App Sympla
Baixe agora

Desbravando Rondon e suas expedições pela Amazônia

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Desbravando Rondon e suas expedições pela Amazônia

Teatro R. Magalhães Jr. na Academia Brasileira de Letras - Rio de Janeiro, RJ
04 de setembro de 2019, 18h-20h30

Inscrição

Entrada Franca
Grátis
Inscrições até 04/09/2019
Encerrado

Descrição do evento


O Instituto Di Blasi, Parente - IDBP, em parceria com o 15º Ofício de Notas e o Grupo Companhia das Letras (Editora Objetiva), gostaria de convidá-lo para o nosso coquetel de lançamento, onde o jornalista Larry Rohter, nos contará sobre o fascinante legado de Cândido Rondon e suas expedições pela Amazônia. Participe!


Sinopse

Um dos maiores exploradores da história mundial, Cândido Rondon teve uma vida extraordinária. Nesta palestra, o jornalista Larry Rohter revelará ao expectador a amplitude de sua herança para o país e os povos indígenas.


No início da tarde de 26 de abril de 1914, um grupo de dezenove homens chegou à confluência de dois rios no coração da selva amazônica. Durante meses, eles enfrentaram uma sucessão de dificuldades e privações para realizar um feito notável: navegar e mapear um rio ainda desconhecido, chamado rio da Dúvida, porque seu curso e comprimento eram um mistério. Os líderes dessa expedição eram Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos, e o brasileiro Cândido Mariano da Silva Rondon, que há mais de vinte anos explorava a região.

 

Depois que a jornada com Roosevelt chegou ao fim, Rondon continuaria por muitos anos seu importante trabalho, que incluiu o levantamento de rios, montanhas e vales até então ignorados, a instalação de quilômetros de linhas telegráficas, a construção de estradas, pontes e a fundação de povoamentos. Foi também Rondon quem primeiro estabeleceu contatos pacíficos com dezenas de etnias indígenas. Em 1910, fundou o Serviço de Proteção aos Índios, em um esforço de inclusão dos índios ao Estado nacional brasileiro.

 

Hoje, Rondon empresta seu nome a ruas, museus, cidades e até a um estado, Rondônia. O lema que norteou suas expedições e contatos com os povos indígenas “Morrer se preciso for, matar nunca”, porém, se perdeu no tempo, e muitos de seus incríveis feitos como explorador permanecem ignorados.

 

A grandiosidade de seus feitos inspirou o jornalista Larry Rohter a mergulhar por mais de cinco anos em sua trajetória, que oferecemos agora ao expectador em uma palestra inédita.

 

Breve biografia do palestrante

Larry Rohter nasceu em Chicago, Estados Unidos, em 1950. Foi correspondente no Brasil por quatorze anos. Na época da ditadura militar trabalhou para a Newsweek e de 1998 a 2008 para The New York Times. Desde 1978, quando foi a Rondônia pela primeira vez, já fez mais de cinquenta viagens pela região amazônica. 

 

Agenda do evento:

18h às 19h - Abertura do Coquetel

19h às 20h - Palestra "Rondon - Uma Biografia", com Larry Rohter 

20h às 20h30 - Venda de livros 

 

Quando?

Dia 4 de setembro de 2019


Onde?

Teatro R. Magalhães Jr. | Academia Brasileira de Letras
Avenida Presidente Wilson, 203 – 1º andar, Centro
Rio de Janeiro, RJ

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail midia@institutodbp.com.br

Sobre o produtor

Instituto Di Blasi Parente

O Instituto Di Blasi, Parente é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com o objetivo de fomentar, promover e realizar atividades educacionais e culturais no âmbito da propriedade intelectual, do direito concorrencial, na área de compliance, das franquias, de Relações Governamentais e das Políticas Públicas de qualquer natureza.

Local

Teatro R. Magalhães Jr. na Academia Brasileira de Letras
Avenida Presidente Wilson, 203, Centro
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.