11 jun - 2025 • 19:00 > 09 jul - 2025 • 21:00
Embora a pintura moderna
brasileira tenha sido amplamente estudada em cursos, livros e exposições, a
escultura ainda recebe pouca atenção. São raras as publicações e disciplinas
dedicadas à história da escultura no Brasil. Este curso busca ampliar o
conhecimento sobre o tema, apresentando um panorama da produção tridimensional
brasileira ao longo do século XX, com incursões também em obras contemporâneas.
Serão abordadas esculturas
figurativas e abstratas, considerando diálogos com a arte internacional e suas
relações com a sociedade. Voltado ao público em geral, o curso funciona tanto
como uma introdução ao assunto quanto como aprofundamento para quem já tem familiaridade
com o tema. Ao longo dos encontros, serão discutidas obras de artistas
consagrados e de nomes menos conhecidos, com atenção especial à produção de
mulheres e ao acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Datas: 11, 18, 25 de junho, 02 e 09 de julho
Quartas-feiras
Duração: 05 encontros
Público: interessados
em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via
plataforma de videoconferência
Aulas gravadas
disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla
certificado no final
Programação
Aula 1 – Escultura brasileira, entre a modernidade e a tradição
(décadas de 1930 e 1940)
Trataremos da produção escultórica brasileira das
décadas de 1930 e 1940, abordando especificamente as encomendas de escultura
realizadas pelo ministro Gustavo Capanema para o Ministério da Educação e Saúde
(MES), edifício símbolo da arquitetura moderna brasileira, durante o período do
Estado Novo. Analisaremos as trajetórias dos artistas radicados no Brasil que
foram acionados pelo ministro: Victor Brecheret, Ernesto de Fiori, Celso
Antônio de Menezes, Adriana Janacópulos e Bruno Giorgi. Refletiremos sobre as
obras dos artistas abordando dimensões estéticas e políticas.
Aula 2 – Da figuração à abstração (décadas de 1940 a 1970)
Serão apresentadas brevemente as técnicas tradicionais da escultura
(modelado em argila, gesso e processo de fundição em bronze) e discutiremos
como alguns artistas modernos alteram essas técnicas de modo a produzir
experimentações plásticas. O restante da aula será dedicado as obras de Maria
Martins, Felícia Leirner e Liuba Wolf e seu direcionamento para soluções plásticas
abstratas.
Aula 3 – O construtivismo brasileiro na escultura (décadas de 1950
a 1970)
A aula trata das correntes abstratas construtivas que conquistaram
reconhecimento principalmente na década de 1960. Serão abordadas as trajetórias
e obras tridimensionais de Lygia Clark, Mary Vieira, Zélia Salgado, Amilcar de
Castro, Franz Weissmann e Sérgio Camargo.
Aula 4 – A escultura no campo ampliado e as exposições Panorama da
Arte Atual Brasileira (décadas de 1970 e 1980)
Nesta aula discutiremos o conceito de “escultura no campo ampliado” de
Rosalind Krauss e como ele pode ser útil para compreender a produção de
mulheres que apresentaram trabalhos tridimensionais nas mostras “Panoramas da
arte atual brasileira” que ocorreram no MAM nas décadas de 1970 e 1980.
Aula
5 – Tridimensionalidade na arte contemporânea e suas conexões com a cultura
popular
Reflexão sobre diferentes produções tridimensionais contemporâneas que
buscam dialogar com práticas religiosas e artesanais, com enfoque para as obras
de Celeida Tostes, Ernesto Neto e Rubem Valentim.
Sobre a professora
Marina Mazze Cerchiaro é
cientista social e doutora em história da arte pela Universidade de São Paulo.
Realizou estágios de pesquisa e formação na França, na École du Louvre, École
Normale Supérieure de Paris e Université Paris X. Suas pesquisas de mestrado,
doutorado e pós-doutorado tratam sobre escultura moderna brasileira, com
destaque para a produção das mulheres, abordando temas como raça, gênero,
identidade e migrações. É autora do livro “Esculpindo para o ministério: arte e
política no Estado Novo” (2019, BBM) e curadora da exposição virtual
“Materialidade e Gestualidade na Escultura de Felícia Leirner”, junto ao Museu
Felícia Leirner. Em 2022, recebeu o prêmio de melhores teses do Comitê
Brasileiro de História da Arte.
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