Uma travessia pelo que há de melhor na prosa brasileira contemporânea, passando por alguns dos conflitos sobre os quais se ergue a grande literatura: a memória, a herança e os laços que nos constituem, mesmo quando – e talvez especialmente quando – nos partem. Em três encontros, vamos debater sobre três romances fundamentais da nossa literatura: “Dois irmãos”, de Milton Hatoum; “O filho eterno”, de Cristovão Tezza; e “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves. Com marcantes diferenças de estilo, de ambientação e de matéria, as três obras, cada uma a seu modo, colocam em cena personagens que existem na fronteira entre o amor e o peso do outro, entre o pertencimento e a exclusão. Uma sensível investigação da memória, da identidade e das heranças — familiares, históricas e afetivas — que constituem os sujeitos e atravessam gerações.
Agenda do curso
04/08 - O filho eterno, de Cristovão Tezza
Considerada um marco na literatura brasileira, a obra mistura romance e biografia em uma narrativa premiada no Brasil e no exterior. Por meio da relação entre um pai e seu filho com síndrome de Down, o romance acompanha o percurso de desconstrução das expectativas e a lenta aprendizagem da paternidade como experiência de transformação ética e subjetiva.
11/08 - Dois irmãos, de Milton Hatoum
Ao narrar a rivalidade irreconciliável entre dois irmãos em uma família de imigrantes libaneses em Manaus, o romance investiga memória, pertencimento e as fraturas afetivas que moldam identidades individuais e coletivas. Publicado em 2000, o romance recebeu o Prêmio Jabuti, entre outros.
18/08 - Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves
Lançado em 2006 e eleito o melhor livro brasileiro do século XXI pela Folha de S.Paulo, o romance articula memória, resistência e ancestralidade para revisitar a história da escravidão a partir da perspectiva de quem foi silenciado por ela. A protagonista, Kehinde, é inspirada em Luísa Mahin, que teria sido mãe do poeta Luís Gama e participado da célebre Revolta dos Malês, movimento liderado por escravizados muçulmanos a favor da abolição.
Sobre o ministrante
Marcello Giulian é graduado em Letras e há mais de duas décadas tem se dedicado ao ensino da Língua Portuguesa e da Literatura Brasileira. É autor do livro “Diálogos sobre a Língua Portuguesa e a Interpretação de Textos”, publicado pela Editora Juspodivm.