App Sympla
Baixe agora

Documentário em Dispositivos Móveis | Documental és Mobile (29/09)

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Documentário em Dispositivos Móveis | Documental és Mobile (29/09)

Museu da Escola Catarinense - Florianópolis, SC
29 de setembro de 2019, 14h-17h

Inscrição

Dia 29.09, das 14h às 17h
Grátis
Inscrições até 29/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

Nesta oficina, o produtor transmídia argentino Sergio Romero, abordará a produção de conteúdos audiovisuais de qualidade em celulares, orientando sobre modos de produção e técnicas para realizar notas, entrevistas e webdocs, bem como a publicação do conteúdo produzido em múltiplas plataformas.

A oficina contemplará os seguintes tópicos:

• Seleção de equipamentos, aplicativos e acessórios para produzir conteúdos audiovisuais em celulares;

• Da ideia ao storyboard: criação de conteúdos focados no público alvo, levando em consideração o meio e o modo de produção;

• Desenho e planejamento de produções com celulares e suas particularidades;

• Boas práticas de gravação, iluminação e captação de áudio;

• Casos específicos de registro: entrevistas para jornalismo e documentários;

• Edição de vídeo no dispositivo móvel para publicação rápida;

• Exportação de teasers do celular para uma ilha de edição externa, incluindo a sincronização do áudio captado separadamente;

• Publicação e difusão.

Público alvo: criadores de conteúdos web, jornalistas, líderes de comunidades, designers, profissionais da comunicação, marketing e vendas de produtos e serviços, encarregados de relações públicas e educadores.

Requisitos: necessário Instalar os aplicativos FILMIC, ADOBE CLIP e KINEMASTER e adquirir o FILMIC PRO (se seu Smartphone permitir). É imprescindível ter facilidade no aprendizado de operação de novos equipamentos e softwares, ter  conhecimentos básicos e habilidades no uso de ferramentas informáticas.

Materiais necessários: necessário Instalar os aplicativos FILMIC, ADOBE CLIP e KINEMASTER e adquirir o FILMIC PRO (se seu Smartphone permitir). É imprescindível ter facilidade no aprendizado de operação de novos equipamentos e softwares, ter  conhecimentos básicos e habilidades no uso de ferramentas informáticas.


Sobre o ministrante

Sergio F. Romero (Argentina) é roteirista, produtor e diretor audiovisual e transmídia; professor e consultor. É licenciado em Ciências Sociais e Humanidades com pós-graduação em Artes Midiáticas e em Produção de Conteúdos Digitais Audiovisuais.

Trabalha com televisão, videoarte, cinema e os novos formatos digitais lineares e interativos desde 1986. Hoje, atua como Produtor Geral na Blankspot Storytelling SAS, e como Gerente de produção de conteúdos multiplataforma na Acequia TV, a rede pública de Televisão de Mendoza.

Atualmente, seu principal interesse é o desenvolvimento e otimização de novos formatos de conteúdos digitais lineares e interativos para jornalismo e documentários produzidos com dispositivos móveis. É membro da Cátedra Abierta Latinoamericana de Narrativas Transmedia (ICLA – UNR), da Asociación Argentina de Documentalistas (ADN), e coordena o Laboratório do Centro Internacional de Estudos en Visuais, Narrativas, Imaginários e Tecnologias (UNCuyo).


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


En este taller el productor transmidia argentino Sergio Romero abordará la producción de contenido audiovisual de calidad con su teléfono móvil, guiando sobre los modos de producción y las técnicas para realizar notas, entrevistas y webdocs, y publicar en múltiples plataformas.

El taller cubrirá los siguientes temas:

• Selección de equipos, apps y accesorios para producir contenidos audiovisuales con teléfonos móviles;

• De la Idea al Storyboard. Creación de contenidos centrados en el público destino, teniendo en cuenta el entorno y el modo de producción;

• Diseño y planificación de una producción a realizarse con móviles. Sus particularidades;

• Buenas prácticas de grabación, iluminación y registro de audio;

• Casos particulares de registro: Notas periodísticas y documentales;

• Edición de video en el dispositivo móvil para la publicación rápida;

• Exportación de clips desde el móvil a una suite de producción externa para una edición compleja, incluida la sincronización de audio registrado separadamente;

• Publicación y difusión.

A quién va dirigido: Creadores de contenido web, periodistas, community managers, diseñadores, profesionales de comunicación, personal de marketing y ventas de productos y servicios, encargados de relaciones públicas, educadores.

Requisitos: Tendrá que instalar las aplicaciones FILMIC, ADOBE CLIP y KINEMASTER. Es deseable que pueda adquirir la aplicación FILMIC PRO (si su Smartphone lo permite). Es imprescindible que se sienta cómodo con el aprendizaje de operación de nuevos equipos y software y que tenga conocimientos básicos y habilidades en el uso de herramientas informáticas

Materiales requeridos: teléfono con al menos 3 GB de espacio libre en su memoria interna o tarjeta SD para poder grabar imágenes adecuadas en el curso y un monópode (“palo”) para “selfies” con rosca universal en la base.


Sobre el profesor

Sergio F. Romero (Argentina) es guionista, productor y director audiovisual y transmedia; docente y consultor. Es Licenciado en Ciencias Sociales y Humanidades con estudios de posgrado en Artes Mediales y en Produccion de Contenidos Digitales Audiovisuales.

Ha trabajado en los campos de la TV, el Videoarte, el Cine y los nuevos formatos digitales lineales e interactivos desde 1986. Actualmente actúa como Productor General en Blankspot Storytelling SAS, y como Gerente de producción de contenidos multiplataforma en Acequia TV, la televisión pública de Mendoza.

Su principal interés actual es el desarrollo y optimización de nuevo formatos de contenidos digitales lineales e interactivos periodísticos y documentales producidos con dispositivos móviles. Es miembro de la Cátedra Abierta Latinoamericana de Narrativas Transmedia (ICLA – UNR), de ADN, Asociación Argentina de Documentalistas, y coordina el Laboratorio, del Centro Internacional de Estudios en Visualidades, Narrativas, Imaginarios y Tecnologías (UNCuyo).

Sobre o produtor

Associação Cultural Panvision

Associação Cultural Panvision foi criada com a proposta de desenvolver uma série de atividades culturais na área do audiovisual.

É uma entidade sem fins lucrativos, que desenvolveu know-how de articulação, curadoria e produção de mostras de cinema e vídeo, voltados para os mais diversos segmentos da população.

Oferece também consultoria para projetos e produtos.

Organiza cursos e mantém convênios e intercâmbios com instituições afins.

Outros campos para a atuação da entidade são a pesquisa e publicação, a produção, distribuição e exibição de obras audiovisuais e a preparação e formação de mão-de-obra especializada.

Local

Museu da Escola Catarinense
Rua Saldanha Marinho, 196, Centro
Florianópolis, SC

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.