26 jun - 2023 • 19:30 > 04 jul - 2023 • 22:30
CURSO
NEUROALFABETIZAÇÃO NO TEA E DI
Encontros on-line, ao vivo
Datas: 26, 27/06, 03 e 04 de julho de 2023
Horário: 19:30 às 22:30
Apresentação: O Espaço Liliane Reis, apresenta o
curso Neuroalfabetização no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e
Deficiência Intelectual (DI). Esse curso propõe contribuir na formação dos
educadores e terapeutas de aprendizagem (psicopedagogos, neuropsicopedagogos, fonoaudiólogos, etc), apresentando as estratégias metodológicas baseadas em evidências científicas para alfabetização de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e/ou Deficiência Intelectual, contribuindo para a efetivação da educação inclusiva
Justificativa: A
alfabetização ainda é um dos grandes entraves na Educação Brasileira. Segundo a
nota técnica emitida pelo Portal Todos pela Educação, de acordo com pesquisa
realizada pelo IBGE, com a Pandemia da COVID-19, houve um aumento de 25,1% em
2019 para 40,8% em 2021, sendo que, entre 2019 e 2021, houve um aumento de
66,3% no número de crianças de 6 e 7 anos de idade que, segundo seus
responsáveis, não sabiam ler e escrever. Chama ainda mais atenção a análise
desses dados quando analisados do ponto de vista racial e socioeconômico, o que
reitera que o público atendido geralmente pela escola pública (crianças de
baixa renda ou em situações de risco) ainda são os mais afetados. Se essa
realidade é tão impactante do ponto de vista de educação de pessoas
neurotípicas, então, o que se falar em relação a alfabetização de pessoas com
transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro do Autismo –
TEA e Deficiência Intelectual - DI? Para que a alfabetização seja efetiva é necessário
que ela se baseie em técnicas com evidência científica, sendo que os estudos
demonstram que a alfabetização baseada em aspectos fônicos e
fonovisuoarticulatórios são as técnicas mais eficazes. Por se tratar da alfabetização
em pessoas com Deficiência, como o Autismo, se torna ainda mais necessária a
junção das técnicas de neuroalfabetização juntamente com técnicas
comportamentais com evidências científicas como a Análise do Comportamento
Aplicada – ABA e o Ensino Estruturado. Dessa forma, apresentamos a formação em
Neuroalfabetização para Autismo e Deficiência Intelectual, com objetivo de
levar aos educadores e terapeutas conhecimentos teóricos e práticos acerca do que as
neurociências apresentam em suas pesquisas recentes sobre como o cérebro
aprende, em uma visão multissensorial, aprofundando o debate apresentado também
pelo Ministério da Educação através do Programa Tempo de Aprender, que foi
lançado em fevereiro de 2020, que, segundo o MEC<!--[if !supportFootnotes]-->[i]<!--[endif]-->, ‘‘busca proporcionar a
aquisição de conhecimentos, habilidades e estratégias que auxiliem os desafios
do ciclo de alfabetização”
Objetivo:
Capacitar profissionais que trabalham com alfabetização, como professores de
salas de aula regular e atendimento educacional especializado e terapeutas de
aprendizagem (Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos, Fonoaudiólogos) apresentando
estratégias de ensino de alfabetização em uma perspectiva multissensorial.
Programa:
- Conhecendo os pré-requisitos
para a alfabetização no TEA e DI
- Pressupostos básicos para o
manejo da alfabetização no TEA e DI
- A Alfabetização
Multissensorial e o Sistema de Escrita Alfabética. Como ensinar e adaptação de atividades
1. Vogais;
2. Apresentando as Consoantes;
4. Apresentando as
dificuldades ortográficas;
5. Trabalhando as
irregularidades da língua
Carga Horária: 12
horas on-line, divididos em 4 encontros de 3 horas e um encontro de Mentoria
pós-curso com duração de 1 hora
Público-Alvo:
Educadores e Terapeutas de Aprendizagem: Pedagogos, Psicopedagogos, Professores,
Fonoaudiólogos, etc
Metodologia: Curso
on-line realizado através de aula expositiva, explanação de vídeos e
apresentação de materiais.
Certificado:
Certificado Digital de 30 horas
Incluído: Apostila com
material da Aula e participação de grupo VIP no whatsapp para retirada de
dúvidas por um período de 30 dias.
Bônus: Acesso
facultativo a gravação do curso por 30 dias, através de acesso via Plataforma
Hotmart, através de pagamento de taxa de R$ 30,00
Recursos Necessários: Curso
On-line: Acesso a computador, celular ou tablet com boa velocidade de internet
(mínimo de 10 mega), com acesso a câmera, microfone e caixa de som
Obs: Não nos responsabilizamos
por problemas de acesso ou transmissão por parte do aluno, portanto, ao
realizar a inscrição, o aluno deverá organizar os meios necessários de acesso
ao curso.
Ministrante:
Liliane Reis (Pedagoga, Psicopedagoga, Neuropsicóloga, Especialista em Educação
na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autismo, Pós-Graduanda em Intervenção
ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Formação no Modelo Educacional da
AMA-SP. Aprofundamento em Alfabetização Multissensorial através do Método das
Boquinhas).
Investimento:
1o lote: R$ 150,00 + taxa Sympla (até 01/02/2023)
2o lote: R$ 180,00 + taxa Sympla (após 01/02/2023)
Referencial Teórico
- ADAMS, Marylin Jager (et all)
Consciência Fonológica em Crianças Pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006
- BAPTISTA, Claudio Roberto e
BOSA, Cleonice. Autismo e Educação. Reflexões e Propostas de Intervenção.
Porto Alegre: ARTMED, 2002
- CAPOVILLA, Alessandra G. S.
e CAPOVILLA, Fernando C. Alfabetização: Método Fônico. São Paulo: Memnon
Edições Científicas, 2002
- FONSECA, Maria Elisa Granchi
e CIOLA, Juliana de Cássia Baptistella. Vejo e Aprendo. Fundamentos do
Programa TEACCH. O Ensino Estruturado para Pessoas com Autismo. Ribeirão
Preto – SP: Book Toy, 2014
- JARDINI, Renata. Método
das Boquinhas, uma Neuroalfabetização. Bauru – SP: Boquinhas Aprendizagem,
2017
- LIMA, Claudia Bandeira (org)
Perturbações do Espectro do Autismo – Manual Prático de Intervenção. 2ª ed.
Revista: LIDEL, 2012
- MARTIN, Garry. Modificação
do Comportamento Humano. O que é, como fazer? 10ª edição, Rio de Janeiro:
Rocca, 2018
- MOOJEN, Sonia Maria Pallaoro.
A escrita ortográfica na escola e na clínica – Teoria, avaliação e tratamento. 2.
Ed., São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011
- SKINNER, B. F. Ciência e
Comportamento Humano. Ed. Martins Fontes, 2015
- WINDHOLZ, Margarida H., Passo
a passo, seu caminho. Guia Curricular para o Ensino de Habilidades Básicas.
3ª. Ed. Ampliada, São Paulo: EDICON, 2017
<!--[if !supportFootnotes]-->[i]<!--[endif]--> Disponível
em https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp<!--[if !supportFootnotes]-->[i]<!--[endif]-->content/uploads/2022/02/digital-nota-tecnica-alfabetizacao-1.pdf
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
LILIANE REIS
Pedagoga, Psicopedagoga, Neuropsicóloga. Especialista em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Cursos de Formação em ABA. Curso de Aperfeiçoamento em Alfabetização Multissensorial pelo Método das Boquinhas, tendo sido Multiplicadora Oficial do Método das Boquinhas por 3 anos. Experiência clínica desde 2002. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.