App Sympla
Baixe agora
Evento encerrado

Encontro DOC IMPACTO 2019

Unibes Cultural - SAO PAULO, SP
02 de maio de 2019, 14h30 - 03 de maio de 2019, 18h

Ingressos

Ingresso único 
R$ 150,00  (+ R$ 15,00 taxa)
Pague em até 12x
Vendas até 03/05/2019
Encerrado

Descrição do evento

Encontro DOC IMPACTO 2019


Nos dias 2 e 3 de maio de 2019, na Unibes Cultural, realizaremos a segunda edição do Encontro Doc Impacto. Este ano o evento terá como objetivo compartilhar casos de campanhas de impacto de documentários do Brasil e realizar um laboratório de financiamento coletivo (crowdfunding) para filmes e campanhas de impacto.


PROGRAMA


2 de Maio | das 14h30 às 18h  


INTRODUÇÃO PARA O IMPACTO

Conceitos básicos para o planejamento e desenho de uma campanha de impacto para um documentário por Luis Zaffaroni, diretor DOCSP e DocMontevideo.


ESTUDOS DE CASO: CAMPANHAS DE IMPACTO

Apresentação de estudos de casos de campanhas de impacto de documentários brasileiros.


"Menino 23" dir. Belisario Franca. Apresentação da campanha de impacto por Rossana Giesteira.

Sobre a campanha > "Entendemos que o filme poderia ser um dispositivo na campanha de impacto para reavivar a memória histórica, mostrando a partir da história relatada no documentário e o depoimento de especialistas, que o nosso racismo é estrutural, que faz parte da nossa identidade e trazer para o centro debate o preconceito racial no Brasil." - Rossana Giesteira.


"Eleições"dir. Alice Riff, prod. ex. Heverton Lima. Apresentação da campanha de impacto por Alice Riff e Heverton Lima.

Sobre o filme > Quatro grupos de estudantes com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola descobrindo no processo a dificuldade de criar caminhos para o mundo em que se acredita.

FERRAMENTAS PARA O IMPACTO

Como utilizar a plataforma VideoCamp na sua campanha de impacto por Josi Campos coordenadora da plataforma VideoCamp.

Josi Campos é designer de formação, trabalhou com arquitetura de marca, produção de conteúdo editoral e também com produção de conteúdo publicitário como gerente de marketing em grandes empresas de comunicação. Em 2014 se juntou ao time do Alana - como coordenadora da plataforma Videocamp - e empresta suas habilidades de organização e comunicação para encontrar caminhos criativos que possibilitem a construção de um mundo mais justo, sustentável e plural.


ESTUDO DE CASO: PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR

"Sob a Pata do Boi" dir. Marcio Isensee e Sá. Apresentação por Eduardo Pegurier.

Sobre o filme> A Amazônia tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante humano. Na década de 1970, quase não havia bois e a floresta estava intacta. Desde então, uma porção equivalente ao tamanho da França desapareceu, da qual 66 porcento virou pastagem. A mudança foi incentivada pelo governo, que motivou a chegada de milhares de fazendeiros de outras partes do país. A pecuária tornou-se bandeira econômica e cultural da Amazônia, forjando poderosos políticos para defendê-la.

O que você precisa saber do terceiro setor para iniciar parcerias
Apresenta Manoela Miklos.

Manoela é cientista política, mestre e doutora em Relações Internacionais. Trabalhou como assistente especial para América Latina na Open Society. É especialista em Direitos Humanos e Estudos de Gênero, integra atualmente a equipe da Alana Foundation. Ativista feminista é fundadora do coletivo feminista #AgoraÉQueSãoElas e editora do blog de mesmo nome, hospedado na Folha de São Paulo. É colunista da Folha de São Paulo e da Revista Veja, colabora com as publicações debatendo o nexo entre Gênero, Direitos Humanos e Política.  


3 de Maio | das 10h15 às 18h


LABORATÓRIO DE FINANCIAMENTO COLETIVO


Laboratório de financiamento coletivo (crowdfunding) para campanhas de impacto e filmes por Beatriz Bouskela.


Beatriz Bouskela foi diretora de comunidade no Catarse, plataforma de financiamento coletivo que já ajudou mais de 9.500 projetos a se tornarem realidade. Durante os cinco anos que trabalhou no Catarse, atuou na avaliação e curadoria de projetos, na liderança da equipe de relacionamento com apoiadores, realizadores e parceiros e na criação de estratégias, conteúdos e ferramentas destinadas ao sucesso das campanhas. Recentemente assumiu a vice-presidência do Movimento Arredondar, com o objetivo de potencializar as micro-doações como forma de impacto.


Conteúdo do laboratório:


- Breve contexto sobre o crowdfunding

- Narrativa da campanha

- Mapeamento de rede

- Modelos de financiamento coletivo: quando usar cada modelo

- Metas, prazos e orçamento

- Estrutura da página de campanha: descrição, vídeo, recompensas, orçamento

- Planejamento da divulgação: Círculo de influências, fases da campanha

- Execução da campanha

- O pós campanha: Execução do projeto, entrega das recompensas e prestação de contas


Para o laboratório serão selecionados até 4 projetos propostos pelos participantes inscritos para ser utilizados como referência para criar exemplos dentro da dinâmica da oficina.


Formato do laboratório:


Durante a manhã do dia 3 de maio, serão compartilhados os conceitos mais importantes para entender como se monta uma campanha de financiamento coletivo para uma campanha de impacto ou filme.


Durante a tarde do dia 3 de maio, o grupo composto por representantes de projetos e observadores serão divididos em até 4 turmas para poderem trabalhar em cima da estruturação das campanhas de financiamento.



LOCAL


Auditório Unibes Cultural | r. Oscar Freire, 2500 - SP



QUEM PODE PARTICIPAR:


No Encontro Doc Impacto poderão participar interessados em campanhas de impacto para documentários e pessoas que tenham interesse em aprender a desenvolver estratégias de financiamento coletivo para filmes e campanhas de impacto.



INSCRIÇÕES:


Passo 1: Os interessados em participar no Encontro Doc Impacto poderão garantir a sua vaga para os dois dias de atividade através da compra do ingresso aqui.  


Passo 2: Os participantes inscritos poderão propor seus projetos para serem trabalhados no Laboratório de Financiamento Coletivo. A organização selecionará junto com a tutora até 4 projetos.

Proponha aqui o seu projeto até dia 22 de abril: https://forms.gle/FwYpheeWou8L43oq9

Divulgaremos os projetos selecionados até o dia 26 de abril.


Sobre o produtor

Organização DOCSP

A organização DOCSP produz atividades de capacitação e mercado para o setor audiovisual do cinema de não-ficção. Desde 2015 realiza o DOCSP - Encontro Internacional de Documentário de São Paulo

Local

Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2500, Auditório, Sumaré
SAO PAULO, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.