O evento já encerrou...
Estética da desmaterialização: uma introdução à Arte Conceitual
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Estética da desmaterialização: uma introdução à Arte Conceitual

23 ago - 2022 • 19:30 > 20 set - 2022 • 21:00

Evento Online via Google Meet

Descrição

CURSO | Estética da desmaterialização: uma introdução à Arte Conceitual

 

Por meio de aulas expositivas, o curso apresentará três textos fundantes das bases teóricas e poéticas do que convencionamos chamar de Arte Conceitual, durante as décadas de 1960 e 1970. Os três textos bases foram escritos por autores inseridos diretamente no cenário e produção artística da época: Lucy Lippard, Joseph Kosuth e Sol LeWitt. Além disso, apesar do curso ter um recorte histórico específico, é importante salientar que compreender a poética conceitual é fundamental para entender a produção contemporânea mais recente nas artes.

Assim, o curso será composto por quatro encontros de 1h30 cada, ministrado pelo professor Anderson Bogéa. Todas as aulas serão online e ao vivo. O link para acesso será enviado junto com as instruções no dia das aulas. As referências bibliográficas serão disponibilizadas aos participantes, bem como links para acesso aos vídeos e imagens trabalhadas. 

 

Programa do Curso:


Aula 1 (Introdução e formas de apresentação da Arte Conceitual):

 

Apresentação do curso, contextualização do cenário artístico dos anos 1960 e 1970, e introdução às formas de apresentação da Arte Conceitual.

 

Aula 2 (Os parágrafos e sentenças conceituais de Sol LeWitt):

 

Análise do texto de Sol LeWitt, “Parágrafos sobre arte conceitual”, publicado na Artforum, em 1967, em que propõe desmistificar a relevância da estrutura material ou estética de uma obra de arte conceitual. LeWitt defende a relevância da ideia nesse processo, a qual busca cativar a mente do observador, mais do que seus sentidos.

 

Aula 3 (Lucy Lippard e uma arte desmaterializada):

 

Discussão do texto A desmaterialização da arte, que Lucy Lippard publica nas páginas da Art International, em parceria com John Chandler, em 1968. O texto tem como ponto de partida a tese de que as artes visuais, nos anos 1960, estavam diante de uma verdadeira bifurcação. Havia duas possíveis rotas a se seguir: a de uma arte como ação, ou de uma arte como ideia. Tal qual o título de seu texto, Lippard afirma que a Arte Conceitual culminou em um processo de desmaterialização de seu objeto.

 

Aula 4 (“A arte depois da filosofia”, Joseph Kosuth):

 

Análise de A arte depois da filosofia (KOSUTH, 2014), publicado por Joseph Kosuth, em 1969, na Studio International. Praticamente exercendo a função de porta-voz da vanguarda fundada sobre a tese da “arte como ideia”, Kosuth busca definir a Arte Conceitual como uma investigação sobre os fundamentos da natureza da própria “arte”.

 

SOBRE O PROFESSOR


Anderson Bogéa atualmente é professor no Bacharelado em Dança da UNESPAR, Campus Curitiba II (Faculdade de Artes do Paraná), ministrando Estética, Filosofia e Teoria da Arte nos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Musicoterapia, Música Popular, Museologia e Licenciatura em Música. Graduado em Filosofia pela UFMA, Mestre em Filosofia pela UFPB e Doutor em Filosofia pela UFPR. É membro do GT de Estética da ANPOF, do Núcleo de Artes Visuais (NAVIS), e do Núcleo de Filosofia do Corpo e do Movimento (PHI-COMOV). Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5690969862394264. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8009-0250. E-mail: [email protected].



PÚBLICO DO CURSO 

Artistas, estudantes de artes, professores de artes, interessados e amantes das artes em geral.

 

INFORMAÇÕES 

Datas: 23 e 30 de agosto, 13 e 20 de setembro de 2022 - todas as terças-feiras. 

Horário: das 19h30 às 21h. 

Local: Online por meio da plataforma Google Meet. O link será disponibilizado no dia da aula. 

Cadastre-se gratuitamente pelo https://google.com/meet.  

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro. 

Investimento: R$ 150. 

Descontos: 10% para estudantes, professores, ex-alunos dos cursos do IIJM e pessoas acima de 60 anos mediante comprovação. 

Para aquisição de ingressos com os descontos acima entrar em contato pelo e-mail [email protected]

Vagas limitadas. 

Emitimos certificados. 

 

POLÍTICA DE CANCELAMENTO: 

Os cursos, palestras e demais atividades oferecidas pelo Instituto Internacional Juarez Machado têm vagas limitadas, portanto, a desistência de última hora dificultará a oferta da vaga a novos participantes. Confira nossas regras de cancelamento: 

- Cancelamentos antes de 10 dias antes do início do curso ou atividade: reembolso de 90% do valor pago na inscrição; 

- Cancelamento entre 10 dias e 48h antes do início do curso: reembolso de 50% do valor pago na inscrição; 

- Não realizamos reembolso após as últimas 24 horas que antecedem o início do curso. Neste caso, você poderá transferir sua matrícula, indicando uma pessoa para ocupar o seu lugar na classe.

 

Como solicitar cancelamento

Para solicitar o cancelamento de um curso ou atividade no Instituto Internacional Juarez Machado, você deve enviar um e-mail para: [email protected].

 

Prazo para estorno de valores

O prazo para recebimento de reembolso é de até 90 dias úteis no caso de pagamentos com cartão de crédito, débito online ou boleto.

 

Cancelamento ou adiamento do Curso

O curso poderá ser cancelado pelo Instituto Internacional Juarez Machado até 24 horas antes de seu início, caso não atinja o número mínimo de inscrições. Nesse caso, os valores já pagos pelo aluno serão integralmente restituídos mediante a apresentação dos dados bancários completos.

 

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected], ligue ou envie uma mensagem para (47) 3033-3036.  

 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Estética da desmaterialização: uma introdução à Arte Conceitual

Instituto Internacional Juarez Machado

Sem fins lucrativos, foi concebido para trazer mais arte para a vida dos moradores de Joinville e região, bem como, mais vida para a arte do norte catarinense. Com inúmeras atividades e espaço para exposições, cursos, palestras e debates, além de expor obras dos mais de 60 anos de carreira de Juarez Machado. Saiba mais em http://institutojuarezmachado.com.br e #VemParaoIIJM

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.