Login
PT
Português
English
Español
O evento já encerrou...
Introdução à Teologia (2ª Parte)
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Introdução à Teologia (2ª Parte)

26 out - 2022 • 20:00 > 15 fev - 2023 • 22:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

CURSO ONLINE DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA

 Apresentação:

             O Curso Online de Introdução à Teologia é uma iniciativa do Conselho do Laicato do Brasil (CNLB), da Diocese de Santo André, que visa propiciar uma introdução à Teologia Cristã contemporânea desde uma ampla gama de disciplinas que possibilitam vislumbrar à pluralidade e amplitude dos estudos de teologia ao mesmo tempo que há um enfoque de perspectiva desde a Doutrina Social da Igreja e das Encíclicas Papais de Papa Francisco.

Trata-se assim, de um aperitivo, um mostruário, uma introdução do que é um curso de teologia, visando instigar à aprofundamento dos estudos. Sendo assim, não é um curso acadêmico de Teologia, mas também não é o curso popular. Trata-se de uma linguagem adaptada à internet, objetiva, conceitual, metodológica, o que implica na compreensão de que é mesmo apenas uma introdução a alguns dos temas possíveis de um curso mais aprofundado.

Contudo, pela qualidade das professoras e professores do curso, este apresenta uma ótima unidade conceitual, garantindo um instrumental teórico privilegiado para a aplicação na prática teologal, cotidiana.

  

Como e quando ocorrerá:

 

            Esta primeira versão do curso será online, ao vivo, com possibilidade de interação entre participantes. A plataforma utilizada é a Sympla, basta fazer um breve cadastro pelo sistema e receberá no e-mail cadastrado os dados para acesso, que são individualizados (não podem ser divulgados externamente, pois cada dado de acesso é para uma pessoa). As aulas ocorrerão pela plataforma Zoom que garante exímia qualidade de transmissão, interação e gravação do evento. E ainda se você quiser participar, interagir, mas não querer sua imagem gravada, sem problemas, basta recusar a gravação no início da aula.

            As aulas serão semanais, às quartas-feiras, das 20h às 22h. Cada aula terá uma exposição de no máximo 60minutos, e depois o tempo será reservado para o diálogo, interação. A agenda do curso está ao final deste documento.

 

Disciplinas/temas que compõem o curso:

 

            Cada tema é de um encontro de cerca de 2h (uma quarta-feira):

 11. História igreja

12.  Mariologia

13. Atos dos Apóstolos (eclesiologia)

14. Teologia e economia

15. Liturgia

16. Evangelho de João

17. Cristologia

18. Ecoteologia

19. Mariologia e Mulheres

20. Doutrina Social da Igreja 

21. Direito Canônico

 

Professoras e Professores:

Alejandro Cifuentes Flores -  Filosofia pela Universidade Intercontinental – Cidade do México; em Teologia pelo Itesp – São Paulo; Mestre em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana – Roma; e Doutorado em Direito Canônico pela UCA (Católica Argentina) – Buenos Aires

Alexandre Ferreira Santos - esposo da Renata, pai da Alice, co-fundador do Podcast Uma Conversa, Analista de Pastoral da Marista Escola Social Ir. Lourenço (Vila Progresso, ZL-SP). Possui Licenciatura em filosofia (UniFai) bacharelado em teologia (PUC - SP), mestrado em filosofia e pensamento religioso (PU Lateranense - Roma).

Allan da Silva Coelho – Pós-Doutor em Filosofia e Estudos da Religião na EHESS - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Mestre e Doutor em Ciências da Religião na UMESP. Licenciado em Filosofia no Centro Universitário Assunção

Cesar Nascimento Teixeira – Mestre em Educação, graduado em Teologia

Edson Clebes Negri - Graduações em Filosofia, Pedagogia e Teologia; Mestre em Filosofia Latino-americano a partir do pensador Enrique Dussel pela UFMT; e Psicanalista. Professor de Filosofia e Coordenador Pedagógico do Curso de Teologia para Leigos  e Professor na paróquia Nossa Senhora da Guia do Coxipó, Cuiabá, MT. Elaborou o Projeto Princípio da Não Violência em Gandhi para Escolas.

Edson Ezequiel – Graduação em Filosofia e Mestrado em Teologia

Elisabete Cardieri – Graduação em Teologia, Mestrado em Teologia e Doutorado em Psicologia da Educação

Fernando Antonio da Silva – Graduação em História e Pós em Teologia

Giovanna Sarto - Doutoranda e mestra em Ciência da Religião pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Editora da Revista Sacrilegens e comunicadora em Lilith Revisitada. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Religião, Educação e Gênero. Tem interesse nas áreas de Teologia Feminista, Pluralismo Religioso e Diversidade Sexual e de Gênero.

Hugo Allan Matos – Licenciado em Filosofia, Segunda Licenciatura em Pedagogia, Pós-graduação em Filosofia e História Contemporânea, Mestrado em Educação e Doutorando em Filosofia

 Jung Mo Sung - Possui graduação em Filosofia (1984) e em Teologia (1984) doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1993) e pós-doutorado em Educação pela Univ. Metodista de Piracicaba (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião

Lucas da Silveira Andrade - Coordenador do curso de História na Universidade São Francisco, supervisor de tutoria on-line, docente nos cursos de História e Teologia. Mestre em Educação na Universidade São Francisco. Formado em História, estudou teologia como Seminarista da Diocese de Bragança Paulista na PUC Campinas, especialista em Teologia e História das Religiões, Sagrada Escritura e em História da Cultura Afro brasileira. 

Roberto Rodrigues – Teologia, Mestre em Ciências da Religião

Suzana Moreira - mestra em Teologia (PUC-Rio) e Coordenadora de Programas para Conversão Ecológica no Movimento Laudato Si'. Possui mestrado em Teologia Sistemático-Pastoral e bacharelado em Teologia pela PUC-Rio. Pesquisa na área de teologia do corpo, teologia latino-americana, teologia feminista e ecoteologia. Realiza palestras e formações sobre tais temas. Atua como consultora teológica sobre questões ligadas à justiça socioambiental na perspectiva católica. Trabalhou 10 anos como tradutora e intérprete de português, espanhol e inglês, e atualmente atua como Coordenadora de Programas para Conversão Ecológica no Movimento Laudato Si'. Amante das artes, toca violão e ukulele para acalmar a alma e brinca com a perna de pau para não esquecer da necessidade de equilíbrio e leveza na vida.

Vlademir Ramos – Teologia, Doutorado em Ciências da Religião

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Introdução à Teologia (2ª Parte)

CNLB Santo André

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.