Descrição do evento

IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia Aquática da ABFA e II Congresso Internacional de Fisioterapia Aquática da ABFA

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!

Nosso Congresso terá uma nova data em decorrência da situação atual do país. Ele será realizado nos dias 20 a 22 de maio de 2022.

 

Mensagem de abertura

É com muita satisfação que iniciamos as inscrições deste evento que promete ser um marco na história da Fisioterapia Aquática do Brasil!!

 

Em breve lançaremos a programação completa!! Contaremos com palestras de altíssimo nível e mesas redondas com discussões profundas de temas de extrema importância! Todos os temas serão abordados agregando informações baseadas em evidências científicas atuais e rotinas de atendimentos de profissionais extremamente experientes e competentes. 

 

O evento será realizado em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, uma região que inspira a viajar no tempo. Em cada esquina, somos convidados a conviver com grande diversidade cultural, riqueza histórica e tecnológica e uma deliciosa gastronomia! É impossível resistir aos encantos de BH!

 

Será um prazer recebê-los em nossa terra! Sejam muito bem vindos!

 

Comissão Organizadora do IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia Aquática da ABFA e II Congresso Internacional de Fisioterapia Aquática da ABFA.



Mensagem da Presidente do evento, Dra. Giovana Macêdo Linhares:

Caros colegas,

é com muita honra e grande alegria que presido o IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia Aquática da ABFA e II Congresso Internacional de Fisioterapia Aquática da ABFA. Os palestrantes foram escolhidos cuidadosamente, de forma a abranger temas diversos com a máxima evidência científica e com a experiência clínica de experts da nossa área. Nosso evento tem como objetivo fortalecer essa área da fisioterapia em célere crescimento, congregando profissionais de todo o Brasil para estreitar laços e impulsionar ainda mais a Fisioterapia Aquática.

Conto com todos vocês! Até breve! 

 

**********************************************************************************************************************************

Informações sobre os ingressos:

1° Lote: De 15/01/2020 a 31/12/2021 - valores divulgados. 

2° Lote: De 01/01/2022 a 28/02/2022 - valores a divulgar. 

3° Lote: De 01/03/2022 a 20/05/2022 - valores a divulgar.

No dia do evento - valores a divulgar. 

 

ATENÇÃO!! PRORROGADO O 2° LOTE!!

Aproveite e se inscreva durante o mês de janeiro.

Não perca essa oportunidade!


 

Política de cancelamento: Nosso evento segue as normas da plataforma. Você pode saber mais sobre a política de cancelamento de pedidos da Sympla na Central de ajuda da plataforma. 

**********************************************************************************************************************************

PALESTRANTES – IV CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA AQUÁTICA E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA AQUÁTICA DA ABFA

Abdo Zeghbi (PR)

Andréa Machado (MG)

Arthur Magnavita (BA)

Camila Terra (MG)

César Sá (Portugal)

Fábio Jakaitis (SP)

Fernando Calixto (DF)

Flávia Martinez (RS)

Jefferson Cardoso (PR)

João Douglas Gil (SP)

Leonardo Alonso (RJ)

Marcela Z. Casal (RS)

Mariana Deogracias (BA)

Márjory Harum Nishida (SP)

Maurício K. Garcia (SP)

Michelle Pires (MG)

Raphael Gonçalves (PR)

Rogério Antunes (PE)

Rogério Celso Ferreira (MG)

Rômulo Nolasco de Brito (SC)

Rute Costa (MA)

Suraya Shimano (MG)

Wellington Gomes (MG)

Wellington Oliveira (PA)

Os temas das palestras e das mesas redondas serão divulgados em breve!


Serão programados excelentes workshops pré-congresso teóricos e práticos que também serão divulgados em breve!

**********************************************************************************************************************************

NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS E APRESENTAÇÃO DOS MESMOS NO IV CONGRESSO BRASILEIRO E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA AQUÁTICA DA ABFA

Serão aceitos resumos que contemplem os itens:

A) resumos de projetos de extensão ou pesquisa;

 B) relato de experiência clínica.

Serão analisados pela Comissão Avaliadora, no item A, somente os resumos que obedecerem as regras a seguir:

INTRODUÇÃO: Descrever o tema do trabalho, o problema a ser explorado

OBJETIVOS: Apresentar de forma clara , o(s) objetivo(s) do trabalhado realizado

MÉTODOS: Deve-se expor OBRIGATORIAMENTE o tipo do estudo (quantitativo/qualitativo; estudo de caso e controle; estudo observacional/experimental; prospectivo/retrospectivo; ensaio clínico, entre outros).

Em caso de estudos que envolvam pesquisa com seres humanos, o mesmo deve estar de acordo com a Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), além de estar exposto no corpo do texto o número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética - CAAE ou protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP.

RESULTADOS: Quando quantitativos, devem apresentar os achados da pesquisa, com base na metodologia descrita no item anterior. Incluir resultados numéricos com indicação da significância (valor de P). No caso de estudos de intervenção, sugere-se incluir o tamanho do efeito encontrado e o respectivo intervalo de confiança de 95% (IC 95%). Para todos os tipos de trabalho, as informações devem ser sucintas e objetivas.

 

CONCLUSÃO: Focar nos resultados, lembrando de estar interligada aos objetivos.

PALAVRAS-CHAVE: Os autores devem selecionar, após acesso na a plataforma do DECs (Descritores em Ciências da Saúde), no máximo três descritores que melhor definam o estudo, e incluí-los no final do resumo.

 

 

Serão analisados pela Comissão Avaliadora, no item B, somente os resumos que obedecerem as regras a seguir:

INTRODUÇÃO: Descrever o tema do trabalho, o problema a ser explorado

EXPERIÊNCIA COMENTADA: Descrever, de maneira detalhada, toda experiência a ser exposta: 1) Público ou participantes (doença ou incapacidades diagnosticadas); 2) Objetivos a serem alcançados; 3)Atividades/movimentos/ações/exercícios  que compuseram as sessões de fisioterapia aquática; 4) frequência, intensidade, duração das atividades/movimentos/ações/exercícios e sessões; 5) Resultados obtidos (qualitativos ou quantitativos); 6) Opinião clínica do fisioterapeuta (Comentar sobre as sessões, aceitação pelo cliente/paciente/usuário), percepções sobre dificuldades/desafios encontrados).

PALAVRAS-CHAVE: Os autores devem selecionar, após acesso na a plataforma do DECs (Descritores em Ciências da Saúde), no máximo três descritores que melhor definam o estudo, e incluí-los no final do resumo

Serão aceitos resumos escritos nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa; 

NÃO serão aceitos trabalhos de REVISÃO DE LITERATURA, apenas REVISÃO SISTEMÁTICA. Os autores deverão utilizar o Guideline PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) para a formatação de Artigos de Revisão Sistemática. 

FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

O resumo deve conter no máximo 2500 caracteres já incluídos os espaços, sem incluir nome dos autores, instituição, título e palavras-chave. Utilizar abreviaturas, somente se o nome completo aparecer anteriormente no corpo no texto. O título deve conter no máximo 70 caracteres. A contagem de caracteres do título, não é somado ao resumo. Não será permitido inserir tabelas, figuras ou gráficos no corpo do texto do resumo.

Deverão ser submetidos 2 arquivos: ambos em formato PDF, um com nome dos autores e da instituição, e outro sem esses dados. Ambos arquivos devem ser nomeados com nome do resumo.

DO ENVIO

Os trabalhos deveram ser submetidos pelo e-mail do autor principal. O mesmo deverá enviar os arquivos, para o e-mail [email protected]No corpo do e-mail inserir nome dos autores, e instituição.

Cada inscrição confere o direito de submissão de até 02 (dois) trabalhos como autor principal;

Pelo menos um dos autores, incluídos no trabalho, deverá ter sua inscrição confirmada no evento;

 

Não há restrições quanto ao número de co-autorias.

O PERÍODO DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS SERÁ COMPREENDIDO ENTRE 15 DE NOVEMBRO DE 2021 E 18 DE MARÇO DE 2022. Serão considerados aqueles e-mails recebidos até as 23:59h do prazo final.

DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS

O processo de avaliação será realizado da seguinte forma:

ANÁLISE E AVALIAÇÃO: Serão analisados somente os resumos que estiverem seguindo as normas descritas acima. A análise será de modo independente e sigiloso, por dois avaliadores da Comissão Julgadora do Congresso. Os avaliadores deverão atribuir nota de 0 a 10 (zero a dez), com base nos critérios pré-definidos.

A nota será calculada pela média de cada um dos itens acima.

Serão considerados aprovados, aqueles resumos que tiverem a nota final média acima de 7 (sete) pontos.

O PERÍODO PARA O REVISOR EMITIR PARECER,COM JUSTIFICATIVA (EM CASO DE RECUSA), IRÁ DE 30 DE MARÇO ATÉ 04 DE ABRIL.

A comissão irá responder os e-mails, e enviará um arquivo (template) em PowerPoint para que os apresentadores dos trabalhos selecionados, montem as aulas para apresentação para os avaliadores.

CASO HAJA NECESSIDADE DE RETIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO RESUMO, O PERÍODO PARA MODIFICAÇÃO DOS TRABALHOS SERÁ ATÉ 09 DE ABRIL.

 

APRESENTAÇÃO ORAL

O vídeo deverá seguir as normas que serão enviadas, via e-mail, assim com a aprovação.

No e-mail ainda será anexado um formato (template) de PowerPoint, que será enviado para os autores e deverá ser seguido para as apresentações.

Os apresentadores deverão gravar um vídeo de 5 a 7 minutos para apresentação e enviar para o e-mail [email protected] até 19 DE ABRIL. Não serão aceitos vídeos com duração maior que 7 minutos. O arquivo deverá ser nomeado com título do resumo.

Dúvidas, enviar um e-mail para [email protected].

**********************************************************************************************************************************



Local

Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais

Avenida João Pinheiro, 161, Centro

Belo Horizonte, MG

Ver no mapa
Termos e políticas

Evento Presencial

A segurança é responsabilidade de todos.

Ao frequentar um evento neste período de pandemia provocado pela COVID-19, você está ciente e assume os riscos de saúde envolvidos.
A adoção dos protocolos de saúde e segurança pelo local e pelos participantes visa mitigar os riscos de exposição e contaminação pelo coronavírus.
Use máscara, mantenha o distanciamento, higienize as mãos e se informe sobre as normas de segurança vigentes na cidade do evento.

Sobre o organizador

ABFA - Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática

A Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática - ABFA foi criada em 2012 com o objetivo de promover o reconhecimento profissional e social da Fisioterapia Aquática. Venha fazer parte do nosso time! www.abfaquatica.com.br.

Comentários

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.