Login
PT
Português
English
Español
O evento já encerrou...
Em pretas mãos: a constituição dos sinais e o contexto étnico-racial brasileiro
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Em pretas mãos: a constituição dos sinais e o contexto étnico-racial brasileiro

28 mai - 2020 • 19:01 > 30 jun - 2020 • 20:00

Evento Online

Descrição

O curso de extensão Em pretas mãos: A constituição dos sinais e o contexto étnico racial brasileiro terá duração de 60 horas e destina-se a refletir a respeito do sinalário usado pela comunidade surda para expressar informações, palavras, ideias que funcionem como significantes dentro do contexto étnico racial do país, em sua dimensão política, estética, religiosa e cultural afro-brasileira.

    A Libras é oficialmente a língua pátria de mais de dez milhões de surdos no país, é por meio deste idioma que a comunicação e a interação entre a comunidade surda e demais segmentos da sociedade acontece. Desde sua regulamentação, em 2005,  até os dias atuais muitos estudos se voltaram para a comunidade surda e sua forma de se comunicar, diversos profissionais, surdos e ouvintes, intérpretes ou não, alimentam este vasto campo que compõe os Estudos Surdos, neste sentido, a língua, cultura e literatura surda têm, no campo das Letras, suscitado profundos debates e contribuições à comunidade surda brasileira.

    Assim como a maioria das línguas orais a libras tem uma complexa estrutura morfológica, semântico-sintática e lexicológica que leva em conta, sobretudo, os parâmetros da língua de sinais e sua vasta potência visual, imagética. Sendo assim, interessa-nos neste projeto analisar, a princípio, um conjunto de sinais que carregam em suas configurações sentidos subjetivos, abstratos que podem reforçar ou deixar ao largo epistemologias e teorias raciais fundamentais para melhor compreensão do surdo do contexto sócio político que ele está inserido. A escolha do repertório de sinais a ser estudado leva em conta o fato de que certos sinais reforçam estigmas e estereótipos, quando não invisibilizam questões caras ao surdo, sobretudo, à comunidade negra surda brasileira, além do que, um estudo preliminar, demostrou a não regularidade de execução de alguns sinais que serão analisados e isto, para nós não é sintoma de variação de uso, mas sim de imprecisão, inadequação de escolhas feitas arbitrariamente ou em discordância com a iconicidade atribuída. O projeto será executado em três etapas, a saber: coleta de sinais a serem estudados, aplicação de questionário online e por fim, workshop de formação e apresentação de resultados preliminares das pesquisa, voltados à comunidade surda ( surdos, familiares de surdos, ouvintes, professores, pesquisadores na área). Este trabalho resultará num debate teórico para a análise da pertinência dos sinais estudados e possíveis construções coletivas de outros elementos comunicativos caso se julgue necessário, aprofundando a dimensão de debates com recorte racial afro-centrado no campo da libras.

Termos e políticas

Como acessar o evento

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Nanci Araújo Bento e Ires dos Anjos Brito

Nanci Bento -Professora do Departamento de Letras Vernáculas - UFBA, possui mestrado e doutorado em Linguística pela UFBA, é especialista em Metodologia do Ensino Superior e Libras e atua como membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores(de) Surdos -GPFPS/INES. Ires Brito - Professora de literatura, possui mestrado em Estudos Étnicos e Africanos/UFBA, é especialista em formação de professores de libras/ UNEB e desenvolve pesquisa de doutorado sobre literatura negra surda - UFBA.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.