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DIÁLOGOS EM DEFESA DA DEMOCRACIA
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DIÁLOGOS EM DEFESA DA DEMOCRACIA

10 abr - 2021 • 14:00 > 5 jun - 2021 • 16:00

Evento Online via Zoom

Descrição

COORDENADORES:

Prof. Dr. Alexsandro Santos (Escola do Parlamento)

Prof. Cleber Ribeiro de Souza (IPAD-Seja Democracia)

TIPO DE EVENTO: Seminário

JUSTIFICATIVA:

A construção e o desenvolvimento da modernidade ocidental encontram no binômio cidadania-democracia um dos seus pilares fundamentais. Tal conexão está relacionado a produção de uma noção de ‘contrato social’, de natureza política, forjado tanto no campo da filosofia política quanto na própria produção das institucionalidades dos Estados Modernos.

Ocorre que, ao produzir o binômio cidadania-democracia, a modernidade sustentou a possibilidade da existência de um território em que essa identidade e essa relação política eram válidas (o território metropolitano) e outro território em que essa identidade e essa relação política não eram válidas (o território colonial/colonizado).

Assim, a democracia liberal e a cidadania moderna permitiu (e, mais do que isso, ordenou) um avesso de seus princípios, no qual determinados sujeitos e determinadas nações eram excluídas de sua abrangência e de seu lado luminoso.

Além dessa cisão territorial, também foram evidentes na construção da cidadania e da democracia liberal tipicamente modernas, a negação do status de cidadão às mulheres, às populações africanas ou afrodiaspóricas e aos povos originários da América. Também estavam alijados da plenitude da cidadania e da democracia os pobres e a classe trabalhadora.

Assim, a democracia liberal e o estatuto jurídico da cidadania sustentaram também um contrato de dominação de classe (cf. T.S. Marshall), de dominação sexual ou de gênero (cf. CarolePateman) e um contrato de dominação racial (cf. Charles W. Mills).

A democracia brasileira, produzida basicamente no século XX, é atravessada por essas três marcas excludentes do projeto de cidadania moderno. E, para desfazer essa conexão perversa, é fundamental enfrentar e discutir o patrimonialismo, o racismo estrutural e o machismo/patriarcado como forças organizadoras da desigual distribuição do poder político e dos direitos da cidadania.

Este percurso formativo está orientado nessa perspectiva e nasce de uma parceria estabelecida entre o Instituto de Pensamentos e Ações em defesa da Democracia – IPAD e a Escola do Parlamento.

Desta forma, o objetivo central da parceria é, por meio de um consistente percurso formativo, ampliar os espaços de formação e de mobilização pela defesa da democracia e da república brasileira, de corpos que foram excluídos até então do projeto de cidadania moderno. O percurso terá como princípio a radicalização da democracia e da república brasileira, no sentido de focalizar potentes caminhos para a superação da desigualdade estrutural, representados pelas formas patriarcais, patrimonialistas e racistas que a sustentam.

OBJETIVOS:

Espera-se que, ao final das atividades previstas nessa iniciativa, os participantes tenham ampliado sua capacidade de:

  1. Identificar, analisar e compreender as limitações, atravessamentos e desafios que o racismo estrutural e a estrutura patriarcal de poder, como pilares da modernidade ocidental, atravessam a qualidade da democracia no Brasil;
  2. Identificar, analisar e compreender a sub-representação, o silenciamento e a negação da participação de mulheres e homens negros nos espaços de poder e decisão da democracia no Brasil;
  3. Refletir, dialogar e elaborar sentidos e significados em relação aos impactos do racismo estrutural e da relação patriarcal de poder na construção das subjetividades políticas das pessoas negras e das mulheres no Brasil;
  4. Construir alternativas para ampliar a participação de pessoas negras e de mulheres na democracia e nos espaços de decisão política.

 EMENTA:

  • Patrimonialismo, classe e aporofobia no pensamento e nas instituições políticas do Brasil;
  • Raça, Racismo Estrutural e Contrato Racial de Dominação na Democracia Liberal;
  • Patriarcalismo, opressão de gênero e presença das mulheres na arena democrática brasileira;
  • Qualidade da democracia, racismo estrutural e estrutura patriarcal;
  • Partidos políticos e (sub)representação racial e de gênero;
  • Instituições e (sub)representação racial e de gênero;
  • A luta e o ativismo de mulheres e da população negra em defesa da democracia;


METODOLOGIA

  • Três Seminários Formativos, cada um composto por três encontros virtuais, nos quais serão convidados professores externos e especialistas em cada um dos temas, sob a mediação da equipe do Instituto de Pensamentos e Ações pela Democracia.

PÚBLICO ALVO: Público em geral

VAGAS: 500

CERTIFICADOS:

Os participantes serão certificados  se cumprirem as seguintes exigências:

  • Frequência: 6 dos 9 encontros;
  • Realização da atividade de avaliação final.



1° SEMINÁRIO: ENFRENTANDO O PATRIMONIALISMO NA DEMOCRACIA BRASILEIRA

 

DATA

TEMA

CONVIDADOS

19/03

Horário: 13h às 15h

A Elite do Atraso e o Patrimonialismo BrasileiroProf. Dr. Jessé de Souza

Mediação: Prof. Dr. Alexsandro Santos

Apresentação do curso: Prof. Cleber Ribeiro

27/03

Horário: 14h às 16h

Desafios de uma sociedade patrimonialistaEduardo Marinho

Mediação: Prof. ME. Auta Azevedo

10/04

Horário: 14h às 16h

Corpos dissidentes na ruptura do Patrimonialismo Brasileiro.Prof. Dr. Dani Balbi

Mediação: Prof. Douglas Vina

 

2° SEMINÁRIO: RACISMO ESTRUTURAL – O LIMITE DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

 

DATA

TEMA

CONVIDADOS

17/04

Horário: 14h às 16h

  Racismo: entre a cultura e a estrutura os limites/desafios da democracia brasileira.

Prof. Dr. Valter Roberto Silvério 

24/04


Horário: 14h às 16h

A mulher negra na política institucional ensinando a transgredir o racismo estrutural.

Jô Oliveira - Vereadora do município de Campina Grande (Campina Grande - PB) 

08/05

Horário: 14h às 16h

O lugar do racismo estrutural na democracia brasileira

a definir

 

3° SEMINÁRIO: PATRIARCADO E DOMINAÇÃO DE GÊNERO – A CENTRALIDADE DOS CORPOS FEMININOS NA DEMOCRACIA BRASILEIRA

 

DATA

TEMACONVIDADOS

22/05

Horário: 14h às 16h

  O patriarcado da sociedade brasileira: ruptura a partir da luta de gênero, de classe e racial.   Prof. doutoranda Ciani Sueli das Neves

29/05

Horário: 14h às 16h

  O Bem Viver das mulheres mães negras, indígenas e periféricas abalando a estrutura do patriarcado.

  Indígena, ativista feminista Urbano Debora Aguiar 

05/06

Horário: 14h às 16h
 A luta das mulheres indígenas por direitos no centro da radicalização da democracia.

  a definir


Termos e políticas

Evento online

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Sobre o organizador

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Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

A missão da Escola do Parlamento (EP) da Câmara Municipal de São Paulo é aproximar o poder parlamentar da sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes. Por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a escola promove a difusão de conhecimentos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais da cidade de São Paulo. Saiba mais em: http://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/

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