Login
O evento já encerrou...
Dialogos tonicos- articulações sensiveis entre corpo e infancia
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Dialogos tonicos- articulações sensiveis entre corpo e infancia

25 ago - 2020 • 19:00 > 13 out - 2020 • 22:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição


PERCURSO

“Diálogos Tônicos: articulações sensíveis entre corpo e infância 

 

Neste percurso os convidamos a práticas corporais diversificadas - Feldenkrais, psicomotricidade, expressão corporal, dança, consciência corporal- ministradas por profissionais cujas pesquisas e práticas entrelaçam as sensibilidades do corpo e a vitalidade sensório perceptiva das crianças e adultos.Criamos um percurso que mobiliza simultaneamente nossos corpos e reflexões, atualizando essa vivacidade nos adultos.


Cada prática será oferecida em dois encontros online com duração de uma hora e trinta minutos. 

Deleite-se!


                                           “Não há como pensar em uma verdadeira autonomia sem que esta inclua a possibilidade do educando se apoderar de seu próprio corpo, pela expressão e auto-conhecimento” – Paulo Freire


 

  - de 25/08 a 27/10 de 19:30 às 21h.


Título: Winnicott e a psicomotricidade: a silenciosa comunicação mãe-bebê com SABRINA TOLEDO. :

Datas: 25/08 e 01/09 

Horários: 19:30h - 21h

Mini bio: Doutora em Saúde Coletiva, Diretora da Curumim Psicomotricidade, Psicomotricista titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade e Professora de Expressão Corporal do Colégio Andrews. 




Título: “Feldenkrais : entrelaçamentos entre equilíbrio postural e emocional” -com 

MARIANA HUCK Datas: 03/09 e 10/09

Horários: 19:30h - 21h

Mini bio: Educadora Feldenkrais desde 2010, fundou em 2019 juntamente com Germana Lucena, a Feldenkrais Internacional. É membro da Rede Pikler Brasil desde 2018. Nesse encontro, compartilhará sua pesquisa sobre as relações entre estas duas linguagens e a ampliação da perspectiva de autoeducação.



Título: Corpo + Chão, um novo brinquedo com ANDREA JABOR - DATAS; 08 e 15/09


Em tempos de confinamento em que nossa mobilidade ficou muito reduzida e "aprisionada" em casa, o chão tornou-se um novo aliado e pode nos ajudar a entrar em contato com as sensações, recuperar a mobilidade e o vínculo com o meio. O chão é o lugar onde um bebê se desenvolve e alcança suas conquistas motoras. Onde experimenta cair, ceder, empurrar, puxar, alcançar, apoiar, rodar, girar, rastejar, rolar, deslizar, enfim... é no chão que estruturamos nosso movimento. E onde organizamos as bases do sentido do movimento.


Na infância, exploramos as experiências com nosso corpo e nosso peso. Aprendemos pelo corpo, mas depois que ficamos adulto deixamos de lado o corpo e nos desconectamos das vivências e experiências que trazem sentido ao movimento. Balançar, entrar, sair, esconder, cair, empurrar, sacudir, puxar, soltar, apoiar, sustentar, entregar....e tantas outras. É preciso mergulhar na sensação do movimento, tal qual uma criança, com entrega, que não teme seu "peso", e se deixa cair.


Vamos explorar este alfabeto de movimento e sensações que o movimento nos traz quando vamos ao chão e estabelecemos um vínculo primordial com a mãe-terra e com a gravidade. A proposta é que possamos redescobrir a alegria de mover e brincar com o corpo para nos conectar com nossa essência,  nosso fio interior, nosso próprio corpo, que nos dá a noção de presença e pertencimento.  É na experiência e na sensação do movimento que o brincar com o corpo traz que encontramos a afirmação da própria vida, porque compreendemos mais a fundo, os sentidos do movimento.


Mini bio: Andrea Jabor é coreógrafa, bailarina, educadora do movimento somático e pesquisadora do desenvolvimento. 


Título: Amor em ação: Arte Saúde Educação e Convivência: ferramentas de uma abordagem corpo-mente para o Desenvolvimento Harmônico. Revisitando o trabalho de Graciela Figueroa o Sistema  Rio Abierto . Datas: 22/09 e 29/09

com CARLA STRACHMANN , MARCOS MORAES e REGINA NEVES

Datas: 22/09 e 29/09

Horários: 19:30h - 21:30h


Marcos Moraes 

Bailarino e coreógrafo, trabalha como artista, docente e produtor. Criou e dirige A Cozinha Performática, Plataforma Colaborativa Artística. É formando em Inglês no curso de Letras da FFLCH – USP, tendo realizado trabalhos de tradução desde 2014. Foi coordenador nacional de dança da Funarte/MinC (2004 a 2006) e teve papel central na militância que levou à criação da Lei Municipal de Fomento à Dança  de São Paulo.



Carla Strachmann é educadora, psicomotricista e instrutora de movimento formada pelo instituto Rio Abierto. É especializada em gestão e acessibilidade cultural e fundadora e criadora da Associação Cultural Ecoar Educando com Arte.Membro Rede Pikler Brasil



Regina Neves Profissional de educação com especialização em Ed.Infantil..

Instrutora formadora e terapeuta transpessoal e psico-corporal pelo Sistema Rio Abierto.

Criadora do projeto Arte do Cotidiano que envolve o corpo, a expressão livre, a convivência. Coordena, junto ao poeta Pedro Rocha, a oficina Poesia e Corpo no projeto Parquinho Lage da EAV – Parque Lage. No SESC ministra oficina: Estimulação cerebral e ativação da memória, para adultos maiores. 



Conversa de corpo com- RAFAELA HERMETO-Datas: 06/10 e 13/10

Resumo: Proposta de compartilhamento do trabalho corporal realizado com crianças pequenas em seu cotidiano profissional , pautado na observação, na interação, no toque  e fundamentalmente  no  respeito às singularidades de cada um e aos vínculos estabelecidos. 

Datas: 06/10 e 13/10

Horários: 19:30h - 21h

Mini bio: Professora de Expressão Corporal e Dança Criativa

Formada em Psicologia pela PUC-RJ e em Dança pela Escola Angel Vianna




O corpo como território de memórias COM UXA XAVIER - Datas: 20/10 e 27/10


Resumo: Ativar a memória/ corpo/ infância como um patrimônio pessoal. Esse encontro tem como objetivo acessar a memória cinética da infância, ou o reencontro com a infância, a partir do corpo/ movimento, como uma estratégia para a criação de um inventário dos jogos em espaços públicos/abertos , que habitam nossa memória física e simbólica.


Horários: 19:30h - 21h

Mini bio: Pesquisadora e artista da dança e diretora do grupo Lagartixa na Janela.




Mediação: 

ATELIE ECOAR

Carla Strachmann e Lívia Lage



Mini Bio: 

Carla Strachmann é educadora, psicomotricista e instrutora de movimento formada pelo instituto Rio Abierto. É especializada em gestão e acessibilidade cultural e fundadora e criadora da Associação Cultural Ecoar Educando com Arte.é coordenadora do Ateliê ECOAR projeto dedicado à pesquisa e atendimento a primeira infância e seus cuidadores

Lívia Lage é professora da Técnica de Alexander, mestra em educação, pesquisadora do grupo Frestas -Unirio, envolvida com temáticas e práticas  que entrelaçam a dimensão corporal, os processos formativos, as Infâncias. Compõe equipe do Ateliê Ecoar.

OBS: Reiteramos que este curso é online, as aulas não serão gravadas para reposição em caso de falta. A dificuldade de acesso ou travamento de imagem deverá ser única e exclusivamente å problemas locais, que podem estar relacionados a problemas de velocidade de sua internet, ou ainda aos equipamentos utilizados para acessar o curso.  Caso haja  alguma dificuldade interna de nosso palestrante ou  em transmitirmos  a aula por problemas exclusivos da plataforma  do Zoom que utilizamos  ,faremos uma reposição da atividade prejudicada., porém somente em casos de problemas referentes a nossa transmissão.

 Não nos responsabilizaremos por problemas de acesso de cada participante  a aula transmitida online conforme agendamento previsto no ato de matricula, pois como citamos acima, foge nossa alçada e gerenciamento

  Assim , reiteramos mais uma vez , que os participantes , entrem na sala com meia hora de antecedência para que possam avaliar a capacidade de internet e sigam as instruções dadas pelo Sympla para acesso a aula.

 Informamos que o material de apoio  disponibilizado para os participantes , é de uso exclusivo para suporte teórico, e é expressamente proibido sua replicação para outros fins, ficando o participante sujeito a infrações legais. 

 Esperamos que aproveitem esta jornada que foi desenhada com muito comprometimento e carinho.

Agradecemos a compreensão, Equipe ECOAR


A inscrição e reserva de vaga deverão ser feitos exclusivamente  pelo site do evento.

Política de cancelamento:
Em caso de Cancelamento ou desistência, é importante fazer a solicitação por email e até 15 dias antes do evento. O reembolso será de 50%, sendo efetuado até 30 dias após a realização do curso.


Para mais informações, entre em contato por email: [email protected] ou pelo zap 21-998183858 ( Carla Strachmann)

VENHAM COM TRAJES CONFORTÁVEIS!!!


Realizacão : Ateliê ECOAR

Informações e inscrições: linktr.ee/Atelieecoar ou pelo link:https://www.sympla.com.br/dialogos-tionicos-atravessamentos-sensiveis-entre-corpo-e-infancia__906460


Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Ateliê ECOAR

Coletivo de artistas e educadores que atua na interface entre educação, arte, cultura, comunicação, ações de democratização cultural para todos os públicos e idades desde 1998. Além dos eventos e estudos, o Ateliê ECOAR promove Oficinas de Movimento Lúdico para bebês e seus cuidadores, visando proporcionar um lugar para que os bebes desfrutem de suas descobertas e conquistas motoras , dando-lhes a oportunidade de se desenvolverem integralmente.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.