Login
O evento já encerrou...
Experiências e conceitualizações em Musicoterapia Social
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Experiências e conceitualizações em Musicoterapia Social

1 ago - 2020 • 10:00 > 22 ago - 2020 • 12:30 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição


Experiências e Conceitualizações em Musicoterapia Social

Um retorno às experiências já percorridas que nos permitirá nos questionar sobre a escuta, a análise, a eficácia de nossas intervenções, a musicalidade, as grupalidades, as demandas e a participação, o ser, o comprometimento. O objetivo do curso é desenvolver, por meio de didática interativa (vídeos, áudios, experiências práticas e conversas), conceitos-chave de posicionamentos em Musicoterapia Comunitária/Social a partir da perspectiva do trabalho da equipe ICMus.


Programa


Módulo I

a. Musicoterapia Social: Paradigmas, Perspectivas, Promoção, Prevenção. Políticas Públicas, Gestão Associada.

b. Posicionamento. O clínico, o social. De arestas e complexidades. Objetividades e competências.


Módulo II

a. O íntimo, o privado, o indivíduo, o grupo, o coletivo, o social. Munido com estratégias profissionais (diversos dispositivos: grupos, famílias, intergeracionais, áreas, abordagens, formulários). As equipes, o interdisciplinar, o intersetorial, o político. Exemplos e experiências para refletir.

b. Participação em diferentes dispositivos.


Módulo III

a. Observação e escuta do singular e do coletivo.

b. Diagnóstico de estética. Significados e metáforas, poéticas, sons (solidão, violência e morte).


Módulo IV

a. O fazer a partir da expressão estética. Promover, acompanhar, dirigir, problematizar a partir do lúdico, da espontaneidade e da criação. O caos, a forma.

b. O coletivo: cerimônias, síntese, compromisso com o capital social e empoderamento.


Palestrantes


PATRICIA PELIZZARI: Licenciada em Musicoterapia, psicomotricista, PhD em Psicologia. Formação em psicodrama e teatro espontâneo. Desenvolveu-se como musicoterapeuta nos setores público (hospitais, centros de atenção primária, áreas de desenvolvimento social) e privado (clínicas e consultórios particulares, em psiquiatria e saúde mental, famílias e adultos). Titular da disciplina de Musicoterapia em Prevenção da Universidade USAL. Autora de vários livros de Musicoterapia. Consultora em estudos, pesquisas e projetos em Musicoterapia com crianças, famílias e comunidades.


FLAVIA KINIGSBERG: Licenciada em Musicoterapia, coordenadora Geral da Equipe ICMus, percussionista e professora da disciplina de Grupos de Improvisação em Musicoterapia da Universidade de Buenos Aires (UBA). Colaborou em inúmeras publicações e livros, sendo coautora do livro Música e Psiquismo, pela equipe ICMus. É musicoterapeuta em consultório particular e trabalha como supervisora ​​de musicoterapeutas na esfera privada e também para equipes em hospitais públicos. Trabalhou nas áreas pública e privada no campo da saúde mental e no primeiro nível de atendimento. Foi professora em diversas formações (psicomotricidade e cursos de especialização em Musicoterapia). 


Para quem


Estudantes e profissionais de Musicoterapia


Quando


Sábados - 10h à 12:30h


Datas - 01/08, 08/08, 15/08 e 22/08


Carga horária total - 10 horas


Como


Por meio das salas de conferência do Sympla Streaming (pelo aplicativo Zoom.us). Após envio dos dados de inscrição você receberá um e-mail do Sympla com todas as orientações necessárias para acesso ao curso. 

Estudantes de Musicoterapia deverão encaminhar no e-mail [email protected], comprovante de matrícula e declaração de associado emitida pela Associação de Musicoterapia de seu estado.

Informações adicionais poderão ser solicitadas no e-mail acima.


Para ser musicoterapeuta, é necessário formação em nível superior (graduação ou especialização lato sensu em musicoterapia).


Realização sujeita a número mínimo de inscritos. Caso o curso não se viabilize, entraremos em contato antes da data de início e será feita a devolução do valor pago pela inscrição. 


Em caso de desistência, haverá reembolso de 50% do valor pago desde que sejamos comunicados com, no mínimo, 7 dias de antecedência da data do evento.


A AGMT (Associação Goiana de Musicoterapia)  juntamente com a ICMus (Investigación Clinica/ Comunitaria Musicoterapéutica) da Argentina, tem a satisfação de realizar esse curso. Também contamos com o apoio do Laborinter/UFG e da APEMESP. Sejam todos muito bem vindes!




Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

AGMT e ICMus

AGMT é a entidade de representação de musicoterapeutas no estado de Goiás. Dentre as prioridades da gestão atual, a formação continuada dos profissionais associados tem sido incentivada por meio de cursos e fóruns estaduais. ICMus é uma associação civil argentina dedicada a elaborar e desenvolver projetos de Musicoterapia e cuidado integral no âmbito comunitário.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.