Login
O evento já encerrou...
Formação Online Doulas de Adoção 2022
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Formação Online Doulas de Adoção 2022

21 mai - 2022 • 10:00 > 13:00

Evento Online via Zoom

Descrição

Formação Online de Doulas de Adoção


A Doula é uma profissional que dá apoio e suporte emocional aos momentos de transição das nossas vidas e que acompanha todas as vias de nascimento de uma família, inclusive a adoção. 

Por isso, nós, Marianna Muradas (Doula e filha via adoção) e Mayra Aiello (Psicóloga e mãe via adoção), idealizamos a Formação de Doulas de Adoção que capacita profissionais na ocupação como Doulas de Adoção para acolher as particularidades dessa via de nascimento com base na adoção legal, segura e para sempre.

Temos como objetivo trazer o olhar da Doula para o tema da adoção ao capacitar pessoas (famílias, profissionais e interessados no tema ) com conhecimentos teóricos e ferramentais em 3 pilares de ações:

- Fornecer informações legais sobre o processo psicossocial da adoção no Brasil;


 - Auxiliar as famílias adotivas e os adotados na transição saudável e positiva da Parentalidade;


 - Possibilitar o acesso a ferramentas que possibilitam o acolhimento aos aspectos emocionais e sociais nas diferentes fases do processo de adoção.

A formação é estruturada em aulas online ao vivo que serão gravadas e disponibilizadas para acesso por 3 meses na plataforma online Nutror. 

Abordaremos nas aulas saberes necessários para o olhar da Doula de Adoção no cenário Brasileiro e ferramentas de atuação com as famílias. 


Carga horária total de 73 horas, sendo 35h de aulas síncronas, 18h de aulas assíncronas, 20h de estágio e tcc.


O curso online acontecerá via *ZOOM Meetings* nas seguintes datas: 


16 de MAIO SEGUNDA-FEIRA - Abertura20h00 às 21h30

19, 20, 26, 27 de MAIO QUINTA E SEXTA: Aula 18h30 às 21h30


21 e 28 de maio SABADOAula 9h00 às 13h00 e 18h00 às 21h30

22 e 29 de MAIO DOMINGO: Aula 9h00 às 13h00


*Conteúdo conforme descritivo abaixo, pode sofrer alterações sem aviso prévio.


AULA INAUGURAL. - Proteção à infância: o que realmente significa isso? com Pedro Hartung

Aula 1. Atuação da Doula e da Doula de Adoção - Marianna Muradas e Mayra Aiello


Aula 2. Motivação e expectativas para adoção - Marianna Muradas e Mayra Aiello


Aula 3. Racismo estrutural e institucional - Fernanda Lopes


Aula 4. O processo de Adoção: Aspectos psicossociais da Adoção - Luciana Santos Almeida e Wadson Alonso


Aula 5. O acolhimento como medida reparadora, de proteção e cuidado - Lara Naddeo


Aula 6. A formação da família e da identidade - Marianna Muradas e Mayra Aiello


Aula 7.  A adoção interracial e a formação da família multirracial: fronteiras entre a Branquitude e a Negritude - Marilia Facco e Marleide Soares


Aula 8. Transição saudável e positiva da Parentalidade: integração da Família de Origem - Marianna Muradas e Mayra Aiello


Aula 9. Direito de Ter e Ser Mãe: maternidades e vulnerabilidades - Janaína Gomes


Aula 10. Adoção de crianças maiores e adolescentes - Carol Rabitto


Aula 11. Transição saudável e positiva da Parentalidade: a espera - Marianna Muradas e Mayra Aiello


Aula 12. Transição saudável e positiva da Parentalidade: a chegada/  início do puerpério - Marianna Muradas e Mayra Aiello


Aula 13: Eduque com carinho na Adoção - Lidia Weber

Aula 14. Orientações práticas sobre o trabalho escrito de certificação do curso (TCC) e Estágio Supervisionado.* 


Aula 15: Encerramento - Marianna Muradas e Mayra Aiello


+ 13 Aulas bônus gravadas (acesso na plataforma online)

 


* Estágio supervisionado com atendimento social (online) à uma família indicada pelo Instituto e Trabalho escrito final (20h): serão realizados de forma online de Junho a Outubro com orientações mais detalhadas em reunião após o término das aulas online.


Organizadoras 


Marianna Muradas 

Marianna Muradas é Educadora Feldenkrais formada pelo Feldenkrais Institute of San Diego, Doula de parto certificada pelo DONA International, Instrutora GentleBirth. Autora do livro Filho é Filho, pela editora Matrescência. E co-idealizadora do Instituto Doulas de Adoção Brasil e filha via adoção.


Mayra Aiello

Mayra Aiello é Psicóloga formada pela UNESP-Bauru, com especialização em Arteterapia e Mestranda em Psicologia na UFGD-MS. Psicóloga perinatal e parental com atendimento clínico e professora universitária em curso de graduação de Psicologia. É co-idealizadora do Instituto Doulas de Adoção Brasil e mãe via adoção.

Professores Convidados

Carol Rabitto

Terapeuta Ocupacional por formação, educadora por amor à infância, doula de adoção pelos gratos e generosos encontros da vida.

Tenho me dedicado a estudar, refletir e atuar sobre as questões da infância e parentalidade há 15 anos. A minha trajetória se deu em instituições educacionais, de saúde e assistência social, além de atendimentos clínicos.

Sou também mãe por adoção e neste percurso profissional e de contrução da minha maternidade, encontrei o Instituto de Doulas de adoção, que foi um encontro com meu próprio desejo de ofertar apoio às famílias que se constróem pela via da adoção. 


Fernanda Lopes 

Psicóloga e psicanalista. pós graduanda em Psicanálise da Parentalidade e Perinatalidade pelo Instituto Gerar. Atende em consultório, realiza atendimento para desmame gradual, palestrante na área do aleitamento materno e das questões raciais.


Janaína Gomes

Professora na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama, projeto de extensão da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (FD USP).Doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mestre em Direitos Humanos pela mesma Faculdade sob orientação do Professor Dr. Guilherme de Almeida e coorientação da Professora Dra. Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas com bacharelado em Antropologia Social (2011). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Pesquisadora do Núcleo de Antropologia do Direito, USP. Contato: [email protected]


Lara Naddeo

Lara é psicóloga, formada pela PUC-SP, tem mestrado em intervenção psicossocial pela Universidade de Barcelona, e é pós graduanda em Psicanálise da Parentalidade e Perinatalidade pelo Instituto Gerar. Atua na clínica e há 10 anos no universo do acolhimento e adoção de crianças e adolescentes, através de seu trabalho no Instituto Fazendo História.


Lídia Weber

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela USP com pós-doutorado em Desenvolvimento Humano pela UnB. Professora da UFPR há 40 anos. Autora/organizadora de 17 livros, dezenas de capítulos e centenas de artigos científicos.


Luciana Santos Almeida 

Luciana dos Santos Almeida, assistente social formada pela Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói. Especialista em gestão de unidade pública de saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Há oito anos atua como assistente social do Tribunal de Justiça de São Paulo na Comarca de Guarulhos. Em processo de certificação como Doula de adoção. 



Marília Facco 

Mulher branca, psicóloga clínica há 14 anos, doutora em psicologia da educação pela PUC/SP, graduanda em História, professora do ensino básico, mãe por adoção de um casal de gêmeos.



Marleide Soares Pereira de Oliveira

Psicóloga abordagem psicanalítica; pós-graduada em Docência no Ensino Superior. Tem experiência no atendimento a adolescentes e jovens em medida socioeducativa, bem como no atendimento a crianças e adolescentes em acolhimento institucional. É palestrante em temas relacionados ao bullying, identidade, aspectos da sexualidade na infância, contexto de medidas socioeducativas e racismo na infância com ênfase no ambiente escolar no enfrentamento do racismo e suas consequências para os sujeitos e a sociedade. Na área clínica, realiza psicoterapia, orientação psicológica e supervisão de casos clínicos. 

Pedro Hartung

Diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana. Doutor em Direito do Estado pela USP com doutorado sanduíche em 2017 e Pesquisador Visitante no Child Advocacy Program pela Harvard Law School. Membro do grupo de trabalho da UNICEF sobre Governança de dados pessoais de crianças. Pesquisador visitante do Max-Planck-Institute de Direito Público de Heidelberg/Alemanha. Docente e membro do Painel Técnico do Curso de Liderança Executiva do NCPI/Harvard.  Foi Conselheiro do Conanda - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (2012-2016) e professor coordenador da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama da Faculdade de Direito da USP. Integrou em 2017 a equipe do Legal Policy Office do Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos (OHCHR/ONU), em Genebra.


Wadson do Carmo Alonso

Graduado em Psicologia pela USP – Ribeirão Preto, pós-graduado em Terapia Familiar Sistêmica e atualmente cursando Psicoterapia de Orientação Psicanalítica na Univ. Mackenzie. É Psicólogo Judiciário do TJSP desde e Psicólogo Clínico. Ex-concurseiro profissional, ingressou na carreira de Psicólogo Judiciário em 2014 trabalhando para as Varas de Infância e Juventude, Família e Criminais. Atualmente é  Coordenador do Grupo de Estudos de Varas de Família do TJSP da Capital. Publicou livros sobre Psicologia para Concursos Públicos. Atende pacientes particulares de forma virtual de todo Brasil e divulga conteúdos sobre Adoção e Psicologia Jurídica no Instagram (@wadson_psicologo).  


Importante:
O curso completo de formação de Doulas de Adoção acontecerá em 28 aulas, com 15 aulas online ao vivo e o 13 aulas gravadas na plataforma online. As aulas foram planejadas com conteúdos que se complementam, por conta disso, indicamos que sejam assistidas ao vivo conforme cronograma.

As aulas ao vivo serão todas gravadas e ao final do curso ficarão disponíveis em uma plataforma online com acesso por 4 (quatro) meses após a conclusão das aulas. Disponibilizaremos outras aulas gravadas que serão disponibilizadas na plataforma online.
Será disponibilizada uma apostila e material de aquecimento em pdf.
Será permitido o acesso ao material e vídeo-aulas apenas ao aluno inscrito no curso, pessoas de fora não terão acesso habilitado.
Importante ressaltar que o conteúdo disponibilizado, inclusive apostila e vídeo-aulas, consta como obra autoral protegida de propriedade intelectual das organizadoras do curso, portanto não é permitida a reprodução e a disseminação de conteúdo autoral para terceiros. 

Informações complementares:
As orientações sobre o estágio supervisionado no Atendimento Social às famílias e a escrita do Trabalho de conclusão de curso (TCC) serão realizados em reunião posterior às aulas de forma online, conforme agendamento.

A realização do curso não dá a permissão para atuação como Doula de Adoção.
A atuação será validada com a Certificação como Doula de Adoção Brasil: após comprovação das horas de estágio supervisionado com uma família e entrega de trabalho escrito como trabalho de comprovação da certificação no curso. Ambos fazem parte do processo de certificação que habilitará o aluno/a para atuar como Doula de Adoção e fazem parte do processo de formação teórico e prático como entrega para a sociedade dos conhecimentos obtidos.
E como formação complementar, convidamos nossos alunos para participação em outros projetos e ações, assim como rodas de adoção online.
Cancelamento ou reembolso do seu ingresso via Sympla poderá acontecer em até 7 dias antes do início do curso, envie um e-mail para <[email protected]>

Um abraço, Marianna e Mayra
Instituto Doulas de Adoção Brasil
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Formação Online Doulas de Adoção 2022

Mayra Aiello

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.