App Sympla
Baixe agora

Evento preparatório UIA2020

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Evento preparatório UIA2020

PUC Minas - Coração Eucarístico - Belo Horizonte, MG
19 de agosto de 2019, 19h - 20 de agosto de 2019, 22h

Inscrição

Cerimônia de Abertura (19/08) 
Grátis
Inscrições até 19/08/2019
Encerrado
EIXO 1 (20/08) - Arquitetura do Edifício 
Grátis
Inscrições até 19/08/2019
Encerrado
EIXO 2 (20/08) - Regulação Profissional 
Grátis
Inscrições até 19/08/2019
Encerrado
EIXO 3 (20/08) - Assistência Técnica 
Grátis
Inscrições até 19/08/2019
Encerrado
EIXO 4 (20/08) - Meio Ambiente 
Grátis
Inscrições até 19/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

Evento preparatório UIA2020

MUDANÇAS E EMERGÊNCIAS – O arquiteto e urbanista do futuro e seus desafios perante à questão territorial, o patrimônio e o ambiente


ATENÇÃO! ALÉM DA INSCRIÇÃO NA ABERTURA DO EVENTO,
SÓ É PERMITIDA A INSCRIÇÃO EM UM EIXO TEMÁTICO.


Quando: 19 de agosto, de 19h às 22h, e 20 de agosto, de 09h às 18h
Onde: PUC Minas Unidade Coração Eucarístico – Belo Horizonte/MG

O CAU/MG, por meio da Comissão de Política Urbana e Ambiental, promoverá um evento preparatório para o Congresso Mundial de Arquitetos que acontece no ano que vem. Serão abordados os novos paradigmas de trabalho dos arquitetos e urbanistas no futuro além de discussões sobre as questões ambientais atinentes aos planos diretores, considerando as mineradoras, o patrimônio cultural, assim como demandas relativas às remoções e aos assentamentos no território; que vão culminar em um levantamento de questões e propostas para o UIA2020RIO e publicação digital do Relatório Final do Evento Preparatório.


PROGRAMAÇÃO


1 º DIA – 19/08, segunda-feira, de 19h às 22h


  • Mesa de abertura com Danilo Batista, Presidente do CAU/MG, Roberto Simon, vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas, Pedro da Luz Moreira, Vice-presidente do Comitê Executivo do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO, Mario Lúcio Pereira, chefe do departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas e coordenador do curso de Arquitetura da Unidade Educacional Praça da liberdade.

  • Palestra Temática: "Mudanças e Emergências - Impactos e Reflexos no Meio Urbano e no Ambiente Natural"
    Com Fernando Túlio Salva Rocha Franco – Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo

  • Debate e encerramento


2 º DIA – 20/08, terça-feira, de 09h às 18h


  • 9h às 9h30 – Abertura com fala institucional da CPUA-CAU/MG
    Com Cláudio de Melo Rocha (Conselheiro da CPUA-CAU/MG)

    DISCUSSÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS
    Mediador: José Abílio Belo Pereira

  • 9h30 às 10h – EIXO 1 • Arquitetura do Edifício
    Novos métodos, novas tecnologias de projeto e de construção. Arquitetura Efêmera e Desastres Ambientais
    Com Mateus de Sousa Van Stralen

  • 10h às 10h30 – EIXO 2 • Regulação Profissional
    Os desafios do arquiteto a ser formado para os próximos tempos. Legislação urbanística e os novos paradigmas para cidades criativas
    Com Bruno Santa Cecília

  • 10h30 às 11h – EIXO 3 • Assistência Técnica
    P
    ossibilidades para enfrentar a insalubridade e a precariedade do parque habitacional popular. Novos caminhos de atuação profissional
    Com Tiago Castelo Branco

  • 11h às 11h30 – EIXO 4 • Meio Ambiente
    Os desafios ambientais e a contribuição da arquitetura. Nova visão sobre o território e a questão ambiental
    Com Cecília M. Rabelo Geraldo e lracema G. de Abreu Bhering (Conselheiras da CPUA-CAU/MG)

  • 11h30 às 12h30 – Debate

  • 12h30 às 14h – Intervalo

  • 14h às 16h – Workshop temático por eixos

  • 16h às 17h – Consolidação dos Resultados

  • 17h às 18h – Elaboração e leitura coletiva do Relatório do Evento e Encerramento


PALESTRANTES


  • FERNANDO TÚLIO SALVA ROCHA FRANCO
    Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - São Paulo, formado pela FAU-USP, mestre em políticas públicas pela FGV e pesquisador do Lincoln Institute of Land Policy. Foi pesquisador do Laboratório de Direito à Cidade e Espaço Público da FAUUSP (LabCidade), do Centro de Implementação de Políticas Públicas para a Equidade e o Crescimento (CIPPEC) e assessor especial de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo entre 2013-2016.

  • MATEUS DE SOUSA VAN STRALEN
    Possui graduação em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), Mestrado pelo UFMG (2009) e Doutorado em arquitetura pela UFMG (2017). Atualmente é Professor na Escola de Arquitetura da UFMG, pesquisador do Laboratório Gráfico para Experimentação Arquitetônica (LAGEAR), e diretor da KUBUS4D, empresa focada na aplicação do potencial da computação no projeto arquitetônico. Foi pesquisador do Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC-MG), é membro da American Association of Cybernetics (ASC), Revisor do periódico Kybernetes (Inglaterra) e membro do comitê científico da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital (SIGRADI). Já trabalhou como arquiteto no escritório Guerrin&Pedroza em París (2006) e recebeu prêmio internacional da Archmedium por projeto de intervenção urbana em Amsterdam (2016). Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em planejamento e projetos da edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: Design Computacional (Processos de projeto e fabricação digital, computação física, projeto paramétrico, arquitetura interativa, tecnologias de imersão digital e apresentação e representação de projeto arquitetônico), cibernética de segunda ordem e desenho urbano. Foi curador e palestrante do fórum Megatendências do Minascon em 2016 e 2018.

  • BRUNO SANTA CECÍLIA
    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas e da Universidade FUMEC. É fundador e editor da revista de arquitetura M.D.C. - Mínimo Denominador Comum e autor dos livros Arquitetos Associados (Belo Horizonte: Editora Miguilim, 2017), Brazil: Architectural Guide (Berlin: DOM Publishers, 2013) e Éolo Maia: complexidade e contradição na arquitetura brasileira (Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006). É sócio-titular do escritório Arquitetos Associados desde 1999, cujo trabalho obteve diversas distinções de âmbito internacional, como 16 prêmios de melhor projeto e melhor obra construída, incluindo o prêmio da X Bienal Ibero Americana de São Paulo em 2016; o prêmio APCA de Melhor obra de arquitetura no Brasil em 2015; o prêmio ex-aequo na VII BIAL ? Bienal Ibero-americana de Medellin, na Colômbia e o prêmio ex-aequo na 4ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 1999, dentre outros. Também participou de diversos concursos de arquitetura, nos quais obteve os seguintes prêmios: 12 primeiros lugares, 4 segundos lugares, 3 terceiros lugares e 14 menções honrosas. Dentre seus principais projetos, destacam-se: as Galerias Cláudia Andujar (2015), Miguel Rio Branco (2009) e Cosmococas (2009), em Inhotim; o Museu Casa do Pontal (Rio de Janeiro, 2017); o redesenho urbanístico do entorno da Praça da Liberdade (Belo Horizonte, 2008); o edifício administrativo do BHTEC (Belo Horizonte, 2012); a Praça da Pampulha (Belo Horizonte, 2009); o edifício Estúdios Terra (Belo Horizonte, 2006); o Museu do Meio Ambiente (Rio de Janeiro, 2010); entre outros.

  • TIAGO CASTELO BRANCO
    Maquetista, Técnico Industrial em Edificações, Licenciado em História, Especialista em Revitalização Arquitetônica e Urbana, Arquiteto e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Doutorando em Arquitetura e Urbanismo. Atualmente trabalha com maquetes na Maquete Aristides Lourenço, da qual é sócio-diretor, e com projetos arquitetônicos e urbanos como associado da Associação dos Arquitetos Sem Fronteira-Brasil, e como sócio-diretor da COAU-Corporação de Ofício de Arquitetura e Urbanismo. Presta assessoria técnica junto aos movimentos sociais pró moradia na cidade de Belo Horizonte e região. Os temas pesquisados durante a trajetória acadêmica são: passeurs-culturels, continuidade e descontinuidade cultural, conformação espacial, técnicas construtivas, patrimônio histórico e cultural, maquetes, desenhos e representações gráficas, movimentos populares, moradia e habitação de interesse social. Atualmente é professor assistente do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais e da disciplina Planejamento Ambiental Urbano na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, coordenador do curso de pós-graduação "Planejamento Ambiental Urbano e Produção Social do Espaço" no IEC/Pucminas.

  • CECILIA MARIA RABELO GERALDO
    Natural de Juiz de Fora, MG, graduada em fevereiro de 1979 no Curso de Arquitetura e Urbanismo da EA/UFMG, com especialização em Informática pela EE/UFJF. Atuou em planejamento urbano junto a órgão públicos e consultoria e atuou em equipes multidisciplinares de estudos ambientais. Participou do processo de instalação do atual arranjo metropolitano de Minas Gerais junto à Sedru. Foi conselheira do CREA/MG e integrou o conselho diretor do IAB/MG, participou de conselhos municipais de Política Urbana, Habitação e de Meio Ambiente. Na docência atuou nas disciplinas de estudos ambientais e planejamento urbano no curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Belo Horizonte. Atualmente atua como professora de disciplinas Integradoras e de Projeto Urbano do curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade Doctum de Juiz de Fora, responsável pela disciplina de Introdução à Arquitetura e Urbanismo com aplicação da lei nº 12.378/2010.

  • IRACEMA G. DE ABREU BHERING
    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente está no doutorado do NPGAU da EAUFMG. Atua profissionalmente como consultor da Arquitetural Arquitetura e Consultoria Ltda., Fundação Israel Pinheiro e FUNDEP, além de lecionar no Departamento de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho urbano, arquitetura social, requalificação urbana, estatuto da cidade, regularização fundiária, planos diretores e legislação urbanística e urbanização de vilas e favelas. Foi representante do UNIHENDRIX na Câmara de Arquitetura do CREA de 1994/1996, membro do Conselho Municipal de Habitação de 2005/2007, membro do SINARQ e suplente do CAU/MG na última legislatura.

Sobre o produtor

CAU/MG

Realizando eventos relevantes para o desenvolvimento da Arquitetura e do Urbanismo no território mineiro.

Local

PUC Minas - Coração Eucarístico
Rua Dom José Gaspar, 500, Teatro João Paulo 11 e Auditório 3, Coração Eucarístico
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.