10 abr - 2021 • 14:00 > 5 jun - 2021 • 16:00
Evento Online via Zoom
COORDENADORES:
Prof. Dr. Alexsandro Santos (Escola do Parlamento)
Prof. Cleber Ribeiro de Souza (IPAD-Seja Democracia)
TIPO DE EVENTO: Seminário
JUSTIFICATIVA:
A construção e o desenvolvimento da modernidade ocidental encontram no binômio cidadania-democracia um dos seus pilares fundamentais. Tal conexão está relacionado a produção de uma noção de ‘contrato social’, de natureza política, forjado tanto no campo da filosofia política quanto na própria produção das institucionalidades dos Estados Modernos.
Ocorre que, ao produzir o binômio cidadania-democracia, a modernidade sustentou a possibilidade da existência de um território em que essa identidade e essa relação política eram válidas (o território metropolitano) e outro território em que essa identidade e essa relação política não eram válidas (o território colonial/colonizado).
Assim, a democracia liberal e a cidadania moderna permitiu (e, mais do que isso, ordenou) um avesso de seus princípios, no qual determinados sujeitos e determinadas nações eram excluídas de sua abrangência e de seu lado luminoso.
Além dessa cisão territorial, também foram evidentes na construção da cidadania e da democracia liberal tipicamente modernas, a negação do status de cidadão às mulheres, às populações africanas ou afrodiaspóricas e aos povos originários da América. Também estavam alijados da plenitude da cidadania e da democracia os pobres e a classe trabalhadora.
Assim, a democracia liberal e o estatuto jurídico da cidadania sustentaram também um contrato de dominação de classe (cf. T.S. Marshall), de dominação sexual ou de gênero (cf. CarolePateman) e um contrato de dominação racial (cf. Charles W. Mills).
A democracia brasileira, produzida basicamente no século XX, é atravessada por essas três marcas excludentes do projeto de cidadania moderno. E, para desfazer essa conexão perversa, é fundamental enfrentar e discutir o patrimonialismo, o racismo estrutural e o machismo/patriarcado como forças organizadoras da desigual distribuição do poder político e dos direitos da cidadania.
Este percurso formativo está orientado nessa perspectiva e nasce de uma parceria estabelecida entre o Instituto de Pensamentos e Ações em defesa da Democracia – IPAD e a Escola do Parlamento.
Desta forma, o objetivo central da parceria é, por meio de um consistente percurso formativo, ampliar os espaços de formação e de mobilização pela defesa da democracia e da república brasileira, de corpos que foram excluídos até então do projeto de cidadania moderno. O percurso terá como princípio a radicalização da democracia e da república brasileira, no sentido de focalizar potentes caminhos para a superação da desigualdade estrutural, representados pelas formas patriarcais, patrimonialistas e racistas que a sustentam.
OBJETIVOS:
Espera-se que, ao final das atividades previstas nessa iniciativa, os participantes tenham ampliado sua capacidade de:
EMENTA:
METODOLOGIA
PÚBLICO ALVO: Público em geral
VAGAS: 500
CERTIFICADOS:
Os participantes serão certificados se cumprirem as seguintes exigências:
1° SEMINÁRIO: ENFRENTANDO O PATRIMONIALISMO NA DEMOCRACIA BRASILEIRA
DATA | TEMA | CONVIDADOS |
19/03 Horário: 13h às 15h | A Elite do Atraso e o Patrimonialismo Brasileiro | Prof. Dr. Jessé de Souza Mediação: Prof. Dr. Alexsandro Santos Apresentação do curso: Prof. Cleber Ribeiro |
27/03 Horário: 14h às 16h | Desafios de uma sociedade patrimonialista | Eduardo Marinho Mediação: Prof. ME. Auta Azevedo |
10/04 Horário: 14h às 16h | Corpos dissidentes na ruptura do Patrimonialismo Brasileiro. | Prof. Dr. Dani Balbi Mediação: Prof. Douglas Vina |
2° SEMINÁRIO: RACISMO ESTRUTURAL – O LIMITE DA DEMOCRACIA BRASILEIRA
DATA | TEMA | CONVIDADOS |
17/04 Horário: 14h às 16h | Racismo: entre a cultura e a estrutura os limites/desafios da democracia brasileira. | Prof. Dr. Valter Roberto Silvério |
24/04
| A mulher negra na política institucional ensinando a transgredir o racismo estrutural. | Jô Oliveira - Vereadora do município de Campina Grande (Campina Grande - PB) |
08/05 Horário: 14h às 16h | O lugar do racismo estrutural na democracia brasileira | a definir |
3° SEMINÁRIO: PATRIARCADO E DOMINAÇÃO DE GÊNERO – A CENTRALIDADE DOS CORPOS FEMININOS NA DEMOCRACIA BRASILEIRA
DATA | TEMA | CONVIDADOS |
22/05 | O patriarcado da sociedade brasileira: ruptura a partir da luta de gênero, de classe e racial. | Prof. doutoranda Ciani Sueli das Neves |
29/05 | O Bem Viver das mulheres mães negras, indígenas e periféricas abalando a estrutura do patriarcado. | Indígena, ativista feminista Urbano Debora Aguiar |
05/06 Horário: 14h às 16h | A luta das mulheres indígenas por direitos no centro da radicalização da democracia. | a definir |
Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo
A missão da Escola do Parlamento (EP) da Câmara Municipal de São Paulo é aproximar o poder parlamentar da sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes. Por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a escola promove a difusão de conhecimentos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais da cidade de São Paulo. Saiba mais em: http://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/