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Ensinando a Transgredir - Educação como Prática da Liberdade

12 mai - 2025 • 19:30 > 12 mai - 2025 • 21:30

Evento Online via Google Meet
Parcele em até 12x

Ensinando a Transgredir - Educação como Prática da Liberdade

12 mai - 2025 • 19:30 > 12 mai - 2025 • 21:30

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Descrição do evento


Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Winnie Pereira é Arquiteta e Urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFES e Doutora em Urbanismo pela UFRJ, onde estudou as relações entre o Antropoceno, as Mudanças Climáticas e os movimentos ambientais urbanos. Atua como professora universitária nas áreas de Urbanismo e Paisagismo. Juntamente a isto, trabalha com literatura como youtuber e podcaster entre outras redes desde 2019, enfatizando as vivências e a escritas de autoras negras e de narrativas feminista. Tem parcerias com diversas editoras brasileiras, como Morro Branco, Vestígio, Darkside e Antofágica.

Contato 

E-mail: [email protected] 

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Site 


Horário síncrono: 19h30 - 21h30 (Horário de Brasília) 

Datas das aulas: 1012, 19,  26 de maio e 02 de junho

Gravação disponível até: 02/07 e 31/12 (Clube da Livre)

Via Google Meet 

O objetivo desse curso é conhecer a pedagogia crítica de bell hooks a partir de seu livro Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade, destacando suas interseções com raça, gênero, classe e afetividade nos processos de ensino e aprendizagem. Cada encontro propõe uma leitura engajada de capítulos centrais da obra, articulando reflexões teóricas e experiências pessoais, para pensar práticas educacionais transformadoras em diferentes contextos.




Aula 01 – Ensinando a transgredir: educação como ato político

Apresentação da trajetória de bell hooks e das ideias centrais do livro. A aula introduz o conceito de “educação como prática da liberdade”, a partir da crítica de hooks ao modelo bancário de ensino, e propõe reflexões sobre o papel transformador do saber crítico e do afeto na sala de aula.


Leituras recomendadas:

  • Capítulos 1 e 2 de Ensinando a transgredir

  • Texto complementar: Paulo Freire – Pedagogia do oprimido (cap. 2)


Aula 02 – Interseccionalidade, experiência e saberes marginais

Esta aula discute como hooks articula raça, gênero e classe na construção do conhecimento. A partir da valorização das experiências de mulheres negras e outros sujeitos marginalizados, refletiremos sobre a escuta, o corpo e o diálogo como fundamentos de uma pedagogia inclusiva e anticolonial.


Leituras recomendadas:

  • Capítulos 3, 4 e 6 de Ensinando a transgredir

  • Texto complementar: Audre Lorde – “Os usos do erótico: o erótico como poder”


Aula 03 – O corpo docente e o afeto na sala de aula

Nesta aula, refletiremos sobre o papel do professor e a importância do afeto, da presença e do engajamento pessoal no processo de ensino-aprendizagem. A afetividade será pensada não como oposição à razão, mas como potência pedagógica.


Leituras recomendadas:

  • Capítulos 5, 7 e 12 de Ensinando a transgredir

  • Texto complementar: Grada Kilomba – Memórias da plantação (cap. “A sala de aula”)


Aula 04 – Transgressão, resistência e práxis pedagógica

Encerramos o curso debatendo como a educação pode ser um espaço de resistência política e subjetiva. Discutiremos os desafios e as possibilidades de uma prática pedagógica transgressora em diferentes áreas do conhecimento, e o papel da escuta, da criatividade e da coletividade na reinvenção do ato de ensinar.


Leituras recomendadas:

  • Capítulos 10, 11 e 13 de Ensinando a transgredir

  • Texto complementar: bell hooks – O feminismo é para todo mundo (cap. “Consciência feminista”)

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Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] 

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Sobre o produtor

organizer

Livre Literatura

Débora Tavares, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista renomada na obra de George Orwell. Caio Rubini, Historiador e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e University of Sussex (Reino Unido).

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