Login
O evento já encerrou...
curso híbrido | crítica de arte a partir do panorama do mam, com Mirtes Marins
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

curso híbrido | crítica de arte a partir do panorama do mam, com Mirtes Marins

11 jan - 2023 • 19:00 > 14 jan - 2023 • 12:30

Evento Online via Google Meet

Descrição

O curso apresenta, discute e opera elementos que constituem o campo da crítica de arte em contexto expositivo. Para tanto, também visita modelos estabelecidos de mostras e suas possibilidades críticas. 

No decorrer das aulas serão revisitadas as histórias da fundação do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e a instauração do programa de exposições Panorama de Arte Brasileira, inaugurado em 1969. A partir desse pano de fundo de caráter mais teórico, professora e alunos farão exercícios de análise e possíveis interpretações sobre obras, tendo como referência a exposição “37º Panorama da Arte Brasileira - Sob as cinzas, brasa”.

Como maneira de fomentar novos interesses de pesquisa, serão apresentadas leituras para cada um dos encontros, de modo que os participantes tenham o máximo aproveitamento dos encontros. 

O curso é voltado para interessados em geral, com possibilidade de indicação direcionada para aqueles que desenvolvem pesquisas no campo artístico ou acadêmico.

Datas: 11, 12, 13 e 14 de janeiro (quarta, quinta, sexta e sábado)
Horários: das 19h às 21h nos três primeiros encontros; das 10h30 até 12h30 na visita presencial
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
 
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência, com visita mediada à exposição no último encontro
Aulas gravadas e disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Programação

Encontro 1
Origens, metodologias e elementos da crítica de arte e seu exercício a partir de mostras. Modelos expositivos históricos: materialidades, relações e desdobramentos críticos. 

Encontro 2
Breve história do Museu de Arte Moderna de São Paulo e dos Panoramas. Análise de elementos que compõem a exposição “37º Panorama da Arte Brasileira - Sob as cinzas, brasa”.

Encontro 3
Exercícios de análise e possíveis interpretações das plataformas expandidas da mostra.

Encontro 4
Visita dialogada na exposição “37º Panorama da Arte Brasileira - Sob as cinzas, brasa”. Exercícios de análise e possíveis interpretações das obras, suas relações e da exposição. 


Mirtes Marins de Oliveira é mestre e doutora em Educação: História e Filosofia e Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP, 2020). É docente e pesquisadora na Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e Pós-Doutora pela FE-USP. Curadora de “contra o estado das coisas – anos 70”, na Galeria Jaqueline Martins (2014); de “Arte para todos! Liberação e Consumo” (Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, 2016); “especular”, na Galeria Jaqueline Martins, em 2018;  "Comigo ninguém pode" (2019), coletiva versando sobre a essencialização do feminino, na Galeria Jaqueline Martins; Não um sonho" na Galeria Simões de Assis (2021) e "Máscaras: Fetiches e Fantasmagorias", no Paço das Artes (2021-2022). Participou, em 2015, do livro “Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998”, da coleção Exhibition Histories, da editora inglesa Afterall com texto sobre a recepção crítica da mostra.  Escreveu em 2013 e 2014 para revistas Select e Afterall Online. Organizou, com Fabio Cypriano, o livro “Histórias das Exposições: Casos Exemplares”, pela EDUC (2016). Autora de “The body and the opus as a witness of times” sobre o trabalho de Letícia Parente, publicado em Schor, Gabriele. The feminist avant-garde. Art of the 1970s. The SAMMLUNG VERBUND Collection. Vienna, 2017. Escreveu para revistas e plataformas Select, Arte Brasileiros!, Artsoul, entre outras.


Dúvidas:
WhatsApp: 11 99774 3987
 
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

curso híbrido | crítica de arte a partir do panorama do mam, com Mirtes Marins

cursos mam

A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.