Energia Solar: Aspectos técnicos e Mercado Nacional

Centro de Tecnologia da UFRJ - Rio de Janeiro, RJ
14 de junho de 2018, 14h30 - 15 de junho de 2018, 17h

Compartilhar:

Inscrição

Inscrição
R$ 5,00  (+ R$ 2,00 taxa)
Pague em até 12x
Inscrições até 14/06/2018
Encerrado

Descrição do evento

O Sol é a principal fonte de energia para a Terra, provendo a energia necessária nos sistemas e ciclos globais. É a partir da radiação solar que ocorre a evaporação, a indução dos ventos, o desenvolvimento da matéria orgânica e dos combustíveis fósseis. Portanto, quase todas as outras fontes de energia são formas indiretas da energia solar. A quantidade da energia do sol que alcança a superfície da terra a cada hora é maior do que a quantidade total de energia que a população humana do mundo usa no período de um ano. A energia térmica, utilizada no aquecimento de fluidos e ambientes, e a energia elétrica são formas de utilização direta do recurso solar, por meio de efeitos, como os efeitos termoelétrico e fotovoltaico, sobre determinados materiais.
A taxa de crescimento anual composta da capacidade instalada de geração de energia solar fotovoltaica entre 2000 e 2015 foi de aproximadamente 41%. Isso tem feito dessa a fonte que cresce mais rapidamente no mundo, correspondendo a 1,3% da potência mundial gerada em 2016, com essa participação mais que dobrado nos dois anos anteriores. O Brasil é um país que apresenta abundância no recurso solar devido à sua localização privilegiada no globo, com boa parte do território próximo a linha do equador. Porém, o uso da fonte para geração de energia elétrica ainda não apresenta a mesma relevância que possui em outros países, contando com apenas 0,05% da capacidade total instalada na matriz energética. 
Apesar de ser uma fonte que emite zero gases de efeito estufa durante a geração de energia, o processo produtivo dos painéis envolve processos que têm alta emissão de poluentes, como por exemplo no processamento do silício de alta pureza. Portanto deve-se ter a consciência crítica que, embora a fonte fotovoltaica não seja poluente, seu processo produtivo o é. 

O minicurso será ministrado por Armando Abrantes, 
M.Sc. Student - Coppe/UFRJ.

O minicurso ocorrerá nos dias
14 e 15 de junho, de 14h30 às 17h, no Auditório da Coppe, sala G122.

Sobre o produtor

Simpósio de Energia UFRJ

Comentários

Local

Centro de Tecnologia da UFRJ
Avenida Athos da Silveira Ramos 149, 149, Cidade Universitária
Rio de Janeiro, RJ

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.