DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE INOVAÇÃO NA PRÁTICA

ANPEI - São Paulo, SP
10 de maio de 2017, 09h - 11 de maio de 2017, 18h

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Grátis
Inscrições até 02/04/2017
Encerrado

Descrição do evento


Desenvolvimento da Cultura de Inovação na Prática 


DESCRIÇÃO

A inovação é um fenômeno organizacional dependente da colaboração entre profissionais internos e externos à empresa.
A forma como as pessoas se comportam em relação ao trabalho define a cultura da organização e impacta positiva ou negativamente na inovação.


PÚBLICO ALVOProfissionais de Inovação, Recursos Humanos, Comunicação, PD&I, profissionais de Marketing e profissionais de Desenvolvimento de Produtos.

PROGRAMAÇÃO

1º dia

Período da manhã

Para trabalhar com o desafio de potencializar a cultura de inovação serão tratados os seguintes pontos:

• Identificação da necessidade de inovação e do 
papel da inovação na estratégia, quanto de inovação é necessário; o que é inovação para empresa e onde ela quer inovar.
• Diagnóstico de Cultura de Inovação: octógono da Inovação 
• Desenvolvimento de competências, comportamentos, habilidades, 
• Liderança: engajamento e formação de líderes para inovar
• Avaliação de Perfil de Inovadores ( teste prévio)
• Estruturas, times de Inovação e governança
• Processos organizacionais e alinhamento de Políticas de Gestão de Pessoas (mecanismos de remuneração, reconhecimento e avaliação de desempenho individual)
• Treinamentos e Workshops

Período da tarde

Para desenvolver a comunicação como estratégia no desenvolvimeto da cultura de inovação, serão abordados os seguintes temas:

• Fundamentos de comunicação ( emissor, receptor e mensagem); 
• Identificando públicos da cadeia de inovação; 
• Gestão de relacionamentocom base nos distintos potenciais para o desenvolvimento da inovação ( teste IPI); 
• Definindo objetivos da comunicação; o que comunicar ; estruturação de key messages; 
• Estratégias de engajamento na cultura de inovação ( ferramentas de interação e incentivo/reconhecimento). 
• Case de um plano de comunicação de sucesso

2º dia

Período da manhã

Para trabalhar com o desafio de potencializar a cultura de inovação serão tratados os seguintes pontos:

• Processos organizacionais e alinhamento de Políticas de Gestão de Pessoas (mecanismos de remuneração, reconhecimento e avaliação de desempenho individual)
• Diagnóstico de Cultura de Inovação: octógono da Inovação - exercício prático com aplicação por organização
• Estrutura organizacional para inovar
• Gestão de times inovadores
• Relacionamento com ecossistema de inovação (interno e externo)
• Processos para fazer inovação acontecer

Período da tarde

Para desenvolver a comunicação como estratégia no desenvolvimeto da cultura de inovação, serão abordados os seguintes temas:

• Definindo objetivos da comunicação para cada stakeholder da cadeia de inovação: o que comunicar ; estruturação de key messages
• Plano de Comunicação eficaz: traduzindo a estratégia para o engajamento
• Desenvolvimento de um plano de Comunicação com o grupo

Atividades/ Cases / Exercícios

Com didática criativa, mesclamos atividades distintas para tornar o programa mais interativo, agradável e eficiente em termos de aprender para fazer:

• Exposições dialogadas e exemplificadas para a troca de experiências entre o professor e os alunos; 
• Estudos de caso relacionado ao conteúdo do curso; 
• Exercícios para a aplicação dos conceitos apresentados; 
• Assessment octógono da Inovação ( será realizado durante o curso ); 
• E-learning de aprofundamento (posterior ao curso)
• Grupo para discussão e troca de experiências sobre o tema (posterior ao curso).

OBJETIVO DO CURSO

A - Conhecimentos

Levar o aluno a:

• apresentar como a comunicação colaborativa pode atender a este universo relacional complexo dos públicos de interesse e vencer os desafios apresentados pela dinâmica do desenvolvimento e disseminação da cultura de inovação organizacional.
• compreender os conceitos, ferramentas, processos da cultura de inovação e comunicação para elaboração de estratégia, potencialização de cultura inovadora no ambiente organizacional e desenvolvimento lideranças. 
• entender como diagnóstico de inovação e planejamento de comunicação se relacionam e se aplicam em cultura de inovação de acordo com a identificação da necessidade empresarial.
• Discutir competências, habilidades e atitudes para inovar tais como: associação, questionamento, tolerância ao risco, observação, trabalho em rede e experimentação. 
• saber onde buscar mais informações para se aprofundar nos conceitos e práticas discutidos.

B - Habilidades

• habilitar o aluno para a análise de diferentes métodos de diagnóstico e processos de cultura de inovação em diferentes segmentos e industrias alinhados com a estratégia de inovação e tendo a comunicação como propulsora de seu desenvolvimento.
• Desenvolver conhecimentos para definir um plano de comunicação eficaz e potencializar a cultura de inovação no ambiente organizacional

C - Atitudes

• sensibilizar o aluno para o diálogo aberto, crítico e propositivo sobre o tema
• buscar a coerência entre prática e discurso
• fortalecer a resiliência e redes de contato


INVESTIMENTO

A taxa de participação é de R$ 990,00 para sócios ANPEI e R$ 1.760,00 para não sócios.


CARGA HORÁRIA: 16 horas

PARCEIROS:


Sobre o produtor

ANPEI | Educanpei

PARA MAIS INFORMAÇÕES OU SOLICITAÇÃO DE COD. PROMOCIONAL:

Contato: Fernando Ferraz Gonçalves

Fone: (11) 3846-1334
email:
fernando@anpei.org.br

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Local

ANPEI
Avenida Torres de Oliveira 76, 76, Centro Treinamento, Jaguaré
São Paulo, SP

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