6 ago - 2022 • 09:00 > 12:00
Videoconferência via Sympla Streaming
CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO EM 3D
Sobre o Curso:
O universo digital cada vez mais presente em nosso cotidiano, também influencia os
modos e meios para a criação e fabricação de produtos artesanais e industriais. Na área
da moda, para a criação e fabricação de looks tanto comerciais quanto conceituais, as
ferramentas virtuais, com ênfase na modelagem 3D e fabricação digital, é um tema em
evidência, atualmente ainda pouco explorado pela academia e indústria, e extremamente
promissor.
Este curso tem o objetivo de oferecer o conhecimento introdutório sobre modelagem 3D
de vestuário.
Ao concluir o curso, vislumbra-se a independência de cada aluno quanto ao manuseio do
software , para a criação de looks distintos dos elaborados nas aulas.
Este curso pioneiro pretende difundir além da técnica, o pensamento tecnológico para o
futuro da moda. Oportunidade para obter um grande diferencial no seu currículo e
portfólio.
Datas e Dinâmica
Encontros ao vivo e feedback completo via e-mail.
5 Encontros
Ao vivo aos Sábados de 09ás 12h : 06 , 13 , 20 , 27 de agosto e 3 de setembro.
VAGAS LIMITADAS. 2 Bolsas de Estudos
Programação:
Aula 01 - MODELAGEM PLAMA : Trabalhando com poliedros.
Projeto de um corpete com intervenção, por meio da criação de poliedros aplicados na região do ombro, abrangendo o molde da frente, costas e manga. Este projeto tem como principal referência, o trabalho de Tomoko Nakamichi, autor do livro "Pattern Magic”. Nesta aula o aluno terá contato com o traçado de um corpete base, elaborando divisões no formato de poliedros, criando partes triangulares em aplicações tridimensionais sobre a base do corpete, formando assim, poliedros. Todo traçado e cálculo 2D será desenvolvido na aula, bem como a sua simulação 3D no Avatar, com ênfase na estabilização das formas geométricas aplicadas.
Aula 02- MOULAGE : SHINGO SATO
O conteúdo abordado nessa aula tem como inspiração a técnica de intervenção na base da modelagem desenvolvida por Shingo Sato, por meio da moulage, criando formas livres e geométricas, com a proposta de reconstrução e customização da modelagem base, sem perder ou comprometer a característica original da peça. Serão desenvolvidos dois exercícios sobre customização da cava de manga, bem como a customização de uma base de vestido, com recortes orgânicos e aplicação de babados ao longo dos recortes. Após a aula, o aluno poderá explorar a independência na customização sobre outras bases, conforme a técnica de moulage apresentada e desenvolvida por Shingo Sato, bem como a correta planificação da modelagem plana (2D), e sua solução na simulação 3D.
Aula 03- TESTURIZACÂO E RENDER.
A aula compreende explorar os recursos apresentados pelo Adobe Substance 3D Painter, aplicando texturas de materiais disponíveis pela plataforma, bem como sua interação com o CLO 3D. O objetivo é proporcionar conhecimento para importar materiais do Substance 3D Painter para o CLO, bem como exportar o Avatar com o Look completo para o Substance, realizar a renderização e analisar a qualidade de ambas as renderizações, observando as diferenças e vantagens entre os softwares.
Aula 04- ANIMAÇÂO .
Nesta aula deste módulo avançado, a animação será o foco dos trabalhos. Importar novas animações e movimentos para o Avatar, bem como explorar outros recursos de animação e renderização, será resolvido com a utilização do software Blender. O aluno terá uma breve introdução para o ambiente do Blender, mas com as demonstrações, será possível para o aluno explorar a criação de ambientes, bem como movimentos e animações específicas, enfatizando apresentações personalizadas.
Aula 05- APRESENTAÇÂO DE TRABALHOS.
A aula é dedicada a analisar os trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, corrigir possíveis problemas, bem como sugerir melhorias para a utilização dos projetos reproduzidos das aulas e, principalmente, analisar os trabalhos de cunho original. Após o término de cada aula, será enfatizada a criação de peças e looks originais, onde a liberdade criativa será incentivada, contemplando ao máximo o interesse individual de cada aluno, dentro do espaço disponível nas aulas, sob orientações individualizadas e direcionadas.
Este curso contempla:
- Feedbacks de seus trabalhos semanais.
- Apostila com conteúdo de cada aula.
- Aulas gravadas para os faltantes.
- Certificado Digital.
O curso oferece acompanhamento personalizado semanal com feedbacks individuais, avaliando o desenvolvimento dos alunos.
Após o curso, serão selecionados 03 alunos, que ganharão a mentoria de Lucas Leão em seus projetos de moda.
É uma grande oportunidade de network com um dos.designers mais relevantes da cena atual.
Sobre o Orientador
Prof. Dr. Guto Marinho, graduado em design de produto, FAAP, mestre em engenharia
automotiva, POLI/USP, doutor pelo dep. design e arquitetura, FAU/USP, é docente e
orientador na área do design de produto, com ênfase em design de acessórios de moda.
Com 25 anos de docência no curso de moda da Faculdade Santa Marcelina, é o
professor responsável pelo desenho 3D, com o uso do Rhinoceros. Com experiência no
IED, Belas Artes, FAAP, SENAC, entre outras, é um pesquisador sobre a área da
tecnologia para o design de moda.
Pré - Requisitos para inscrição
Acesso a um computador cujas configurações mínimas e os sistemas operacionais
atendam as especificações do fabricante.
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
Estudio Lucas Leão
Lucas Leão é um criador com forte embasamento em construção de vestuário. Em 2018 ingressou no SPFW via a plataforma de Projeto Estufa , após seu primeiro desfile Lucas foi selecionado pela Vogue It para expor sua coleção em paralelo a semana de moda de Milão , desde lá já fez 4 desfiles dentro do SPFW. Em 2020 sua marca passou a integrar o Line-up oficial do SPFW , participou da primeira plataforma de moda com desfiles imersivos da América Latina o BRIFW.