Dia Internacional da Mulher UTFPR 2017

UTFPR Curitiba - Curitiba, PR
08 de março de 2017, 18h-21h

Compartilhar:

Inscrição

18h - Bem vind@ ao DIM 2017
Grátis
Inscrições até 08/03/2017
Encerrado
18h30 - Women Techmakers
Grátis
Inscrições até 08/03/2017
Encerrado
19h - A criação do People
Grátis
Inscrições até 08/03/2017
Encerrado
19h30 - Pequenas grandes violências
Grátis
Inscrições até 08/03/2017
Encerrado
20h - TechLadies
Grátis
Inscrições até 08/03/2017
Encerrado
20h30 - A culpa é dela
Grátis
Inscrições até 08/03/2017
Encerrado
08:00 ~ 12:00 - Minicurso
Grátis
Inscrições até 08/03/2017
Encerrado

Descrição do evento

Dia Internacional da Mulher 2017

LOCAL:
Miniauditório

PROGRAMAÇÃO:
Horario da PalestraNome do(a)
Palestrante
PalestraDescriçãoMinicurrículo
18:00Silvia Amélia BimBoas vindas!Nesta palestra de boas vindas um breve histórico do Projeto Emíli@s será apresentado ao público do evento. Exemplos de outros projetos e iniciativas com objetivos semelhantes serão compartilhados, entre eles o Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação.Docente do Departamento Acadêmico de Informática da UTFPR-Curitiba tem toda a sua formação em Computação (graduação pela UEM, mestrado pela UNICAMP e doutorado pela PUC-Rio). Desde 2012 faz parte da coordenação do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação. Também coordena o Projeto Emíli@s - Armação em Bits e é Secretaria Adjunta da SBC - Regional Paraná. Busca através de suas ações divulgar que a Computação é muito mais que programação, é criatividade, é para todas as pessoas que querem melhorar o mundo através da tecnologia.
18:30Mary CamilaPor que empoderar mulheres na tecnologia é tão importante?Venha conhecer um pouco da historia das mulheres na área da computação, sua importância no desenvolvimento da área e por que é importante incentivar o interesse das mulheres por ela.Apaixonada por computadores, tem 3 anos de experiência como desenvolvedora e atualmente trabalha com back-end e cursa o último ano de Sistemas de Informação na Universidade Positivo. Ama tecnologia e um bom desafio. Nas horas vagas joga bastante RPG sendo que tem um vício que se chama Dota 2. Está sempre tentando buscar novas mulheres para a tecnologia e incentivar as que já estão na área. Tem como missão aumentar a participação feminina na tecnologia e nos games e acredita fielmente que uma mente que se abre a novas experiencias jamais volta ao seu tamanho original.
19:00Fernando Scaff MouraA criação do People: Um jogo sobre gêneros, amizade e amorPeople, um partygame de cartas sobre criar relacionamentos, foi finalista da SBGames 2015. O jogo propões trazer para a mesa a discussão sobre gêneros, mantendo o respeito e a representatividadeFernando Scaff Moura é formado em História, mas atua como Game Designer na Freddy Bear Games há 3 anos. Foi finalista por duas vezes da SBGames e possui mais de 10 jogos lançados em diversas plataformas.
19:30Grupo de Teatro Revanche UTFPRPequenas grandes violênciasA partir de cenas curtas, o grupo de teatro Revanche tem o intuito de denunciar casos baseados em relatos reais de violência, muitas vezes silenciosa, enfrentados cotidianamente pelas mulheres.O Grupo de Teatro Revanche existe na UTFPR desde 2011 e conta com a direção da Profa. Dra. Maurini de Souza, do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação. Sempre com a proposta de desenvolver textos sociais e políticos, o Revanche já produziu, em seu repertório, 05 peças. A última delas, tendo As Troianas de Eurípedes como inspiração, também deu voz a mulheres à margem no Brasil, com texto autoral. Tendo nascido de uma disciplina optativa do curso de Licenciatura em Letras, hoje o grupo conta com a participação de alunos egressos e licenciandos da área, assim como estudantes de Design, Comunicação Institucional e Arquitetura.
20:00Vanessa RomankivTechLadies - Tecnologia e Empoderamento FemininoTechLadies é uma rede de empoderamento feminino, na área de tecnologia, idealizado para ajudar meninas e mulheres a ingressar ou conhecer esta promissora área. A rede atua por meio de grupos de estudos, oficinas, promoção e participação de eventos em todo o país. Venha conhecer essa rede e suas ações, e quem sabe você também se torne uma TechLadie.Pós-Graduanda em Design Centrado no Usuário na Universidade Positivo e Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Anchieta. Fundadora da Rede TechLadies, ArduLadies e PyLadies Curitiba; Profissional com carreira de 14 anos em desenvolvimento, design e qualidade de software e também instrutora de treinamento em informática.
20:30Juliana de Santi
e
Roberto Pereira
A Culpa é Dela: Como Acabei Fazendo Computação!Spoiller: Juliana e Roberto trabalham como docentes na área de Computação em duas universidades públicas da capital paranaense. Se graduaram, fizeram mestrado e doutorado na área de Computação e então decidiram seguir na carreira acadêmica." Esse é o jeito mais simples de resumir uma história cheia de reviravoltas e emoções... Mas, na vida como ela é, Juliana e Roberto queriam mesmo era sair da roça. A Computação apareceu e mudou tudo! Juliana nunca mais foi a mesma depois de ter escovado seus primeiros bits, e acabou levando seu amigo para o lado negro da força (ou quase...). Nessa palestra, os dois vão compartilhar essa história de dois amigos teimosos que acabaram se apaixonando pela computação e por suas áreas de pesquisa.

MINICURSO
* IMPORTANTE* 
> Participantes deverão ter pelo menos 14 anos.
> Menores de 18 anos deverão ter termo de consentimento assinado pelos responsáveis.

LOCAL: Sala A206 UTFPR (Centro)

Vagas limitadas

08:00 ~ 12:00Erica MarquesOficina: Design Sprint - Metodologia Google para projetos InovadoresO sprint é um processo de cinco dias para responder a questões críticas de negócios através de design, prototipagem e teste de idéias com os clientes.Co-fundadora e manager no Google Business Group Curitiba que está ranqueado entre os 10 mais importantes grupos no mundo por 4 anos consecutivos incluindo 2016. Supervisora do Curso de Empreendedorismo e Inovação no Centro Europeu e Coordenadora e Mentora na Unistart - Universo das Startups. Erica é apaixonada por empreendedorismo e inovação, participa ativamente como palestrante, mentora, facilitadora e jurada em diversos programas no Brasil e exterior como Google Startup Launch, Hackathons (ONU - Campus Party, Paraná, OAB, Quantum, SENDI, etc), Startup Weekends, Campus Party, Google Startup Lauchpad, etc. Idealizadora e Presidente na ONG Atitude Empreendedora, a ONG tem como propósito desenvolver empreendedorismo de alto impacto.

Sobre o produtor

Emíli@s - Armação em Bits

Projeto de Extensão do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus Curitiba. O objetivo do projeto é realizar ações para aumentar a representatividade das mulheres na área da Computação, despertando o interesse de futuras estudantes e mantendo a motivação das atuais estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação.

Comentários

Local

UTFPR Curitiba
Avenida Sete de Setembro, 3165, Miniauditório, Centro
Curitiba, PR

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.