Sem conexão com a internet
Manejo e Conservação de Pastagens

Descrição do evento

Curso Vinculado: Zootecnia

Período letivo de 21/02/2022 à 09/07/2022
Horário: 18h55 ás 22h25
Dia: Todas as quintas-feiras
Turma: 202N8A
Carga Horária: 60h
Público-Alvo: Geral

As aulas serão ministradas todas as quintas-feiras, das 18h55 ás 22h25.

EMENTA
Manejo de Pastagens: Componentes do fluxo de biomassa em pastagens; Métodos de pastejo; Condições básicas para uso da lotação rotativa; Manejo do pastejo baseado na morfofisiologia da forrageira; Frequência de pastejo, Intensidade de pastejo Dimensionamento de um módulo sob lotação rotativa; Ajustes na pressão de pastejo; Novas perspectivas do manejo intensivo de pastagens; Técnicas de Produção de Silagens: Bioquímica e microbiologia das silagens, influência da água e do oxigênio na ensilagem, perdas na ensilagem e aditivos para silagem. Processo de ensilagem, tipos de silos, avaliação da qualidade das silagens. Técnicas de Produção de Feno: O processo de fenação (corte, secagem, enfardamento e armazenamento), características desejáveis em forrageiras para fenação, forrageiras para fenação, avaliação da qualidade dosfenos. Utilização da Cana-de-Açúcar como Volumoso

CONTEÚDO
• - Apresentação, discussão e validação ou alteração do plano de ensino, das avaliações e trabalhos; Definição de critérios e regras para o semestre.
• - Capineiras;
• - Fenação: forrageiras usadas para fenação, o processo de fenação, fatores que interferem no processo, avaliação da qualidade de fenos.
• Introdução ao estudo de sistemas de produção de ruminantes. Importância, conjuntura atual e perspectivas (cenários futuros), temas atuais interligados (efeito estufa/aquecimento global/Integração LPF, programa ABC, Programa BPA/BC, síndrome da morte de marandú, morte de equinos e muares em pastagens de plantas do gênero Panicum, entre outros). Cadeias produtivasrelacionadas aossistemas de produção.
• Manejo de pastagens: visão geral do sistema de produção animal baseada em pastagens cultivadas - Sistemas de pastejo
• Revisão da terminologia usada em forragicultura (visto na disciplina de forragicultura no período anterior).
• Silagem: principais forrageiras usadas, o processo de ensilagem, fatores que interferem no processo, avaliação da qualidade de uma silagem
• Sistema de pastoreio rotacionado - Métodos para ajuste de lotação animal em pastagens (tópicos sobre consumo de forragem)
• Terminologia usada. Princípios de ecologia e fisiologia vegetal aplicados ao manejo de pastagens. Importância da pastagem no contexto da produção de ruminantes. Visão sistêmica de sistemas de produção animal em pastagens.
• Cana-de-açúcar como recurso forrageiro: características, vantagens e desvantagens, dimensionamento da área do canavial, cuidados na implantação de um canavial.
• Importância da conservação de forragem: visão sistêmica, tipos de reservas forrageiras, dimensionamento de áreas destinadas a produção de forrageiras para reserva (seja para conservação ou para corte e fornecimento no cocho – capineiras) aspectostécnicos e econômicos a serem considerados.
• Manejo do pastejo - Intensificação dos sistemas de produção animal baseado em pastagens: aspectos técnicos e econômicos a serem considerados no planejamento para suporte ao processo decisório
• Silagem – confecção. - Tipos de silos: descrição e vantagens e desvantagens.
• Silagem, feno e capineiras – avaliação das atividades práticas feitas e balanço da suplementação volumosa

Local

UniCatólica - Campus II

Rodovia TO, 0, 0, Coqueirinho

Palmas, TO

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

Manejo e Conservação de Pastagens

Centro Universitário Católica do Tocantins - UniCatólica

O Centro Universitário Católica do Tocantins - UniCatólica, presente há 22 anos em Palmas-TO, possui nota máxima no MEC e IGC (Índice Geral de Cursos) com nota 4, em que, 5 é a máxima e é, portanto, a segunda melhor IES privada do Estado.

Comentários

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.