Fale com o produtor

O evento já encerrou...

A distopia é aqui? Ficção especulativa brasileira

Carregando recomendações...
Evento encerrado

A distopia é aqui? Ficção especulativa brasileira

11 set - 2024 • 19:30 > 11 set - 2024 • 21:30

 
Evento Online via Google Meet

Descrição do evento


Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Caio Rubini é mestre em Pensamento Político e Social (Filosofia) pela University of Sussex (Reino Unido), historiador e professor de História pela Universidade de São Paulo (FFLCH/FE-USP) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente trabalha como professor, ministrando cursos de Humanidades, em especial História e Filosofia. Além disso, pesquisa elementos históricos e filosóficos do século XX, baseado na Teoria Crítica, com ênfase na obra do autor Walter Benjamin.

Contato 

E-mail: [email protected] 

Instagram

Facebook

Site 


Horário síncrono: 19h30 - 21h30 (Horário de Brasília) 

Datas das aulas:  11/09, 18/09, 25/09 e 02/10

Gravação disponível até: 02/11 e 31/12 (Clube da Livre) 

Via Google Meet 

Este curso visa analisar algumas obras distópicas brasileiras do ponto de vista de temas recorrentes nas narrativas, explorando como essas obras refletem e criticam a sociedade contemporânea. Abordaremos conceitos de teoria literária e de que maneira esses textos podem ser interpretados à luz das questões sociais, políticas e culturais do contexto brasileiro ao longo do século XX e XXI.



Aula 01: Autoritarismo e estrutura social 
Nesta aula, discutiremos como o autoritarismo é retratado em obras distópicas brasileiras. Analisaremos os mecanismos de controle correlato de regimes ditatoriais, com enfoque nas ferramentas de repressão, violência e censura, de forma a traçar paralelos com a história política recente do Brasil. Além disso, vamos refletir sobre como a realidade do autor ajuda a moldar sua obra distópica, cujo conteúdo e horizonte podem, de certa forma, refletir o próprio cotidiano dentro do texto.
Obra analisada:
"A nova ordem" de Bernardo Kucinski

Aula 02: Patriarcado e Questões de Gênero 
Em nossa segunda aula exploraremos como as obras distópicas brasileiras tratam questões sociais, focando em gênero e patriarcado. Investigaremos as representações de opressão, resistência e as dinâmicas de poder entre os gêneros. Assim, será possível conceber a relação entre as opressões sociais reais e sua emergência, diante da literatura e dos caminhos que ela apresenta.
Obra analisada:
"A extinção das abelhas" de Natalia Borges Polesso

Aula 03: Degradação Ambiental e Escassez de Recursos 
Nesta terceira aula, analisaremos como a degradação ambiental e a escassez de recursos são representadas em narrativas distópicas. Discutiremos os impactos sociais e políticos dessas crises e a relevância dessas obras no contexto contemporâneo. Analisaremos como Loyola Brandão tira elementos de sua própria vida para dar origem a seus personagens, cenários e enredo.
Obra analisada:
"Não verás país nenhum" de Ignácio de Loyola Brandão

Aula 04: Identidade e Crise Social 
Em nossa última aula, o foco se dará nas questões de identidade e na atual crise de humanidade, explorando como as distopias brasileiras refletem a fragmentação e os conflitos dentro da sociedade. Discutiremos temas como identidade de gênero, crise cultural e alienação, a fim de ampliar nossa discussão de forma a compreender a situação emergencial e ajudar a propor saídas para esse momento histórico. 
Obra analisada:
"Tupinilândia" de Samir Machado de Machado   


_________________________________________________________

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Livre Literatura

Débora Tavares, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista renomada na obra de George Orwell. Caio Rubini, Historiador e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e University of Sussex (Reino Unido).

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora