App Sympla
Baixe agora

Estratégias para inclusão do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto escolar

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Estratégias para inclusão do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto escolar

Instituto Padre Machado - Belo Horizonte, MG
31 de agosto de 2019, 08h-18h

Inscrição

Instituições associadas 
R$ 60,00  (+ R$ 6,00 taxa)
em até 12x R$ 6,63
Inscrições até 31/08/2019
Encerrado
Instituições não associadas 
R$ 120,00  (+ R$ 12,00 taxa)
em até 12x R$ 13,25
Inscrições até 31/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

Estratégias para inclusão do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto escolar

Curso: Estratégias para inclusão do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto escolar

Data: 31 de agosto de 2019

Carga Horária: 8 horas

Local: Colégio Padre Machado (Avenida do Contorno, 6475, Santo Antônio)

Profas.: Adriana Araújo Pereira Borges (pedagoga, professora da Faculdade de Educação/UFMG) e Ana Amélia Cardoso (terapeuta ocupacional, Professora do Departamento de Terapia Ocupacional/UFMG)

 

Programa de Curso

8h00 às 8h30:

Café da manhã e credenciamento

8h30 às 12h30:

- O que é o transtorno do espectro do autismo?

- O aluno com autismo na escola

- Aprendizagem do aluno com autismo;

12h30 às 13h30:

Almoço (não incluído)

13h30 às 18h00 (com intervalo para lanche)

- Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

- Estratégias para o ambiente escolar

- Estudo de caso.

 

Bibliografia básica:

BORGES, A.A.P.; NOGUEIRA, M.L.M. Toda criança pode aprender: o aluno com autismo na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2018.

FERNÁNDEZ-ANDRÉZ, M. I.; PASTOR-CEREZUELA, G., SANZ-CERVERA, P.; TÁRRAGA-MÍNGUEZ, R. A comparative study of sensory processing in children with and without autism spectrum disorder in the home and classroom environments. Research in Developmental Disabilities, vol. 38, pp.202-212, 2015.

GRANDIN, T.; PANEK, R. O cérebro autista: pensando através do espectro. Rio de Janeiro: Record, 2015.

GREENSPAN, S. I.; WIEDER, S. Engaging Autism using Floortime Approach to Help, Children Relate, Communicate, and Think. Da Capo Press, 2006.

Local

Instituto Padre Machado
Avenida do Contorno, 6475, Santo Antônio
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.