App Sympla
Baixe agora

DIÁLOGOS DA SUSTENTABILIDADE - 3º EDIÇÃO

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

DIÁLOGOS DA SUSTENTABILIDADE - 3º EDIÇÃO

CEULP ULBRA - Palmas, TO
26 de agosto de 2019, 22h - 27 de agosto de 2019, 00h

Inscrição

INGRESSO ÚNICO
Grátis
Inscrições até 26/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

DIÁLOGOS DA SUSTENTABILIDADE - 3º EDIÇÃO | 1º ENCONTRO

 

 

Data: 26 de agosto de 2019 (segunda-feira)

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Auditório do CEULP | ULBRA (1501 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n - Plano Diretor Sul, Palmas/TO  

Realização: CBN Tocantins

 

TEMA CENTRAL: Saneamento e seus impactos ambientais, sociais e econômicos.

Saneamento é um eixo de desenvolvimento por si só, pois traz enormes impactos positivos de ordem ambiental, social e econômica para um país com quase 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada e 100 milhões sem coleta de esgoto. Essencial na boa gestão de águas (já que o esgoto é uma das maiores causas da sua poluição e apenas 46% dele recebem tratamento), ele também é alta prioridade de saúde pública na medida em que combate doenças e seus vetores, reduz drasticamente os custos do SUS e traz saúde e qualidade de vida para as pessoas. Por outro lado, a bilionária cadeia produtiva do saneamento, integrante da “economia do despoluir, do limpar e do não sujar”, exige enormes investimentos e traz inúmeras oportunidades na área de infraestrutura clássica e de novos negócios verdes, constituindo-se em forte fator de geração de renda, emprego e desenvolvimento humano. Discutir tudo isto à luz do marco regulatório aprovado no Senado recentemente; dos números que comparam o Brasil, suas diversas regiões e o mundo; e dos caminhos que devemos trilhar para o necessário avanço do saneamento no Brasil, é a proposta desta edição do “Diálogos da Sustentabilidade”.

 

PARTICIPE E MOBILIZE SUA INSTITUIÇÃO 

O tema e sua discussão transversal são centrais para o desenvolvimento do nosso estado e interessam não só a profissionais e gestores públicos e privados, como também a alunos e professores de ensino médio e universitário, das áreas de Engenharias, Ciências Agrárias e Ambientais, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação entre outras.     


INSCRIÇÕES

  Inscrições gratuitas. Vagas limitadas. Acesse o link https://bit.ly/2OWqNjy

 Certificado de 2h30 - O certificado de participação será emitido e enviado (em pdf) por e-mail após o evento.

 

EXIBIÇÃO DO PROGRAMA DIÁLOGOS DA SUSTENTABILIDADE NA RÁDIO CBN TO

Todo o evento será gravado pela equipe da CBN Tocantins. Posteriormente, será editado e transformado em um programa de 1h. O programa será exibido no dia 31 de agosto de 2019 a partir das 10h na CBN TO, Palmas (101,9 FM) e Araguaína (106,3 FM), que atinge mais de 60 municípios.

            

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

 

19h00 às 19h30 - Recepção dos participantes

 

19h30 - Abertura por Jean Teixeira – Diretor Geral do Grupo Jaime Câmara Tocantins

 

19h35 – Fala geral do projeto com Tião Pinheiro – Coordenador de Jornalismo

 

19h40 - Fala do consultor técnico do projeto Ramis Tetu

 

19h50 - Palestra do Presidente do Instituto Trata Brasil  Édison Carlos 

20h20 – Debate com: palestrante, consultor técnico, presidente da ATS (Agência Tocantinense de Saneamento)  Dr. Romis Alberto da Silva, diretor presidente da BrK Thadeu Pinto e Profª Dra. Conceição Aparecida  Previero – CEULP ULBRA

 21h30 - Término  


CURRÍCULO DOS PARTICIPANTES  

 

RAMIS TETU

Engenheiro Agrônomo pela Esalq - USP e Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela UFT. Sócio Diretor da Desenvolverde Meio Ambiente, atua com sua empresa há 30 anos no Tocantins em projetos e obras de planejamento e recuperação ambiental, conservação de solo e água, paisagismo e arborização urbana. Colunista de sustentabilidade da Rádio CBN Tocantins e Jornal do Tocantins desde 2011 e palestrante e consultor em diversas temáticas desta área.

19h50 - Diálogos com especialistas

 

 

ÉDISON CARLOS - Presidente do Instituto Trata Brasil  

Químico industrial de formação, Pós-graduado em Comunicação Estratégica, por muitos anos atuou em áreas ligadas à Comunicação e Relações Institucionais nos setores químico e petroquímico.  Atuou como executivo por quase 20 anos em várias posições no Grupo Solvay. Recebeu o prêmio “Faz  Diferença – Personalidade do Ano” do Jornal O Globo – categoria que premia quem mais se destacou na área da Sustentabilidade no país. Atuou em parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na formatação da Campanha da Fraternidade Ecumênica que em 2016 divulgou a problemática do Saneamento Básico em todo o país.

 


DR. ROMIS ALBERTO DA SILVA - Presidente da A.T.S

Formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos e Líquidos pela Universidade Federal de Goiás; pós-graduado em Planejamento Urbano e Ambiental pela Uni-Evangélica. Servidor de carreira da Companhia de Saneamento de Goiás desde os anos 90, atuou na área técnica e operacional como projetista, gestor de obras e operação e por fim exerceu até recentemente o cargo de superintendente de Estudos e Projetos. Professor de diversas disciplinas na graduação da PUC de Goiás e GO e em cursos da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Goiás);


Thadeu Pinto – Diretor Presidente da BRK

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Bahia, com pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas nas áreas de Gestão Empresarial e Finanças. Tem mais de 30 anos de experiência no setor de saneamento, com atuação em posição de liderança em grandes empresas brasileiras. Foi superintendente de operações da Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA), onde trabalhou por mais de 25 anos. Também foi presidente da Companhia de Água e Esgoto do Maranhão (CAEMA). Em 2005 migrou para a iniciativa privada, tendo sido diretor responsável pela operação de Mauá (SP) e mais recentemente pela parceria da BRK Ambiental com a Saneago, em Goiás.  Atualmente exerce o cargo de Diretor Presidente responsável pelas operações da BRK no Tocantins.


PROFª Dra. CONCEIÇÃO APARECIDA PREVIERO – CEULP ULBRA

Graduada em Biologia pela Universidade de Bauru, Mestra e Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Coordenadora de Pesquisa na Universidade Luterana do Brasil desde 2002. Coordenadora institucional de PIBIC/CNPq desde 2014. Coordenadora do Núcleo de Agroecologia - Unitas Agroceológica desde 2014. Tem projetos de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Extensão junto a Agricultura Familiar, Impactados por Barragens, Ribeirinhos e Comunidades Tradicionais.


 


  



Sobre o produtor

Local

CEULP ULBRA
Av. Joaquim Teotônio Segurado, 1501, Plano Diretor Sul
Palmas, TO

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.