App Sympla
Baixe agora

Estação Cerrado - UNIVERSIDADE 4.0

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Estação Cerrado - UNIVERSIDADE 4.0

Parque Tecnológico de Brasilia - BIOTIC - Brasília, DF
28 de outubro de 2019, 14h-18h

Inscrição

Inscrição
Grátis
Inscrições até 28/10/2019
Encerrado
Total
R$ 0,00

Descrição do evento

Estação Cerrado - Terceira Edição

UNIVERSIDADE 4.0


Co-realização: FAPDF, FUNAB, SECTI e SENAI


Data: 28 de outubro, segunda-feira

Horário: 14h a 18h

Local: Auditório do Sebraelab, Térreo do Parque Tecnoógico de Brasília - BIOTIC, Granja do Torto, Lote 04, CEP: 70.897-400


Programação:

14:00 – Mesa de abertura com autoridades.

14:20 – Palestra “INOversidade: rumo à universidade 4.0”, com Celson Pantoja Lima

15:00 – Palestra “Impactos da indústria 4.0 na educação superiorior”, com Jeferson

15h40 – Palavra aberta aos presentes

16h00 – Coffee Break e Encerramento


Autoridades presentes na mesa:

Gilvan Máximo – Secretário de Ciência e Tecnologia do DF;

Siomne Benk – Diretora Executiva da FUNAB;

Jorge Amauri Nunes – Assessor Especial da FUNAB;

Alexandre André dos Santos, Presidente da FAPDF;

Marcelo Prim – Gerente de Inovação Senai Nacional;

Marco Antônio Areias Secco – Diretor Regional do Senai DF.


Breve currículo dos palestrantes:

Celson Pantoja Lima possui 21 anos de experiência internacional no seu percurso acadêmico e profissional, tendo vivido 2 anos nos Estados Unidos, 8 anos na França e 11 anos em Portugal, num processo que incluiu mestrado, doutorado, pós-doutorado, docência e atividades de pesquisa. Foi pesquisador visitante no grupo Industrial Performance Center (IPC) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Cambridge, Estados Unidos, de Janeiro de 2014 a Dezembro de 2015, atuando essencialmente no projeto da Confederação Nacional da Indústria, liderado pelo SENAI, focado em Inovação para a Indústria Brasileira. Pós-doutorado junto ao Centre Scientifique et Technique Du Bâtiment, CSTB, Sophia Antipolis, França (2002), atuando na área de Gestão do Conhecimento. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pela Universidade Nova de Lisboa (2001). De Junho de 2012 a Novembro de 2013 ocupou o cargo de Diretor do Instituto de Engenharia e Geociências da Universidade Federal do Oeste do Pará. De Maio de 2016 a Maio de 2018 foi coordenador do Programa de Doutoramento da UFOPA. Atualmente coordena o projeto de implantação dos cursos de Engenharia do SENAI/SC, numa abordagem que prima pela inovação na formação dos engenheiros, e é Professor Associado do programa de Computação da Universidade Federal do Oeste do Pará, no Instituto de Engenharia e Geociências.


Jefferson de Oliveira Gomes possui graduação, mestrado e doutorado (2001) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, em cooperação com a RWTH-Aachen - Alemanha (2001). Desde janeiro de 2004 atua como professor do ITA, locado no Centro de Competência em Manufatura - CCM. Desde 2017 é Diretor da Fraunhofer Project Center FPC@ITA, relação de cooperação entre Sociedade Fraunhofer com o Centro de Competência em Manufatura do ITA. Desde 2018 trabalha em projetos com o Fórum Econômico Mundial (WEF) relacionados com a quarta revolução industrial. Já foi consultor UNESCO para o mesmo tema e do Banco Mundial para educação tecnológica do futuro. Desde Janeiro de 2019 é Diretor Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP - IPT. Orienta pesquisas na pós-graduação (doutorado e mestrado) e na graduação, sendo pesquisador bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Tem experiência industrial e acadêmica na área de Engenharia Mecânica e Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de desempenho de processos de fabricação, análise de desempenho organizacional e tecnológico de plantas industriais, auxílio à tomada de decisões industriais, sustentabilidade em processos de fabricação e gestão da inovação. Prestou suporte tecnológico e organizacional para mais de 80 empresas.

Sobre o organizador

Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF)

Local

Parque Tecnológico de Brasilia - BIOTIC
Unnamed Road
Brasília, DF

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.