Débora Tavares é mestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH - USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio "A esperança vem do plural" da edição do 1984 publicado pela editora Antofágica.
Contato
E-mail: [email protected]
Instagram
Facebook
Site

Horário síncrono: 19h30 - 21h30
Datas das aulas: 10, 17 e 24 de fevereiro
Gravação disponível até: 24/03
Via Google Meet
A oficina tem como objetivo capacitar os participantes a organizar todas as etapas de uma pesquisa acadêmica de maneira prática e eficiente, com foco na leitura crítica, na escrita de dissertações e teses, e na gestão das demandas da pós-graduação. Por meio de atividades práticas e reflexivas, o curso busca promover um planejamento sustentável de tarefas e a construção de uma estrutura clara para textos acadêmicos.

Aula 1 – Do Projeto à Pesquisa: Organização e Ritmo
Nesta aula, combinaremos os tópicos da organização inicial e da rotina de leitura, criando uma base sólida para a pesquisa. Trabalharemos estratégias para criar um calendário eficiente, que contemple prazos de disciplinas, orientações e metas do projeto. Também discutiremos como categorizar e priorizar leituras (fontes primárias, secundárias e complementares) e incorporar as demandas de longo prazo à rotina. A ênfase será na integração entre tarefas impostas e autônomas.
Exercício: Elaboração de um cronograma detalhado para o semestre, ajustado à rotina de cada aluno, incluindo metas de leitura e escrita.
Aula 2 – Ferramentas e Estratégias para Gestão da Pesquisa
Nesta aula, abordaremos como utilizar ferramentas digitais para organizar referências, planejar leituras e otimizar a escrita. Serão apresentados softwares como Mendeley, Zotero e IA para revisão textual, além de estratégias para criar fichamentos reutilizáveis e métodos para gerir grandes volumes de leitura. Também discutiremos como organizar tarefas em etapas menores, desde leituras exploratórias até a redação preliminar.
Exercício: Aplicar técnicas de fichamento e leitura crítica em dois textos (um relacionado às disciplinas e outro ao projeto de pesquisa), com debate em grupo para troca de estratégias.
Aula 3 – Estruturação e Escrita de Dissertações e Teses
Na aula final o foco será a elaboração de um plano claro para a estrutura do texto acadêmico, considerando capítulos, introdução, metodologia e conclusão. Discutiremos como transformar a pesquisa em uma narrativa coesa e científica, abordando aspectos como coesão, clareza e conexão entre os capítulos. Além disso, os alunos criarão um sumário prévio com base em seus projetos, planejando a distribuição de conteúdo e as prioridades de redação.
Exercício: Desenvolver um sumário detalhado, com a previsão de capítulos e estrutura de texto, destacando os principais pontos que serão tratados em cada seção. Os alunos também definirão objetivos de escrita para curto e médio prazo.
Bibliografia
BELCHER, Wendy Laura. Writing your journal article in twelve weeks: a guide to academic publishing success. 2. ed. Chicago: University of Chicago Press, 2019.
BOLKER, Joan. Writing your dissertation in fifteen minutes a day: a guide to starting, revising, and finishing your doctoral thesis. New York: Henry Holt, 1998.
BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M.; BIZUP, Joseph; FITZGERALD, William T. The craft of research. 4. ed. Chicago: University of Chicago Press, 2016.
CASANAVE, Christine Pearson. Before the dissertation: a textual mentor for doctoral students at early stages of a research project. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2020.
GERMANO, William. From dissertation to book. 2. ed. Chicago: University of Chicago Press, 2013.
KAMLER, Barbara; THOMSON, Pat. Helping doctoral students write: pedagogies for supervision. 2. ed. London: Routledge, 2014.
LAMOTT, Anne. Bird by bird: some instructions on writing and life. New York: Anchor Press, 1995.
MURRAY, Rowena. How to write a thesis. 4. ed. Maidenhead: Open University Press, 2017.
SILVIA, Paul J. How to write a lot: a practical guide to productive academic writing. 2. ed. Washington, DC: American Psychological Association, 2018.
SWORD, Helen. Air & light & time & space: how successful academics write. Cambridge: Harvard University Press, 2017.
TURABIAN, Kate L. A manual for writers of research papers, theses, and dissertations. 9. ed. Chicago: University of Chicago Press, 2018.
_________________________________________________________
Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected]