O evento já encerrou...
Curso "Salvador, evolução urbana e condicionantes naturais. Alguns exemplos".
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso "Salvador, evolução urbana e condicionantes naturais. Alguns exemplos".

4 mar - 2022 • 17:00 > 31 mar - 2022 • 19:00

Evento Online

Descrição

Curso: “Salvador, evolução urbana e condicionantes naturais. Alguns exemplos.”

De 4 a 31 de março de 2022 (segunda a sexta), das 17h às 19h (Plataforma Zoom)

Links serão encaminhados - diariamente - aos participantes por email. 

Carga horária: 40 (quarenta) horas

Sobre o Curso: 

A proposta é mostrar  a urbanização e a História de Salvador através da associação entre as formas do relevo, suas propriedades e condicionamentos.

Na cidade do Salvador, temos extremados exemplos desta interrelação. A compreensão da evolução da cidade vem com o entendimento da sua ligação com sua escarpa da falha, seus vales, altos, antigos rios, como foram condicionadas. Por isso, este curso permite um melhor entendimento da geomorfologia de Salvador, da sua escarpa da falha, seus vales, altos, antigos rios, como foram condicionadas e se deram as modificações urbanas de Itapuã a Barra, e desta ao Bonfim. Associam-se as suas configurações a eventos históricos, permitindo uma melhor compreensão destes.

Distante de fórmulas estáticas, a apresentação é marcada por se caracterizar como um verdadeiro passeio no espaço e no tempo. Precisamente, a flexibilidade e a fluência garantem a apreensão e o assentamento das informações. 

Apresentado já algumas vezes, sempre retornou expandido, com muitos mais dados, informações, imagens. 

Programa

- A Geologia e a Geomorfologia de Salvador

- Os rios de Salvador

- Itapuã a Amaralina

- Paralela

- Rio Vermelho à Barra e à Vitória

- Avenidas de vale

- Campo Grande à Castro Alves 

- Castro Alves ao Carmo

- Carmo à Liberdade, do Comércio à Calçada

- Algumas referências da Calçada ao Lobato

- Alguns eventos históricos e referências no espaço, destacando o primeiro povoamento, a fundação da cidade, os ataques holandeses, a Guerra de Independência, a rebelião Malê, a Sabinada.

Carga Horária

- 40 horas divididas em 20 módulos de 2 horas.

Sobre o instrutor

Rubens Antonio é historiador e geólogo, mestre em geologia, tendo cursado também Artes Plásticas.

Como Servidor público por 37 anos, hoje aposentado, atuou como geólogo, paleontólogo e historiador, no Museu Geológico da Bahia; na Coordenação da Produção Mineral, na Superintendência de Geologia e Recursos Minerais, na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. Também atuou na Secretaria de Minas e Energia; Secretaria de Indústria, Comércio e  Mineração, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Meio Ambiente. Nestas, respondeu como chefe de projeto, chefe de setor, subgerente, gerente, membro do Comitê de Qualidade, presidente de comissão de licitações.

Na Universidade do Estado da Bahia foi professor de Antropologia, Elementos de Geologia, Epistemologia, Estratigrafia, Estudos da Geosfera, História da Ciência, Metodologia do Trabalho Científico, Paleontologia.

É autor dos livros História Geológica da Bahia; Cangaço na Bahia. Coautor dos livros Mapa Metamórfico da Bahia – Jequié; Mapa Metamórfico da Bahia – Rio de Contas; História da Mineração na Bahia. Autor dos EBooks Bahia – Tempos de fogo; Salvador colorizada.

Coordenou a preparação e publicação de cerca de 90 livros e 10 mapas sobre Geologia, Mineração, Paleontologia e História da Bahia.

Ministrou palestras e cursos nas seguintes instituições

- Biblioteca Central do Estado da Bahia; Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia – Feira de Santana; Companhia Baiana de Pesquisa Mineral; Escola de Fábrica - Brotas de Macaúbas; Gabinete Português de Leitura; Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia; Instituto de Ciências da Informação da Universidade Federal da Bahia; Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia; Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia; Museu Costa Pinto; Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas; Prefeitura Municipal de Campo Formoso; Prefeitura Municipal de Jaguarari; Rotary – Salvador - Itapagipe; Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração; Serviço Geológico do Brasil; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus Jequié; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia; Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).


Termos e políticas

Evento online

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é a entidade cultural mais antiga do Estado, com 126 anos de funcionamento ininterrupto, Possui a maior coleção de jornais e o maior acervo cartográfico do Estado. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio estão milhares de títulos e imagens à disposição do pesquisador. É o guardião do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos da maior festa cívica do país: o Caboclo e a Cabocla.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.