[Diante do aumento do número de casos de coronavírus na cidade do Rio de Janeiro, que levou a prefeitura a aumentar as restrições de circulação de pessoas em locais públicos, decidimos adiar nosso evento. Divulgaremos uma nova data assim que possível.]
MAPAS INVENTIVOS: Ensaiando um criar coletivo em tempos incertos
com Caroline Valansi (artista visual e professora) e Casa Jangada (coletivo de arte)
Presencial, com medidas de segurança.
Inscreva-se e receba mais informações.
Sobre o evento
O que pode um corpo confinado fazer quando começa a retomar o contato com a cidade? Como lidar com a pós clausura entendendo que muitos corpos já eram presos em si? Como podemos pensar novas ideias nas estruturas subjetivas para lidar com os novos tempos?
As pessoas participantes serão convidadas a deitarem no chão, em uma canga ou tecido, e respirar um pouco, diminuindo a energia e reorganizando o corpo. Após um momento de reflexão e conversa, serão convidadas a desenharem o chão com areia colorida, criando no ambiente uma grande cartografia coletiva. Num período em que vivemos o distanciamento e o enclausuramento, esse desenho será deixado no local como uma marca efêmera desse percurso pela cidade.
Sobre as artistas
Caroline Valansi é artista visual, professora de fotografia e artes e trabalha com saúde mental na Casa Jangada. Sua produção artística transita entre o espaço e a ficção. Suas obras sempre foram enraizadas em seu forte interesse em traços coletivos e histórias íntimas. Caroline utiliza materiais familiares em sua pesquisa: fotos de salas de cinema, velhos filmes pornográficos, imagens encontradas da internet e suas próprias fotografias e desenhos e, juntos, somam uma ampla exploração de representações da sexualidade feminina contemporânea.
A Casa Jangada é um coletivo composto por artistas, psicólogos e psiquiatras. Um espaço em que artistas-clínicos e clínicos-artistas, frequentadores cotidianos (pacientes) e frequentadores de fora trabalham a saúde mental, entendida como potência de transformação; garantindo assim a diferenciação, singularização e vitalização dos processos vividos e das diversas produções artísticas realizadas. São uma fronteira entre artistas e não artistas, normalidade e loucura, casa e galeria, clínica e ponto de encontro, público e privado.
Avisos legais obrigatórios para eventos presenciais:
,
Rio de Janeiro, RJ
Goethe-Institut
Incentivamos o ensino da língua alemã no exterior e promovemos o intercâmbio cultural internacional. O Goethe-Institut está presente em cerca de 100 países.