14 ago - 2025 • 19:00 > 18 set - 2025 • 21:00
O objetivo deste curso é apresentar uma discussão sobre os atravessamentos dos corpos no entrecruzamento entre o silêncio e a linguagem, tomando ambos igualmente como corpos que, em sua manifestação, ora invadem, ora acolhem o corpo, provocando deslocamentos, recalcamentos, inscrições do desejo, da falta, do encontro intersubjetivo e da constituição da própria subjetividade.
Articulando obras de artistas visuais, cineastas e poetas, será desenvolvido um percurso de apreciação, análise e interpretação de produções artísticas e literárias como forma de circunscrever a experiência do corpo na experiência da palavra ou da não-palavra, da liberdade ou do silenciamento, do silêncio como forma de vida e dos afetos — sem a pretensão de esgotar formulações teóricas ou temas tão complexos, delicados e urgentes.
A partir de leituras e análises de poemas, obras de artes visuais e filmes, pretende-se construir, ao longo do curso, uma compreensão sobre os modos de estar no mundo contemporâneo, no “corpo e na linguagem, entre o silêncio e a palavra”.
Datas: 14, 21, 28 de agosto, 04, 11 e 18 de setembro de 2025
Quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Programação
Abertura:
– Women Artists Together: Art in the Age of Women’s Liberation – Amy Tobin
– Arts Remake the Word – A Contemporary Art Manifesto – Vid Simonti
Aula 1 – O silêncio, a pedra, a pluma
– O mito de Eco e Narciso segundo Ovídio
– O silêncio não dorme: ressonância íntima – Magnólia dos Santos (Benguela/Lisboa)
– Entre o sensível e o inteligível, o entrelugar da dor: Uma pele e seu avesso ou “sob a cortina de segredos que oculta meu abismo astral”: Paulo Colina, Jeferson Tenório, Fela Kuti, Miles Davis e Aimé Cesáire
– A palavra real nunca é suave: Orides Fontela e Maria Bonomi
– O roubo do silêncio – Marcos Siscar e Georgia O’Keefe
– O silêncio do sol poente: Tenin, Tomie Ohtake; Dias Perfeitos – Wim Wenders
– O silêncio contém o tempo – Maria Rúbia Sant’anna
– Meditação sobre a fúria – Maria Mercè Marçal (Catalunha)
– O grito de Pollock é uma forma de calar?
– Your silence will not protect you – Audre Lorde (EUA)
– O Livro de Cabeceira – Peter Greenaway
Aula 2 – Volúpia, Abismo, Gozo
– Maria Teresa Horta, Hilda Hilst, Mar Becker: desejo, logo existo
– Os shungas (pintura erótica japonesa), Picasso e alguns Pornópios (Diana Junkes): a celebração do instante quando Eros vence Tânatos
– Sejamos pornográficos: O amor natural – Carlos Drummond de Andrade
– Um corpo incendiado – Matheus Gumenin Barreto
– Amor Sáfico – Helena Zelic e Tatiana Pequeno
– Teresinha Soares e Gwladys Gambie: os corpos e o desejo pairam livres
– Zanele Muholi – Beleza Valente
Aula 3 – Lirismo, amor e experiência
– Viviane Mosé, Geni Núñez, Renato Noguera – Por que amamos?
– Mais uma noite a dois, e um dia a menos – Paulo Henriques Brito
– O amor não é dissidente – Matheus Guménin Barreto, Ocean Vuong, Tatiana Pequeno, Helena Zelic, Wong Kar Wai
– Quando vieres ver um banzo cor de fogo – Nina Rizzi
– Longe, Aqui – Maria Esther Maciel; Alma Corsária – Claudia Roquette Pinto
– Funeral Blues: Auden, O’Neil, Neruda, Vinícius
– Paisagem com Dromedário – Carola Saavedra
– Representações do amor na arte contemporânea
– In the Mood for Love – Wong Kar Wai
Aula 4 – Ruínas e fissuras, rimas e texturas
– Profunda Colheita – Rosa Oyassy
– “Quero a rima no tremor” – Paulo Colina e Edimilson de Almeida Pereira
– Aspectos da obra de Adriana Varejão, Cildo Meireles e Sebastião Salgado
– Entre o que brilha e o que arde – Prisca Agustoni
– Poço das Marianas – Eliane Marques
– Beatriz, Carolina, Clementina e Conceição: quando a dor atravessa a palavra
– Desobediências poéticas – Grada Kilomba (teatro)
– Poetas indígenas e mapuches: silêncio e canto
– Cor e dor: Jaider Esbell
– Os corpos matáveis – os grandes centros urbanos
Aula 5 – Feridas: Artistas e poetas em estado de sítio Brasil e América Latina - Ditaduras na América Latina - os corpos escondidos - Alex Polari e Cacaso - Lara de Lemos, Cassandra Rios, Hilda Hilst - Produção Poética do Araguaia - Leon Ferrari e Ferreira Gullar - Mulheres artistas na ditadura militar – os corpos no cavalete
Aula 6- Fissuras: Artistas e poetas em estado de sítio: Gaza e outros conflitos
- Representações do corpo entre o trauma e o testemunho (Palestina, Bósnia, Ucrânia, entre outros)
- Incêndios – Denis Villeneuve
- A questão dos refugiados
- Racismo Ambiental
- Artistas mulheres no mundo: Women Artists Toguether – Amy Tobin
- Artists Remake The world: A contemporary art manifesto (Vid Simonti)
- Discurso do ódio – Uma política do performativo (Butler)
- Poesia traduzida – o que nos trazem os poetas sobre o direito à literatura
Sobre a professora:
Diana Junkes nasceu em São Paulo, em junho de 1971. É poeta, crítica literária e professora da Universidade Federal de São Carlos, na graduação e na pós-graduação. Nessa universidade também coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Poesia e Cultura/NEPPOC-CNPq. Foi pró-reitora adjunta de pesquisa de 2021-2025 e coordenou o Observatório Mulheres - UFSCar de 2022 a 2025. Atuou como professora e/ou pesquisadora visitante nas universidades de Yale, Illinois, Buenos Aires, Jaguelônica de Cracóvia e Lusíada de Angola. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. É autora de "As razões da máquina antropofágica: poesia e sincronia em Haroldo de Campos", Editora da Unesp/2013 e possui mais de vários artigos publicados em periódicos com seletiva política editorial, além de capítulos de livros. Como poeta publica em revistas eletrônicas e blogs, desenvolve performances (https://www.youtube.com/watch?v=3042B84JxIA). É autora de "clowns cronópios silêncios"(2017), "sol quando agora"(2018), pela Editora Urutau, e "asas plumas macramê" (2019) e "asfalto" pela Editora Laranja Original e CAIS (Selo de Minas, no prelo). Possui poemas traduzidos para o francês (Anthologie Internationale de Poèsie Contemporaine – Brésil, le presses du réel) e em Attaque, para o inglês (Saccades), para o espanhol (Vera Cartonera (Argentina) e Poesía (Venezuela).
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