Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Leitura e sociedade - Formação crítica de leitores

Carregando recomendações...

Leitura e sociedade - Formação crítica de leitores

11 fev - 2025 • 19:30 > 11 fev - 2025 • 21:30

Evento Online via Google Meet
Evento encerrado

Leitura e sociedade - Formação crítica de leitores

11 fev - 2025 • 19:30 > 11 fev - 2025 • 21:30

Evento Online via Google Meet
Evento encerrado

Descrição do evento

Débora Tavares é mestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH - USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio "A esperança vem do plural" da edição do 1984  publicado pela editora Antofágica. 

Contato 

E-mail: [email protected] 

Instagram

Facebook

Site 



Horário síncrono: 19h30 - 21h30 

Datas das aulas: 11, 18 e 25 de fevereiro 

Gravação disponível até: 25/03

Via Google Meet 

Este curso oferece uma reflexão aprofundada sobre o panorama da leitura no Brasil, seu papel social e as práticas que incentivam o hábito de ler. Ao longo de três aulas, os participantes serão convidados a discutir os desafios do acesso à leitura, a relação entre literatura e sociedade e as diferentes formas de incorporar a leitura em suas rotinas. Por meio de debates e exercícios práticos, o curso busca promover a formação de leitores críticos e reflexivos, capazes de compreender o impacto da literatura em suas vidas e no mundo ao seu redor.


Aula 1 – Panorama da Leitura no Brasil Nesta primeira aula apresentaremos um panorama atual da leitura no Brasil, com base em dados recentes, como a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil". Discutiremos as barreiras que dificultam o acesso à leitura, como desigualdades sociais, preços elevados dos livros e a falta de bibliotecas públicas. Além disso, abordaremos a questão da formação de público leitor, explorando os desafios educacionais e culturais que impactam o hábito de leitura no país. Será um espaço para entender o cenário nacional e refletir sobre possíveis soluções para democratizar o acesso à literatura.
Aula 2 – O Papel Social da Leitura Na segunda aula discutiremos como a leitura contribui para a formação de cidadãos críticos, criativos e empáticos. Exploraremos como a leitura de diferentes tipos de obras – da chamada "alta literatura" à "baixa literatura" – pode ampliar o repertório cultural e incentivar o hábito de leitura. A discussão incluirá o impacto dos formatos digitais e físicos, considerando como cada um pode influenciar o comportamento dos leitores. Reflexões teóricas de Antonio Candido (O Direito à Literatura) e Pierre Bourdieu (A Distinção) serão usadas para embasar o debate.
Aula 3 – Praticando a Leitura Na aula final colocaremos em prática as discussões feitas anteriormente com a leitura e análise de um conto Olhos d’água de Conceição Evaristo. Durante a aula, o conto será lido integralmente e seguido de uma discussão guiada, em que os participantes podem aplicar técnicas de leitura crítica e interpretação temática para identificar como a narrativa dialoga com questões sociais, utilizando estratégias de análise textual baseadas no método de Antonio Candido em "Na Sala de Aula", assim como o conceito de sistema literário.
Bibliografia  
BENJAMIN, Walter. Magia, Arte e Técnica. Volume 1. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BOTTOMORE, Tom (org.). Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Zouk, 2007.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2019.
CANDIDO, Antonio. Na Sala de Aula: cadernos de análise literária. São Paulo: Ática, 1985.
CANDIDO, Antonio. O Direito à Literatura. In: ______. Vários Escritos. 5. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 171-190.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GRESPAN, Jorge (org.). Dicionário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
hooks, bell. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
hooks, bell. Ensinando Pensamento Crítico: sabedoria prática. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-Chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.

_________________________________________________________

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Livre Literatura

Débora Tavares, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista renomada na obra de George Orwell. Caio Rubini, Historiador e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e University of Sussex (Reino Unido).

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.