App Sympla
Baixe agora

Diálogos da Cidade

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Diálogos da Cidade

Unibes Cultural - São Paulo, SP
14 de setembro de 2019, 11h-13h

Ingressos

Ingresso
Grátis
Vendas até 14/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

Na Carta das Cidades Educadoras (Barcelona, 1990), o princípio 7 prevê que a satisfação das necessidades das crianças e dos jovens, no âmbito das competências do município, pressupõe uma oferta de espaços, equipamentos e serviços adequados ao desenvolvimento social, moral e cultural.

Nesse contexto, é necessário que se reconheça que as visões de mundo das crianças são bases legítimas para o planejamento urbano, desse modo, é preciso realizar um trabalho de sensibilização e incluir os pequenos no planejamento urbano através de processos participativos, valorizando o patrimônio cultural edificado, e proporcionando o entendimento da relação entre a natureza e o que foi construído pelo homem.

No encontro de setembro, a temática será uma cidade que abrace a infância. O diálogo será ministrado pela socióloga Karina Tollara d'Alkimin e pela fotógrafa e empreendedora social Drica Lobo.

A moderação da conversa será feita por Regina Monteiro, arquiteta e urbanista, idealizadora da Lei Cidade Limpa, superintendente da Paisagem Urbana da cidade de São Paulo e presidente da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana de São Paulo (CPPU).

Conheça as palestrantes

Karina Tollara d'Alkimin é socióloga, graduada pela Universidade Livre de Berlim (Alemanha) com mestrado na mesma área e instituição. Atualmente está como Coordenadora da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância da Prefeitura de São Paulo. Antes disso atuou durante 9 anos como consultora em gestão pública da Fundação Getulio Vargas (FGV Projetos) e como consultora de monitoramento e avaliação do UNICEF Brasil por dois anos. Iniciou sua carreira na área de cooperação internacional na agência de cooperação técnica do governo da Alemanha em Moçambique e em seguida na Fundação Rosa Luxemburgo em São Paulo.

Drica Lobo é fotógrafa e empreendedora social na cidade de São Paulo, que desde 1991 trabalha sobre o brincar da criança através da fotografia na cidade. Idealizadora do Instituto Jardins da Infância, espaço que reforça o conceito de praça como local de encontro entre as famílias para desenvolvimento da primeira infância e do capital humano da comunidade ao contrário de apenas local de passagem. Desenvolveu para o Governo do Estado de São Paulo o conceito das Praças da Cidadania, entre elas a Praça da Independência, em Paraisópolis, projeto em parceria com o arquiteto Marcio Kogan, do estúdio MK27, assim como um espaço no Jardim Ângela.

Sobre o produtor

Local

Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.