Login
O evento já encerrou...
GRASSHOPPER: introdução à modelagem paramétrica
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

GRASSHOPPER: introdução à modelagem paramétrica

23 jan - 2023 • 19:00 > 8 fev - 2023 • 22:00

Evento Online via Zoom

Descrição

De que forma o Grasshopper está inserido na atuação profissional de arquitetos, designers e engenheiros? 


Neste curso serão apresentados os conceitos básicos sobre o funcionamento do design paramétrico. Discutiremos a presença e relevância desse processo atualmente, contextualizando sobre o uso de sistemas que permitem esta aplicação, utilizando a arquitetura paramétrica através dos softwares Rhino e Grasshopper.


Serão aplicados alguns exemplos práticos de geração e análise de geometrias, pelos quais serão apresentadas algumas das principais características da programação visual. Sendo assim, as atividades do curso englobam uma apresentação inicial sobre o programa, a lógica de funcionamento da programação visual e a aplicação de alguns de seus principais componentes para o desenvolvimento de projetos paramétricos.

_______________________

| Programação


Introdução à programação visual | 23/01 | 19h-22h

Bruna Pengo


Componentes básicos + Exercício 1 | 24/01 | 19h-22h

Bruna Pengo


Exercício 2 | 25/01 | 19h-22h

Bruna Pengo


Exercício 3 | 26/01 | 19h-22h

Flávia Tissot


Mentoria Coletiva | 08/02 | 19h-21h

______________________
| Corpo Docente

Bruna Pengo

Bruna Pengo, técnica em Informática Industrial pelo CEFET-MG e Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em 2017 iniciou os estudos e pesquisas voltados para o design paramétrico, focados em processos digitais de projeto, através do grupo de pesquisa Nó.lab (UFV) e hoje atua como Designer Computacional do PLACE. 


Flavia Tissot

Flávia Tissot, arquiteta e urbanista formada pela UFRGS, COO e cofundadora da plataforma PLACE e sócia do OSPA - Grupo de desenvolvimento imobiliário que inclui as empresas PLACE, OSPA Arquitetura e Urbanismo, Instituto Cidades Responsivas e Urbe.me.

________________________

| Depoimentos


Bruna Pengo

Ao longo da graduação vi o grasshopper como uma nova possibilidade de projetar. Tive a oportunidade de aplicar a programação visual para gerar diferentes projetos e testar inúmeras possibilidades, indo desde pequenos projetos e protótipos até sua validação e fabricação ou construção.

Considerando suas múltiplas aplicações, inicialmente percebi o programa como um bom meio de validar e testar diferentes possibilidades, aproveitando o computador de uma maneira que pudesse contribuir para a geração de formas, não apenas como um meio de representação. Desta maneira, o software paramétrico ampliou as possibilidades de projeto e simplificou muito o desenvolvimento de geometrias mais complexas. 



Flávia Tissot

Iniciei os conhecimentos em grasshopper durante a faculdade com o objetivo de gerar projetos mais complexos, na metade da graduação. Por causa deste conhecimento, consegui um estágio na OSPA para trabalhar com estudos de viabilidade. Depois disso fui aprendendo mais sobre parametrização de processos e fundei, dentro do escritório, a empresa PLACE. Hoje sou sócia do grupo OSPA e cofundadora da plataforma PLACE e isto ocorreu muito pelos conhecimentos voltados à tecnologia para arquitetura e ao aprendizado que a programação visual me trouxe. 

Entendo que, ao aprender sobre parametrização e programação visual, os profissionais de arquitetura, urbanismo e design tem mais facilidade para visualizar seus próprios processos, trazer mais eficiência aos seus processos de desenvolvimento e, ainda, conseguir usar a tecnologia como um aliado no quesito de novas soluções de projeto.

Na minha opinião, houve um salto dentro da produtividade de arquitetura quando os arquitetos aprenderam a usar BIM. Para mim, este salto tende a ser ainda maior com a programação visual: empresas que utilizarem softwares de programação visual irão ter mais flexibilidade nos seus projetos e mais assertividade nas decisões do dia-a-dia. 



>>Clique para baixar a programação completa em PDF!


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

GRASSHOPPER: introdução à modelagem paramétrica

Instituto Cidades Responsivas

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.