Login
O evento já encerrou...
Ensaios da quarentena
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Ensaios da quarentena

14 set - 2021 • 19:00 > 19 out - 2021 • 20:30 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Em 2016 o dicionário de Oxford definiu a nossa época através da locução pós-verdade, o que significa que, dada a enorme quantidade de opiniões circulantes nas sociedades contemporâneas, importa menos se alguma delas é verdadeira do que os apelos emocionais, políticos, ideológicos, culturais que nelas se contenham. As opiniões estariam obedecendo a um regime de ‘consumo de imagens’ numa sociedade em que tudo está posto para consumo: bens, valores, corpos, subjetividades, dimensões imateriais de toda ordem. De um ponto de vista filosófico, isso significa que a verdade deixou de ser o critério de enunciação e recepção dos discursos – nos termos utilizados pelos pensadores pós-modernos (décadas de 1980-1990), temos aí o ‘fim da verdade’.

A filosofia tem sido a disciplina definidora dos regimes de verdade desde pelo menos o século IV a.C., através da produção de grandes sistemas de pensamento abrangendo todas as dimensões do mundo e da vida. A pós-verdade representaria a falência desses sistemas. Dito de outro modo: a verdade ter-se-ia tornado impossível. Este curso destina-se a ensaiar modos de pensamento não-sistêmico, ligados diretamente ao mundo e à vida, e não abstratamente às lógicas dos sistemas filosóficos. Os temas de reflexão propostos são: a pandemia, a pobreza, as polarizações e o ódio, e o terror. A hipótese é a de que a ligação do pensamento diretamente à vida engendra formas de verdade que escapam à confusão das meras opiniões.

- Material de estudo
- Momentos de debate
- Acesso às aulas gravadas até um mês após o término do curso.
Grupo para dúvidas no Telegram
- Certificado

ESTRUTURA

Aula 1
Dois modelos para a verdade: a dinâmica do real e o discurso. Crise da verdade, pós-verdade: pensamento e vida. Temas para reflexão: a pandemia, a pobreza, as polarizações e o ódio, e o terror.

Aula 2
Sobre a pandemia: um tsunami existencial

Aula 3
Sobre a pobreza: a desqualidade da vida

Aula 4
Sobre as polarizações e o ódio: a falta que o meio faz

Aula 5
Sobre o terror: o medo nosso de cada dia

PROFESSOR
Marcio Tavares d’Amaral é professor titular emérito da Escola de Comunicação da UFRJ, onde desde 1971 dá aulas na graduação e na pós-graduação, orienta dissertações de mestrado, teses de doutorado e atividades de iniciação científica. Em 1981 fundou o Programa de Estudos Avançados – IDEA/ECO, que dirige desde então, coordenando, dentro do IDEA, o LHSP – Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento. Seus estudos concentram-se hoje nas áreas de Comunicação, História, Filosofia e Religião, com ênfase na procura por uma resistência não reativa nem ressentida à pretensão pós-moderna ao discurso único globalizado. Para tanto, investiga as origens e o desenvolvimento da cultura ocidental, herdeira dos paradigmas grego e judaico, nas suas relações entre razão e fé, ou entre filosofia/ciência e religião, tendo como pano de fundo a atual passagem de uma cultura da comunicação (fundamento-real-verdade-sentido) para uma cultura da informação (eficácia-virtual-simulacro-consumo). É autor destes recém lançados Ensaios da Quarentena, da série Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos (nove volumes, 2015-), de Comunicação e Diferença: uma filosofia de guerra para uso dos homens comuns (2004), além de outros 20 livros, nas áreas de Comunicação, Filosofia, História da Filosofia, romance, poesia e biografias históricas.

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Ensaios da quarentena

Acaso Cultural

A Acaso é um projeto inovador, formado a partir da união de duas áreas de atuação: a difusão de conhecimento, arte e cultura, realizando eventos culturais e publicações variados; e o apoio à pesquisa e desenvolvimento de projetos, com distribuição de bolsas a pesquisadores selecionados nas áreas artística e de ciências humanas e sociais.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.