App Sympla
Baixe agora

E os algoritmos, será que são machistas? | Dito Efeito - Pacto Alegre

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

E os algoritmos, será que são machistas? | Dito Efeito - Pacto Alegre

uMov.me Arena - Porto Alegre, RS
03 de setembro de 2019, 18h-21h

Ingressos

Ingresso
Grátis
Vendas até 03/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

Esse encontro faz parte do Dito Efeito do Pacto Alegre!


EPISÓDIO: E os algoritmos, será que são machistas?


Os preconceitos que sempre vivenciamos no mundo off-line estão sendo levados para os algoritmos – que hoje, já se sabe, não são nada imparciais. Pensando que Inteligência Artificial é a tecnologia mais disruptiva dos últimos tempos, com um efeito de inovador comparado com o surgimento da própria internet, como fazer com que ela não repita os velhos padrões de preconceitos da sociedade? Quais os caminhos para eliminar o viés de gênero? Preparar melhor as pessoas que estão desenvolvendo os algoritmos? Ter mais mulheres programadoras? Vencer os preconceitos do mundo físico e aí, sim, transpor isso para o digital? Vamos debater sobre isso!

Esta série de episódios busca tratar o tema do Protagonismo Feminino a partir de um viés transformador. A ideia é promover debates propositivos, que nos permitam entender os motivos que ainda levam as mulheres a serem colocadas muitas vezes em uma posição de inferioridade pela sociedade, quais os impactos disso e, principalmente, apresentando ideias, ferramentas e exemplos inspiradores para superarmos essa realidade. Queremos promover uma construção coletiva, plural e inspiradora para as próximas gerações.

 // Curadora:

Patrícia Knebel - Storyteller, estrategista de conteúdo de diversas empresas e fundadora do Estúdio Editorial – content innovation lab. Atua há mais de 15 anos produzindo conteúdos multiplataforma. É repórter e colunista de Tecnologia e Inovação do Jornal do Comércio e idealizadora do blog Mercado Digital e da série Mentes Transformadoras. Autora de nove livros, entre eles Dos grãos aos chips: a história da tecnologia e da inovação no Rio Grande do Sul, finalista do Prêmio Jabuti. Recebeu por nove vezes a distinção de Jornalista Destaque do Ano de Tecnologia e foi eleita em 2017 a Jornalista Web do Ano (Prêmio Press). Formada em Jornalismo pela PUCRS, possui um MBA em Marketing e Negócios pela UFRGS e também fez um curso de produção de conteúdo digital no Norman Nielsen Group, em Nova York (EUA). Foi correspondente internacional do website Infosur-Hoy-GDIT, baseado em Washington, durante dois anos. É curadora da série Protagonismo Feminino, do projeto Dito Efeito, uma iniciativa da uMov.me e do Pacto Alegre.


 // Facilitadores:

Edson Prestes - Professor da UFRGS e especialista em ética em sistemas autônomos e inteligentes. Professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), líder do grupo de pesquisa Phi Robotics Research e bolsista de produtividade do CNPq. É membro do High-level Panel on Digital Cooperation das Nações Unidas, co-presidido por Melinda Gates e Jack Ma e membro honorário do Comitê Acadêmico do Instituto de Robótica da Universidade de Zhejiang na China. É membro sênior do IEEE, da IEEE Robotics e Automation Society e da IEEE Standards Association. Nos últimos anos, vem trabalhando em diferentes iniciativas internacionais relacionadas à Padronização, Atividades Humanitárias, Inteligência Artificial, Robótica e Ética. Membro da Iniciativa Global da IEEE sobre Ética em Sistemas Autônomos e Inteligentes. Foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário brasileiro, por coorganizar o livro Robótica Móvel.


Marcelo Prates - Pesquisador em ética da IA com foco em vieses dos algoritmos. Bacharel e Doutor em Computação pela UFRGS, atuando na área de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Suas principais linhas de pesquisa incluem a conciliação entre as vertentes simbólica e coneccionista da inteligência artificial por meio de modelos de deep learning em grafos. Prates também pesquisa a ética da inteligência artificial, com foco principal em vieses algorítmicos com impacto social, como viés de gênero.


Paula Oliveira - Doutora na Universidade de São Paulo (USP), estuda o Comportamento Organizacional mediado por Tecnologias da Informação e Comunicação. É mestre e graduada em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais, concluiu o Executive MBA na Fundação Dom Cabral (FDC), o Post MBA na Kellogg School of Business, em Chicago, e o Business Ethics and Corporate Social Responsibility na The City University of New York. É membro da American Statistical Association, da Association for Talent Development, das comunidades R-Ladies e Singularity University. Atuou no C-Level de grandes empresas e é fundadora e CEO da GoToData, startup especializada em Data Science. Na FDC, é Program Director em projetos de Desenvolvimento Organizacional, coordena cursos de pós-graduação lato sensu em Gestão e é professora convidada do Mestrado Profissional em Administração. Foi responsável por projetos em mais de 120 organizações, como Ernest Young, John Deere, Suzano, Vale, Petrobras e Ambev. Acredita no valor da ciência, da pesquisa e da educação para transformar as pessoas e sua existência no mundo.


Viviane Moreira - Professora no Instituto de Informática da UFRGS onde desempenha atividades de pesquisa e de ensino. Completou doutorado em Ciência da Computação na Middlesex University-UK (2004), mestrado em Ciência da Computação na UFRGS (1999) e graduação em Análise de Sistemas na UCPel (1996). Em 2010/2011, realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Utah (EUA). Sua pesquisa concentra-se nas áreas de Recuperação de Informações e Mineração de Dados. É autora de mais de 50 artigos e orientou cerca de 30 de trabalhos acadêmicos. Viviane é Bolsista de Produtividade no CNPq e possui experiência na coordenação de projetos de pesquisa.


// Programação:

18h - Credenciamento e networking

18h45 - Abertura uMov.me

19h - Debate - E os algoritmos, será que são machistas?

20h30 - Momento para as perguntas

21h - Encerramento e networking


// Evento gratuito com arrecadação de livros. Faça a sua parte colaborando!

--------------------------


Conheça mais a nossa iniciativa:

 

Pacto Alegre lança projeto cocriado com centenas de pessoas e organizações


Foi lançado em março, o Pacto Alegre, iniciativa da Aliança para Inovação, que apresentou um dos seus projetos transformadores para colocar a capital gaúcha no cenário da inovação: o Dito Efeito. Trata-se de uma série composta por 80 eventos – cocriados por centenas de pessoas e organizações – sobre temas voltados ao desenvolvimento social, cultural e econômico do RS.

A ideia é oferecer conhecimento a um grande número de pessoas e engajá-las nesse propósito de transformação humana. Todas as edições do Dito Efeito têm entrada franca e contarão com transmissão ao vivo em locais como PUCRS, UFRGS, Unisinos, Tecnovates, Feevale Techpark, Uniritter Moisaco de Inovação, Unijuí, FSG, Fábrica do Futuro, Parque Tecnológico de Pelotas, dentre outros. Além disso, serão disponibilizadas na Web. A estimativa é de que ao final do primeiro ano acumulem-se mais 400 conteúdos distintos para a sociedade.  

Embaixadores e temas:

A Iniciativa tem como embaixadores o pró-reitor de Inovação da Unisinos, Alsones Balestrin, o superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, os quais definiram os 11 temas do Dito Efeito:

Liderança 4.0 | X-Tech | Protagonismo Feminino | Futuro do Trabalho | Inteligência Artificial | Design/Marketing | Histórias de Vida: Sucesso e Fracasso |Transformações Globais | Educação | Economia Criativa | Cultura e Artes - sendo essa uma série transversal realizada em paralelo aos eventos com acústicos, exposições de arte, lançamentos de livro e recitais, entre outros.

Curadores:

Para compor o grupo de cocriadores, o projeto conta com personalidades que são curadoras das séries acima mencionadas: Gustavo Borba, Cesar Paz, Jonatas Abbott, Monica Timm, Rafael Prikladnicki, Simone Stulp, Rafael Roesler, Patrícia Knebel, Flávia Fiorin, Cristina Bonorino, Jane Tutikian, além de centenas de profissionais, empresas e entidades que estão apoiando na construção dos episódios.

Apoiadores:

O Dito Efeito foi idealizado pela uMov.me (plataforma líder nacional no desenvolvimento de apps sem programação), conta com patrocínio da AWS, Exoplay, Femsa Coca-Cola Brasil e Startse, em parceria com PUCRS, Unisinos, UFRGS que somam esforços com diversas entidades e coletivos locais como AbradiRS, ABRH-RS, ADVB-RS, AGS (Associação Gaúcha de de Startups), AHK (Câmara Brasil-Alemã), AJE-POA, Amcham Porto Alegre, Assespro, BS Project, CIEE, Conrerp-RS, ConexõesRS, FAPERGS, Farol Hub de Negócios, Founder Institute, GUCIO.RS, Poa.Hub, Poa Inquieta, Pais do Coração, RGE (Rede Global de Empreendedorismo), Reginp, Sebrae, Seprorgs, SingularityU, Softsul, SUCESU RS, Ventuir, Wow e apoio das empresas Action, Grupo Amanhã, Baguete, Conta Pra Mim Filmes, Cris Ferronatto, Dinamize, Exo Hub, Fábrica do Futuro, Fritsch Consulting, Intelichat, Jornal do Comércio, Merithu, Otimifica, Ondaweb, Postmetria, Wildtech. É uma iniciativa que está apenas começando e que ainda vai envolver a comunidade local na sua transformação digital e humana.

Sobre o produtor

Dito Efeito

O projeto Dito Efeito faz parte do Pacto Alegre e é composto por inúmeros eventos gratuitos sobre temáticas relevantes para o desenvolvimento social, cultural e econômico da nossa cidade. O conteúdo dos encontros é cocriado entre pessoas que acreditam que o conhecimento apoia o desenvolvimento glocal. Contamos com embaixadores, curadores, articuladores e entidades setoriais juntos promovem painéis abertos ao público, com transmissão ao vivo, numa metodologia phigital.

Local

uMov.me Arena
Rua Professor Cristiano Fischer, 464, Petrópolis
Porto Alegre, RS

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.