07 nov - 2026 • 13:30 > 07 nov - 2026 • 15:15
07 nov - 2026 • 13:30 > 07 nov - 2026 • 15:15
Inscrição obrigatória no SEMEAR BH 2026
Os minicursos fazem parte do SEMEAR BH 2026, seminário sobre abelhas nativas sem ferrão, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro, com palestras, painéis e outras atividades.
Para participar de um minicurso, você precisa de duas inscrições: uma no seminário, com ingresso válido para o dia da atividade, e outra no minicurso escolhido. Cada participante poderá se inscrever em apenas um minicurso.
**Inscreva-se no SEMEAR BH 2026**
Minicursos simultâneos
Construir um negócio de sucesso do zero
Turismo rural e experiências sensoriais com abelhas nativas sem ferrão.
Facilitação: Natálha Abreu — Apiário e Meliponário Âmbar.
A Engenharia das Abelhas
Da colmeia à paisagem: técnicas de manejo, história e soluções baseadas na natureza.
Facilitação: Fernando de Campos - Meliponicultor e agricultor familiar, Cerrado Vivo, Abelhas e Bioeconomia.
Associativismo na Prática
Como criar associações e construir redes de cooperação.
Facilitação: Horizontes Agroecológicos.
Do ninho ao território
Abelhas, plantas e saberes na construção de ambientes para polinizadores.
Facilitação: Thiago dos Santos - Biólogo, meliponicultor, mestre em Zoologia e coordenador do programa PolinizaBH, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.
Meliponicultura urbana
Jardins verticais, caixas e moradas possíveis para as abelhas nativas.
Facilitação: Professor Giovanni Clímaco - Meliponários Urbanos de Contagem (MUC).
Meliprodutos
Aprendendo a produzir cosméticos a partir dos insumos das abelhas nativas.
Facilitação: Jeane Carla - Meliponicultora, Meliponário Santa Rosa.
Introdução à Meliponicultura
Primeiros passos para a criação racional das abelhas nativas sem ferrão.
Facilitação: Frederico Tavares - Meliponicultor, Associação dos Meliponicultores de Minas Gerais (AME-MG).
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Presidente Antônio Carlos, 6627
Belo Horizonte, MG
SEMEAR BH - Termo de Fomento nº 995141/2026
Projeto 1º Seminário de Meliponicultura e Agroecologia da Região Metropolitana e do Colar Metropolitano de Belo Horizonte
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.