Educadores Inovadores da Amazônia


Compartilhar:

Próximos eventos
Eventos passados

Sobre

Missão - Conectar e engajar pessoas para fortalecer a comunidade de educadores a inovar as práticas educacionais na Amazônia.

Valores - Educação, Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Comunidade.

Visão - Se tornar a maior comunidade de educadores da região norte, no desenvolvimento de boas práticas inovadoras.


      EDUINOVAM - MAIS QUE UMA COMUNIDADE EDUCADORA

      Por Vanessa Lima de Almeida - GT Artigos

      Manaus, 28 de fevereiro de 2019.

      Para quem não sabe, o termo EduInovAM quer dizer Educadores Inovadores do Amazonas.

      Um termo já alterado, pois, em virtude de sua abrangência, ultrapassou barreiras pouco mais de um ano de existência e agora abrange toda a região amazônica brasileira, passando a ser denominado como Educadores Inovadores da Amazônia.

      Sua emergência surge da necessidade de diversos profissionais da área de educação e contribuintes em ações promotoras de educação de qualidade em investir em buscas constantes por inovar no fazer educativo, inicialmente no Amazonas e, em momento recente, na região amazônica e em trocar ideias, experiências, opiniões com seus pares sobre questões nesta e em outras temáticas.

      A região mostrava grande carência em reunir profissionais e entusiastas para debaterem soluções.

      A partir da observação da inexistência de grupos voltados a esses debates, Reinier Alex teve a ideia de propiciar aos educadores um espaço de discussão como encontros abertos. Ele não pensou em educadores sendo apenas professores. Compreendeu que o termo engloba todas as demais pessoas do segmento e além delas, alunos, pais, entusiastas da questão, sem vínculo institucional, onde o que prevalece é o espírito de comunidade e o desejo ardente de ver e empreender mudanças positivas, efetivas e rápidas na Amazônia.

      Periodicamente, diferentes representações de instituições educativas, da Educação Infantil ao Ensino Superior disponibilizam espaços para que sejam promovidos encontros, sem custos para os participantes, e oficinas, com custo abaixo dos valores de mercado, cuja finalidade é ofertar formação continuada aos educadores e chegar onde muitas vezes nem Estado nem iniciativa privada conseguiram chegar.

      Outras ações locais como eventos de palestras, workshops, seminários, entrevistas acontecem.

      Desde o princípio, quem dá impulso às ações do EduInovAM é o educador e "engajador" Reinier Alex, Líder Fundador do Grupo de Educadores Google de Manaus (GEG Manaus) que resolveu aliar as experiências realizadas junto a outros entusiastas de reunir educadores para compartilhar as boas práticas inovadoras do uso das ferramentas Google For Education.

      As ações do primeiro grupo que iniciaram-se em 2016 e, ao final de 2017, a ideia era ir além, expandir os horizontes com base nas necessidades que a própria comunidade GEG local indicava, em torno do questionamento de "Por quê não falar de outras inovações além do Google?" e assim, com base no conceito de comunidade educativa e inovadora nasceu a comunidade "Educadores Inovadores da Amazônia”, o EduInovAM".

      Vários são os meios de trocas de saberes, experiências, informações. Um deles é um grupo de WhatsApp, com cerca de 256 membros, atingindo o limite máximo da ferramenta e com educadores em espera para entrada na comunidade, de diversas instituições, profissionais e entusiastas que querem impactar a educação de maneiras inovadoras, pensando em soluções das quais a Amazônia precisa para avançar na maneira como se ensina, se gerem escolas sob estes princípios, como os estudantes precisam aprender, pais interagem nesse processo e a sociedade precisa compreender também.

      Diariamente, ocorre diversos compartilhamentos com a temática da educação inovadora e debates demasiado produtivos, onde, em virtude de um grande volume de informações fez-se necessário criar também um portal público na rede mundial de computadores - internet - para organizar as informações geradas no grupo que é o sítio eletrônico cujo endereço é http://www.eduinovam.com.br.

      É interessante destacar no movimento da comunidade que todos quantos querem voluntariar-se no grupo o fazem pensando na ideia principal de principal de “causa”, com identidade visual de propagação própria - uma logomarca - desenvolvida por uma educadora da própria comunidade e com a colaboração voluntárias de outros para manter o portal virtual atualizado, bem como uma fanpage no Facebook para todos possam acompanhar novidades na educação. Para saber mais basta acessar http://facebook.com/eduinovam.

      Muitas novidades estão surgindo com extrema rapidez e, para atender às necessidades da comunidade são promovidos, mensalmente, os "Encontros EduInovAM", cujo objetivo principal é reunir presencialmente membros da comunidade e todos os interessados para discutir temas selecionados democraticamente pela própria comunidade, tratado por um convidado, um expert no assunto escolhido.

      Além disso, cada encontro conta com o suporte de com profissionais que empregam diferentes metodologias para organizar as ações.

      Com o sucesso dos encontros (cerca de 25) e oficinas promovidos em 2018, com participações em eventos nacionais e internacionais surgiu também o convite para falar sobre “Como criar uma comunidade inovadora local” na Campus Party Rondônia - maior evento de tecnologia e inovação do mundo com vertentes em diferentes localidades.

      Outra ação adjacente é o EduRibeirinho, cujo objetivo é visitar, conhecer ações inovadoras dentre as comunidades ribeirinhas do Amazonas e, nestas localidades, realizar trocas significativas com os educadores locais, levando a estes conhecimentos que lhes são de difícil acesso em virtude das significativas distâncias entre tais localidades e a capital Manaus, onde os saberes da Educação Ativa experimentam momentos de efervescência.

      Mas esta é matéria para outro momento.

      Como você pôde ver, o EduInovAM vai além de uma simples comunidade, um grupo de pessoas com ideais comuns, cujos resultados são: a realização de 11 encontros, 03 oficinas, 01 projeto adjacente - EduRibeirinho - entrevistas nos veículos de comunicação, participações em eventos como a Campus Party em Rondônia, feiras, o Seminário de Educação Tecnológica do IFAM (SETA), conferências, exposições, festivais e mais de 1200 pessoas diretamente impactadas.

      É uma comunidade que não só agrega ideias, mas também promove ações, que se coloca como um braço em favor do educador, com abertura para uma escuta acolhedora, gentil, porém firme, pautada na realidade local em âmbitos micro e macro, buscando promover melhorias reais, palpáveis, viáveis e possíveis para a educação local e, agora, regional.

      Diante de todo o exposto, esperamos que você, querido Leitor, tenha apreciado um pouco sobre o que é o EduInovAM e, quem sabe queira fazer parte deste movimento.

      Esperamos você na próxima publicação ou, quem sabe, numa oficina ou encontro!

      Para saber mais, acesse nosso Portal, siga à fanpage, assista às transmissões e acompanhe os vídeos no YouTube!

      Até lá!

      Recuperar senha

      Confira seu e-mail

      O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

      Criar conta

      Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

      Confira seu e-mail

      Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.