, apresentar e discutir os principais problemas regulatórios no Brasil que pioram a competitividade do setor.

PROGRAMAÇÃO - TARDE

Moda, Direito e Negócios: Como o Direito é Imprescindível para o Mundo Fashion

Dos contratos às implicações decorrentes das novas tecnologias, o direito pode atuar em toda a cadeia da moda. Nessa aula/módulo, abordaremos as contribuições do direito nas fases que antecedem às criações da moda e em suas fases posteriores, sejam no aspecto teórico quanto no aspecto prático.

Moda e Sustentabilidade: Desafios e Contribuições do Direito Ambiental ao Mercado Fashion

Dados recentes demonstram elevado impacto ambiental da indústria da moda, e algumas preocupações para sua redução já vem sendo abordadas e incorporadas por designers, marcas e fabricantes. Nesse sentido, nessa aula/módulo, abordaremos os mais importantes princípios e conceitos de sustentabilidade aplicáveis à produção e comercialização de itens de vestuário.

Estratégia Competitiva e Inovação no Mercado da Moda: Sobreviver e Crescer na Crise!

Esta aula/módulo tem como objetivo discutir como garantir níveis de competitividade nesse novo padrão de concorrência: as principais mudanças requeridas na cadeia produtiva da moda para que o Brasil se enquadre nesse novo padrão de competitividade; e mostrar como a criatividade e a inovação podem ajudar a encarar a concorrência. Em seguida discute-se como garantir níveis de competitividade internacional. Discute-se também um ponto relevante no mercado da moda: o processo de criação de demanda e valor adicionado aos produtos da indústria têxtil-confecções quando o investimento é direcionado à inovação e tecnologia, o que envolve a importância do tempo na economia da moda.

Por fim, procura-se responder algumas questões fundamentais para lidar com o atual atual de crise econômica para sobreviver e crescer neste cenário:

  • Quais são os principais desafios do varejo hoje?
  • Como as empresas estão encarando os desafios?
  • Como superar os desafios e se destacar?
  • Onde a inovação entra nesse processo?

Networking

Networking é uma maneira ideal de encontrar novos parceiros de negócios, trocar detalhes de contatos e expandir sua rede. Algumas dicas podem ajudar você a aproveitar ao máximo essa oportunidade em nosso encontro: traga e distribua seus cartões de visita; desenvolva uma maneira eficiente de se apresentar; contribua para uma conversa eficaz e acompanhe as pessoas com quem você fez uma conexão. Aproveite esse momento durante todo o nosso encontro, seja na parte da manhã ou da tarde, durante o almoço ou ao final, na entrega de certificados e no momento oficialmente criado para essa confraternização.

SOBRE AS PALESTRANTES:

Renata Balbino Munhoz é Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Especialista em Fashion Law pelo Milano Fashion Institute (Milão-Itália - 2018) e em Direito Privado pela Escola Paulista da Magistratura. É coordenadora da Pós-graduação em Fashion Law da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professora de Direto Civil dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito Mackenzie. Atua também como coordenadora e professora do Grupos Permanente de Estudo Princípios de Direito Contratual-Fashion Law  (fundado em 2007) na Faculdade de Direito Mackenzie. Organizadora dos eventos internacionais I Congresso Ítalo-brasileiro de Fashion Law Mackenzie (2019) em parceria com Milano Fashion Institute, I Congresso Internacional de Fashion Law Mackenzie (2017) e II Congresso Internacional de Fashion Law Mackenzie (2018).Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Empresarial e Fashion Law. Advogada e Consultora jurídica em São Paulo. INTA (International Trademark Association) Professor Member e Membro fundador do IBERC (Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil). Coordenadora do livro “Direito da Moda – Fashion law”, pela Editora Almedina (no prelo) e autora do livro "A boa-fé objetiva e o inadimplemento do contrato", pela LTr.

Eloá Figaro é Mestre em Direito Internacional e Comparado pela Universidade de São Paulo. É certificada em Inglês Jurídico e Ensino de Inglês para Adultos pela Cambridge University, tendo ainda extensão em Relações Internacionais pela Harvard University, bem como em Aspectos do Sistema Jurídico Americano pelo International Law Institute. Atua como advogada, tradutora e professora de direito ambiental e de inglês jurídico. Professora da pós-graduação em Fashion Law da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desenvolve pesquisas na área de direito internacional do meio ambiente e é membro do Grupo de Estudos Ad Hoc sobre Responsabilidade Internacional e Meio Ambiente da Sociedade Latino Americana de Direito Internacional. Organizadora da obra  “La Responsabilidad Internacional del Estado y El Medio Ambiente: Un Debate Urgente” (Pontificia Universidad Javeriana - 2016) e autora do livro “Legal Writing: Manual Prático para Redação Jurídica em Inglês” (Ed. Buqui, 2019 – no prelo), tem diversos artigos publicados em temática ambiental e dedica-se desde 2010 ao planejamento personalizado de cursos de inglês jurídico nos mais importantes escritórios de advocacia de São Paulo, bem como à elaboração de traduções técnicas e detalhadas de contratos e documentos de alta complexidade.

Ana Lucia Pinto da Silva é professora da graduação de economia e da Pós-graduação em Fashion Law da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professora adjunta do curso de economia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e professora colaboradora da Escola de Direito da FGV- EDESP. Doutora em Economia pela Escola de Economia de São Paulo- (EESP-FGV (2011), Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e graduada em Economia pela Universidade da Amazônia (1998). Atua em duas linhas de pesquisa: Estratégia e competitividade e Microeconomia e Finanças públicas. Atualmente desenvolve e coordena o projeto de pesquisa financiado pelo Mackpesquisa sob o título: “Economia da moda: Estratégia competitiva, inovações e organização da cadeia produtiva do setor”. Desenvolveu entre os anos de 2017 a 2018 o projeto de pesquisa: Cadeia Têxtil-confecção: Produção e demanda; competitividade; regulação e contexto macroeconômico nacional. Suas áreas de pesquisa e especialização são: microestrutura de mercado, dívida pública, liquidez de mercado e políticas públicas para a regulação dos mercados, economia da moda e competitividade.

Sobre o produtor

Fashion Law - Consultoria & Treinamento

Fashion Law: Consultoria & Treinamento é uma iniciativa conjunta das professoras universitárias, advogadas e consultoras jurídicas Renata Balbino Munhoz, Eloá Figaro e Ana Lúcia Pinto da Silva, pesquisadoras de diferentes áreas, que desenvolvem atividades nas áreas de Fashion Law e Fashion Business.

Local

Hotel Ca'd'Oro São Paulo
Rua Augusta, 129, Consolação
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.