18 ago - 2022 • 15:00 > 18 ago - 2022 • 16:30
Este encontro integra o Ciclo de Encontros Formação de acervos dedicados a línguas: caminhos metodológicos, realizado nos meses de abril, junho e agosto, enfocando temas como as etapas de coleta e produção de registros, passando pelas etapas de salvaguarda e comunicação, dentro da lógica da qualificação desses itens como acervo: o que, afinal, pode ser considerado acervo e para quê?
Para tanto, um dos temas abordados de forma transversal nos três encontros será o das línguas indígenas no Brasil, que é um dos focos das pesquisas realizadas pelo MLP em 2022.
Para compor os estudos de casos, integram a programação instituições culturais e de memória, bem como pesquisadores e especialistas ligados a universidades que desenvolvem trabalhos nessa temática. O Ciclo de Encontros é uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa, por meio de seu Centro de Referência, em parceria com a Associação Brasileira de Linguística – Abralin, por meio da Plataforma da Diversidade Linguística Brasileira.
Para encerrar o ciclo, este encontro abordará a importância da preservação dos acervos dedicados a línguas sob a ótica de seus usos possíveis, considerando a potencialidade de sua função social para diversas áreas e públicos, como educação, cultura, entre outras. Dentre os assuntos tratados, serão abordados os desafios de trabalhar com esse material com o público não especialista, e como o tratamento dos dados (discutido nos encontros anteriores) pode ser realizado já pensado para esse momento.
Para compor a discussão, farão parte do encontro a antropóloga e gestora científica Chang Whan e o linguista Jorge Domingues Lopes, que apresentarão seus trabalhos na área de documentação linguística, de modo que se possa criar aproximações e entender as particularidades entre essas experiências quanto ao uso dos dados linguísticos na educação, no desenvolvimento de materiais educativos e na difusão e circulação do trabalho baseado na documentação linguística.
Também teremos a participação das professoras Márcia Vieira e Juliana Bertucci (Abralin), que apresentarão o projeto Plataforma da Diversidade Linguística Brasileira, sob o escopo da Associação Brasileira de Linguística (Abralin).
Para mais informações, acesse aqui.
Os encontros anteriores estão disponíveis no canal de YouTube do Museu da Língua Portuguesa.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Museu da Língua Portuguesa
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.