22 jul - 2020 • 08:40 > 12:00
Evento Online
Introduzir o aluno a conceitos e práticas que visam à criação de comunidades que se orientem na direção da transição para uma vida mais sustentável, colaborativa, saudável e regenerativa. O objetivo é compartilhar o conhecimento acumulado no Instituto Biorregional do Cerrado e oferecer ferramentas para que mais pessoas possam fazer a transição.
Duas aulas de 2 horas de duração por semana, via Zoom, durante 12 semanas.
Estrutura do Curso
O curso se inicia com três aulas de introdução às ecovilas e outras formas de comunidades em transição, ao conceito e os principais estudos sobre transições para a sustentabilidade e à história do IBC e suas atividades. A segunda parte do curso apresenta algumas práticas para a transição, tais como permacultura, agroecologia, PANCs e alimentação sustentável, bioconstrução e saneamento ecológico. Nessas aulas, os membros e parceiros do IBC vão poder compartilhar seu conhecimento acumulado e inspirar os alunos a se engajarem nessas práticas no seu dia-a-dia, tirando dúvidas e apoiando esse processo.
A formação de comunidades para a transição também requer o conhecimento de ferramentas para organizar o trabalho em grupo, para gerir as finanças e para dialogar com o poder público e com a sociedade mais ampla. Dessa forma, a terceira parte do curso foca nesses aspectos organizacionais, econômicos e políticos das comunidades em transição.
A quarta parte do curso aborda as dimensões cultural e espiritual da transição. Para efetuar a transição, precisamos de novas narrativas que nos permitam enxergar a realidade através de novas lentes. Para além da visão pessimista de futuro que estimula a inércia, precisamos despertar a esperança e a nossa capacidade de resposta (response-ability) aos desafios que a crise atual nos impõe. Essas aulas buscam instigar uma reflexão mais profunda sobre os hábitos e modos de vida normalizados na nossa sociedade, sobre como os indivíduos reproduzem práticas insustentáveis em seu dia-a-dia, e como a mudança pode começar de cada um - em suas casas, relações pessoais, e em seus projetos de vida profissional. Essas aulas buscam proporcionar espaços para que os alunos possam refletir sobre suas vidas pessoais, suas relações interpessoais e seu propósito de vida.
Por fim, a última parte do curso busca apoiar os alunos a se engajarem em projetos concretos de transição. Compartilharemos os desafios e as lições aprendidas para quem quer criar comunidades e ajudaremos os alunos a identificarem o seu papel na transição e os próximos passos que podem ser dados na direção do engajamento com projetos concretos de transição para uma sociedade mais sustentável, saudável e cooperativa.
Módulo 1: Comunidades em Transição
- Introdução às ecovilas e outras formas de comunidade para a transição
- Transições para a Sustentabilidade
- Visita virtual ao IBC
Módulo 2: Práticas para a transição
- Introdução à Agroecologia
- Práticas agroecológicas
- Agricultura urbana e PANCs
- Alimentação Sustentável
- Introdução à Permacultura
- Introdução à bioconstrução
- Manual de Práticas em bioconstrução do IBC
- Gestão da água e saneamento
Módulo 3: Governança e biorregionalismo
- Introdução à Sociocracia
- Gestão econômica em comunidades
- Ecovilas, Políticas Públicas e Biorregionalismo
Módulo 4: As dimensões cultural e espiritual da transição
- Psicossociologia da Transição
- Práticas espirituais em comunidades I e II
- Dinâmicas de ecologia profunda
Módulo 5: Seguindo adiante
- Criação de comunidades
- Como seguir adiante? Clareando o nosso papel na Transição.
O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.
Instituto Biorregional do Cerrado - IBC
O IBC é uma ONG localizada na zona rural de Alto Paraíso de Goiás, que abriga diversos projetos socioambientais: a Aldeia Aratikum (uma ecovila em que por volta de 30 pessoas experimentam novas formas de vida e organização social). Temos oito anos de muitas histórias e de acúmulo de experiências. Neste curso, os membros e parceiros do IBC irão compartilhar conceitos e ferramentas para a transição a partir da sua vivência prática, da sua própria experiência pessoal.