Encontro Regional de Repositórios Digitais - Região Norte

Auditório José Vicente - ICJ - UFPA - Belém, PA
07 de junho de 2017, 08h30 - 08 de junho de 2017, 16h

Compartilhar:

Inscrição

Inscrição
Grátis
Inscrições até 07/06/2017
Encerrado
Inscrições extras
Grátis
Inscrições até 07/06/2017
Encerrado

Descrição do evento

SUBMISSÃO DE TRABALHOS - Prazos abrem dia 15/03

*Link das normas de submissão e diretrizes para os autores  

https://1drv.ms/f/s!Avve1l60_aWRyG6-37Ya4SFWDDfE

*Template para modalidade Pôster  https://1drv.ms/p/s!Avve1l60_aWRyHGgmgVFEOiX5isu

1 SOBRE O EVENTO

O Encontro Regional de Repositórios Digitais da Região Norte (ERRD-Norte), promovido pela Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará e realizado em parceria com as bibliotecas da Universidade Federal Rural da Amazônia, Universidade do Estado do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi e Instituto Federal do Pará, responsáveis pela realização. Além disso, a organização contará com a parceria da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e será realizado em Belém, Pará nos dias 07 e 08 de Junho de 2017. O evento tem por objetivo promover um espaço de discussão teórica e prática acerca dos Repositórios Digitais através de palestras, relatos de experiência e de pesquisa. A carga horária é de 20 horas de evento, com direito a certificado aos participantes. O evento também abarcará a Reunião Técnica Regional de Gestores de Repositórios da Região Norte, no qual possui o intuito de difundir as experiências locais em desenvolvimento de Repositórios Digitais.

O evento aceitará submissão de trabalhos (conforme as linhas de pesquisa) com o objetivo de instigar pesquisadores, docentes, estudantes e interessados em contribuir para o desenvolvimento das pesquisas em repositório na região. Tal submissão se dará através da apresentação oral, com um tempo a ser determinado pela comissão gestora do evento.

Além disso, a programação viabilizará a exposição das experiências locais em Repositórios Digitais. Dessa forma, cada instituição participante da Região Norte fará as devidas exposições sobre suas experiências com Repositórios e, posteriormente, serão levadas a discussão com os palestrantes e participantes.

As inscrições serão realizadas online ( https://goo.gl/F2Raho ) e a entrada é gratuita. Os inscritos receberão confirmações de inscrição e deverão afirmar a presença, fazendo assim com que a comissão do evento tenha o devido planejamento.

As submissões de trabalho serão realizadas dos dias 15/03 até 28/04. As normas para submissão estarão disponíveis aqui, através de link. Favor aguardar. 

2 LOCAL DO EVENTO

            O evento será realizado na Universidade Federal do Pará, nos dias 7 e 8 de junho, no Instituto de Ciências Jurídicas – Auditório José Vicente – conforme a programação oficial do evento. 

3 PÚBLICO ALVO

            O público alvo do evento envolve profissionais, discentes e professores da área da Ciência da Informação.

4 INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÃO

            As inscrições serão realizadas pelo site, através do formulário de inscrição do evento. A confirmação das inscrições será enviada 30 dias antes do evento, com a finalidade de direcionar a programação e horários.

5 PALESTRANTES

            Os palestrantes selecionados estão alinhados com a proposta dos objetivos do evento. Os profissionais possuem excelentes experiências direcionadas a determinados fluxos de trabalho e pesquisa, conforme breve apresentação a seguir.

            O Prof. Dr. Miguel Márdero Arellano é Tecnologista Sênior do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e coordena a Rede Brasileira de Preservação Digital (Cariniana). O palestrante contribuirá para o evento no direcionamento sobre a preservação de Repositórios Digitais. A importância dessa temática já toma uma proporção internacional e seus desdobramentos são importantes para discussão e desenvolvimento dos repositórios. Nesse sentido, o palestrante é referência no assunto e contribuirá de forma significativa diante dos objetivos do evento.

            A Dra. Bianca Amaro de Mello é do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e se apresenta como importante disseminadora dos aspectos das boas práticas em Repositórios Digitais. Com a experiência adquirida no IBICT, a palestrante virá com o objetivo de fortalecer a implementação de Repositórios nas instituições e de reforçar as novas tendências nacionais e internacionais nas práticas de desenvolvimento de repositórios. Além disso, ela coordena projetos direcionados ao Acesso Livre, Repositórios Digitais e Revistas Científicas Brasileiras.

            O Dr. Fernando Sayão é Analista em Ciência & Tecnologia da CNEN, já atuou como chefe de Centro de  Informações Nucleares (CIN), chefe da Divisão de Tecnologia da Informação, representante do Brasil no INIS (International Nuclear Information System) e possui grande experiência na área da Gestão do Conhecimento Nuclear. O palestrante contribuirá no evento diante da temática dos Repositórios de Dados diante de suas tecnologias e aplicações. A temática é emergente à nível internacional, já que os Repositórios de Dados se encontram em devida expansão pelo mundo. Além disso, o profissional possui experiência nas áreas da curadoria de dados de pesquisa, repositórios institucionais, publicações eletrônicas, bibliotecas digitais,  e preservação digital. 

 

 

LINHAS DE PESQUISA

 

1 – Curadoria digital em Repositórios digitais

Ementa: Obsolescência tecnológica e pela fragilidade inerente das mídias digitais. Como a gestão de dados de pesquisa distribuídos em rede estão sendo tratados, um desafio crescente para o mundo da pesquisa e para a ciência da informação.

Objetivo: Abordar padrões, modelos conceituais, ferramentas e protocolos que auxiliem na definição e nos recursos utilizáveis para gerir, proteger e dispor produtos informacionais (dados, publicações e objetos digitais) aplicáveis a interface de repositórios digitais.

 

2 – Repositórios digitais: tecnologias e aplicações

Ementa: Plataformas de gerenciamento de repositórios digitais; métodos, técnicas e tecnologias para projeto e customização da interface de repositórios digitais, com base nos princípios da arquitetura da informação e usabilidade; experiência na criação de repositórios digitais; serviço de descoberta. Reflexões sobre a evolução dos conceitos e das tecnologias envolvidas.

Objetivo: Apresentar ferramentas de gerenciamento, acesso e uso da produção científica acessível por meio de repositórios digitais de acesso livre e abordar métodos, técnicas e tecnologias que contribuam para a otimização das interfaces de repositórios digitais e de serviços baseados em plataformas tecnológicas.

 

3 – Boas práticas em Repositórios Digitais

Sobre o produtor

Encontro Regional de Repositórios Digitais

Comentários

Local

Auditório José Vicente - ICJ - UFPA
Rua Augusto Corrêa , UFPA
Belém, PA

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.