Login
O evento já encerrou...
CURSO DE LITERATURA | NARRATIVAS ITINERANTES - Com Clarisse Fukelman
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

CURSO DE LITERATURA | NARRATIVAS ITINERANTES - Com Clarisse Fukelman

8 jun - 2022 • 20:00 > 29 jun - 2022 • 21:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

NARRATIVAS ITINERANTES

Com Clarisse Fukelman
[Doutora em Literatura, Professora e Curadora]

Início 08 de junho
08, 15, 22 e 29 de junho | 04 encontros | 20h | gratuito | inscrições Sympla

A literatura de Clarice Lispector, Samuel Rawet, Moacyr Scliar e Cintia Moscovich será apresentada e discutida  em quatro encontros.

A cada vez, tratamos de um/a autor/a, fazendo também correlações entre eles. Vamos tratar do  gênero conto e de questões que marcam a história do país, como o impacto dos imigrantes diante de uma língua e cultura muito diferentes daquelas  de suas origens. Ao mesmo tempo, os contos trazem temas marcantes do universo judaico, motivando discussões sobre afeto, identidade, religião, holocausto e gênero.

 

 MINIBIO

Professora aposentada (PUC-Rio). Pesquisadora para projetos audiovisuais e museológicos (Canal Futura, TV Globo, Museu de Artes e Of&iac ute;cios ). Curadora de exposições e seminários internacionais  (Centro Cultural Banco do Brasil, Academia Brasileira de Letras, Museu Nacional de Belas Artes). Dramaturga, roteirizou o livro “A vida íntima de Laura”, de Clarice  Lispector, e dirigiu a web série “Ao redor da tela, com Clarice Lispector”, veiculada on line, na plataforma SESC, em outubro de 2020. Organizou, entre outros, os livros “Eu assino embaixo: biografia, memória e cultura” (EdUERJ) e “ Poesia” (Ed. Oito e Meio).

 ***

 Clarisse Fukelman possui Doutorado em Letras (Literatura Brasileira) pela UFRJ (2011-215), curso de pós-graduação a nível de Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales- EHESS, com orientação de Jacques Leenhardt (1979-1981), Mestrado em Letras Vernáculas pela Faculdade de Letras da UFRJ (1977-1979), Graduação e Licenciatura em Letras (Português Literaturas) para UFRJ (1975).

Lecionou por 25 anos nos Departamentos de Letras e de Comunicação Social, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), integrando o corpo docente do Curso de pós-graduação Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo. Idealizadora e coordenadora do curso de Especialização "Leitura, teoria e prática", na PUC-Rio.

Organizadora dos livros Eu assino embaixo: biografia, memória e cultura (EdUERJ, 2014), Poesia em pauta (Editora Oito e meio, 2014), Contos em quatro tempos (Ed. SESC 2009), Passeios na Zona Norte (Universidade Gama Filho, 1995) . Editou e cuidou dos originais do livro Cinco Mais Cinco: Os Maiores Filmes Brasileiros em Bilheteria e Crítica. Legere Editora, 2007.

Curadora de exposições e seminários em importantes instituições culturais.

Atua também como gestora e produtora cultural, com destaque para os seminários internacionais Escritores Refugiados e em exílio (CCBB, 2019/2020), Belle Époque e Modernidade: Paris-Rio 1900 (2002), Três franceses e uma alemã (curadoria compartilhada com Gustavo Chataigner) e para curadoria das exposições Antonio Callado: o doce radical (Academia Brasileira de Letras) e Jorge Amado - 80 anos (no Museu Nacional de Belas Artes, com a presença do escritor).

Como pesquisadora, desenvolve projetos para museus (Museu de Artes e Ofício B.H/MG), Museu Nacional de Belas Artes) e para projetos audiovisuais, tendo sido responsável pela produção e supervisão de conteúdo do canal Futura (1997-2002), do Globo Ciência e do projeto "Literatura, substantivo feminino" (2019, com lançamento adiado devido &agr ave; pandemia), para a Lascene Produtora. Neste campo, destaque para a pesquisa de época para as telenovelas "Força do desejo" (ambientada em meados do século XIX), incluindo seminário para elenco; e "Porto dos milagres" (baseada em Jorge Amado); para palestra dirigida ao elenco e consultoria para equipe de figurino na telenovela Lado a lado (ambientada no período imediatamente posterior à Proclamação da República e abolição da escravatura) e consultoria para figurino para a minissérie Capitu.

Como autora, roteirizou mais de 30 esquetes para aberturas de seminários no CCBB (participações de Ruth de Souza, Marília Pera, Giulia Gam, Claudio Mendes entre outros),o curta "Pendulum", a peça "O último passeio de Sartre" (com Luis Mello, 2005) e a da peça e web série "Ao redor da mesa (tela), com Clarice Lispector", exibida no SESC (https://www.youtube.com/watch?v=gcNSzpWB8lI). Tem experiência na área de Literatura e suas conexões com outras artes e outros campos do saber Artes, e na pesquisa e criação e edição para o audiovisual. (Texto informado pelo autor) (Texto informado pelo autor)

Disponível na Internet. Acessado em 11/11/2021. h ttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=2378D345143CDDA4AC4B0C43EFD38EAA.buscatextual_65

 

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

CURSO DE LITERATURA | NARRATIVAS ITINERANTES - Com Clarisse Fukelman

Midrash Centro Cultural

O Midrash Centro Cultural é um espaço que difunde arte, cultura e pensamento. Localizado em um charmoso prédio no Leblon, projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld, contemplado com o iF product design award 2010, conta com avançados recursos tecnológicos multimídia, ar condicionado central, internet sem fio em todo o prédio, acessível, com rampa e elevador.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.