O evento já encerrou...
Sequelas cognitivas pós infecção da COVID-19, quais são e o que fazer?
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Sequelas cognitivas pós infecção da COVID-19, quais são e o que fazer?

18 jun - 2022 • 09:00 > 6 ago - 2022 • 12:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Minicurso
Sequelas cognitivas pós infecção da COVID-19,
quais são e o que fazer? 


Com Katiúscia Gomes Nunes


18 de junho/22, sábado, 9h às 12h

Curso transferido* para 6 de agosto, sábado, 9h às 12h.

Evento on-line | Plataforma Sympla/Zoom | Check-in 15min antes pelo Sympla


Válido como horas complementares

Carga horária: 3 horas

Público-alvo: estudantes de psicologia, profissionais de psicologia e público em geral.

Eixo temático: COVID-19, neuropsicologia, cognição, funções cognitivas.


Inscrições: exclusivamente pelo Sympla (encerradas 30 min. antes do horário do evento)

(Se você utiliza aplicativo IOS/Iphone - veja este aviso**)

Sócio SPRGS: isento (contate a secretaria para fazer a inscrição)


Atendimento on-line da secretaria: [email protected] ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)


*Como a atividade foi transferida para esta data, quem estava inscrito para a data anterior já está "automaticamente" inscrito para agora. Pode aguardar o recebimento do link de acesso.


Pouco mais de 2 anos depois do início da pandemia, está claro que os problemas não terminam no fim da fase de infecção aguda pelo novo coronavírus. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que entre 10% e 20% dos pacientes considerados curados da COVID-19 (não tem o vírus detectável no exame), podem apresentar alterações no organismo que os levam a desenvolver a chamada Covid longa, com sintomas que permanecem ou aparecem pela primeira vez 3 meses depois da infecção, afetando sua qualidade de vida e atrapalhando sua produtividade no trabalho e estudos.

Entre os sintomas mais conhecidos e relatados pelos pacientes estão: fadiga, cansaço, falta de ar e disfunções cognitivas e psiquiátricas. Dentre os prejuízos cognitivos que a Covid longa provoca, os mais relatados costumam ser: esquecimentos (memória), dificuldade de concentração (atenção), derrubar objetos (percepção espacial), resolução de problemas, entre outros. 

É importante a identificação desses sintomas para que seja possível o tratamento, e assim proporcionar uma melhora na funcionalidade e na capacidade cognitiva das pessoas afetadas por esses sintomas.

 

Objetivos: 

O objetivo desse minicurso é conscientizar a população quanto aos prejuízos cognitivos que a infecção pela COVID-19 pode ter causado e auxiliar na orientação quanto aos possíveis tratamentos e encaminhamentos que podem ser necessários a partir disso.


Conteúdo:

  • Como é a infecção do vírus da COVID-19 e aspectos clínicos
  • COVID-19 e cognição
  • Principais tratamentos


Katiúscia Gomes Nunes (CRP 07/22809): Psicóloga, Mestre em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS), Especialista em Neuropsicologia (UFGRS). Formação em Reabilitação Neuropsicológica (HCFMUSP), curso em Reabilitação Cognitiva pós COVID (Centro de Estudo e Pesquisa Clínica Saúde/USP). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (IWP), formação em Terapia do Esquema (WAINER), formação em andamento em Terapia Focada na Compaixão (WAINER).




Pouco mais de 2 anos depois do início da pandemia, está claro que os problemas não terminam no fim da fase de infecção aguda pelo novo coronavírus. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que entre 10% e 20% dos pacientes considerados curados da COVID-19 (não tem o vírus detectável no exame), podem apresentar alterações no organismo que os levam a desenvolver a chamada Covid longa, com sintomas que permanecem ou aparecem pela primeira vez 3 meses depois da infecção, afetando sua qualidade de vida e atrapalhando sua produtividade no trabalho e estudos. No Brasil isso representa entre 2,8 milhões e 5,6 milhões de pessoas. 

Entre os sintomas mais conhecidos e relatados pelos pacientes estão: fadiga, cansaço, falta de ar e disfunções cognitivas e psiquiátricas. Apesar desses sintomas serem mais frequentes em quem teve a doença na forma grave na fase aguda, pacientes com manifestação leve da doença também podem vir a apresentar sintomas de Covid longa. 

Dentre os prejuízos cognitivos que a Covid longa provoca, os mais relatados costumam ser: esquecimentos (memória), dificuldade de concentração (atenção), derrubar objetos (percepção espacial), resolução de problemas, entre outros. Além de perda na função cognitiva, alguns estudos realizados com pacientes que tiveram Covid mostraram que há alterações em exames de imagem também, como alterações no corpo caloso e no giro do cíngulo, regiões do cérebro relacionadas à capacidade visual e espacial. Em casos de pacientes graves, foi possível detectar redução na matéria cinzenta do córtex orbitofrontal (estrutura importante para a tomada de decisões), e no giro para-hipocampal (envolvido na recuperação de memórias), além de alterações nas áreas ligadas ao olfato e uma redução no tamanho global do encéfalo.


Referências:

  • Ritchie K, Chan D, Watermeyer T. The cognitive consequences of the COVID-19 epidemic: collateral damage? Brain Communications, 2020: Page 1-5.
  • Groiss SJ, Balloff C, Elben S, Brandenburger T, Muttel T, Kindgen-Milles D, Vollmer C, Feldt T, Kunstein A, Jensen B-E O, Hartung H-P, Schnitzler A, Albrecht P. Prlonged Neuropsychological Deficits, Central Nervous System Involvement, and Brain Stem Affection After COVID-19 – A Case Series. Frontiers in Neurology, Brief Research Report 2020, volume 11.
  • Munblit D, et al. Studying the post-COVID-19 condition: research challenges, strategies, and importance of Core Outcome Set development. BMC Medicine, 2022, 20:50.
  • Mirfazeli FS, Sarabi-Jamab A, Pereira-Sanchez V, Kordi A, Shariati B, Shariat SV, Bahrami S, Nohesara S, Almasi-Dooghaee M, Faiz SHR. Chronic Fatigue syndrome and cognitive déficit are associates with acute-phase neuropsychiatric manifestations of COVID-19: A 9-month follow-up study. Neurological Sciences, 2022. 




*Informamos que, infelizmente, por motivos de saúde da palestrante, o minicurso "Sequelas cognitivas pós infecção da covid-19", agendado para dia 18 de junho, NÃO OCORREU. Pedimos desculpas pelo imprevisto e informarmos que foi REAGENDADO para o dia 6/agosto/22 (sábado) das 9h às 12h. Quem estava inscrito para a data anterior já está "automaticamente" inscrito para agora. Pode aguardar o recebimento do link de acesso.

Atenciosamente,

Diretoria Científica



**Aviso do Sympla: por exigência conduzida pela própria Apple, foi necessário interromper temporariamente as vendas dos eventos/conteúdos digitais pelo aplicativo Sympla, disponível na App Store. Por esta razão, recomendamos que a compra/inscrição seja finalizada diretamente pelo navegador do desktop ou do próprio Smartphone. Estamos trabalhando para que essa situação se resolva quanto antes. 




15 minutos antes do início do curso você deve fazer check-in na sala através do Sympla.

Necessário app Zoom instalado.

Acesso através do e-mail de confirmação da inscrição. Veja no e-mail recebido após a inscrição ou neste link para conferir como acessar o evento:

https://ajuda.sympla.com.br/hc/pt-br/articles/360041726311



Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Sequelas cognitivas pós infecção da COVID-19, quais são e o que fazer?

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS) há 60 anos representa psicólogos e estudantes de Psicologia e promove o intercâmbio com a comunidade, profissionais e instituições, com oportunidades de estudos e aperfeiçoamento em comitês, cursos, palestras, jornadas, mostras científicas, prêmios e atividades culturais. Uma entidade civil, de utilidade pública, sem fins lucrativos, trabalhando para o desenvolvimento da psicologia e da coletividade.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.