App Sympla
Baixe agora

CURSO PSICOFARMACOLOGIA NO CONTEXTO TERAPÊUTICO

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

CURSO PSICOFARMACOLOGIA NO CONTEXTO TERAPÊUTICO

CEO OFFICES - Rio de Janeiro, RJ
01 de junho de 2019, 08h30-17h

Inscrição

Ingresso único 
R$ 350,00
Pague em até 12x
Inscrições até 01/06/2019
Encerrado
Estudante universitário(a) 
R$ 250,00
Pague em até 12x
Inscrições até 01/06/2019
Encerrado

Descrição do evento

PSICOFARMACOLOGIA NO CONTEXTO TERAPÊUTICO

É com grande satisfação que apresentamos a proposta de um curso desenvolvido para o terapeuta no cenário atual.  Nas últimas duas décadas até os dias atuais, testemunhamos o crescimento da chamada “psiquiatria biológica”. O avanço em exames de neuroimagem, o surgimento de novos métodos laboratoriais, estudos envolvendo genética e farmacogenética e outros fatores, possibilitaram um maior conhecimento de mecanismos biológicos envolvidos nos transtornos psiquiátricos. A psiquiatria é uma especialidade complexa, mesmo com todos esses avanços, sobram questões abstratas e também subjetivas. Mesmo estando de acordo que a psiquiatria não pode ser reduzida à uma ciência puramente biológica, é inegável que os avanços acima citados têm colaborado para uma prática mais embasada cientificamente. Dentre essas práticas, a prescrição de psicofármacos ocupa um lugar de destaque. Existem disponíveis estudos clínicos que comprovam efetividade e eficácia de medicamentos e estes auxiliam o clínico no acompanhamento de seus pacientes. O uso de fármacos para o tratamento de transtornos psiquiátricos é de grande valia, seus benefícios quando utilizados de maneira adequada envolvem aspectos como: retorno à funcionalidade prévia, abreviação ou evitação de internações hospitalares, redução do sofrimento, remissão de sintomas, melhor manejo de situações de crise. Entre os clínicos é praticamente consenso de que essa prática, quando adequada, pode trazer muitos benefícios para casos leves, moderados ou até mesmo para os mais graves. Estudos clínicos com aferição quantitativa através de instrumentos padronizados de sintomas psiquiátricos dos mais variados (obsessão, compulsão, depressão, diferentes tipos de ansiedade, psicoses, etc) também mostram benefícios dessa modalidade de tratamento.

A IMPORTÂNCIA DE PARTICIPAR DESTA FORMAÇÃO

Mesmo sendo uma prática do médico, a prescrição de medicamentos e seus efeitos terapêuticos ou adversos influenciam diretamente o trabalho de outros profissionais da saúde. Vivemos época em que o chamado tratamento multidisciplinar está em voga. Essa prática antes mais observada nos serviços públicos estende-se cada vez mais para a prática privada. Muito frequentemente o mesmo paciente que está em uso de algum psicofármaco está também em tratamento terapêutico. É inegável que essa associação, “terapia e psicofarmacologia” traz benefícios para o paciente, que podem ser remissão mais rápida, resultados melhores, mais consistentes e duradouros, dentre outros. Não apenas para o paciente, mas também para a equipe de profissionais, a associação dessas duas modalidades é igualmente vantajosa. Um espaço de diálogo sobre o caso pode ser criado, espaço esse que serve para trocas profissionais, discussão de situações específicas, auxílio mútuo em emergências e alinhamento de expectativas. Sendo assim, é importantíssimo que aqueles que trabalham com pacientes em uso de psicofármacos tenham um conhecimento acerca das drogas, o que esperar de melhora, o provável motivo de indicação, manejo dos efeitos adversos mais frequentes e ainda ter ciência de quais sintomas muito provavelmente não responderão aquela determinada terapêutica. Geralmente esses tópicos estão bem definidos para o prescritor, no entanto o colega não prescritor, não compreende, fica confuso ou trabalha às cegas. Os motivos são variados: prescrever psicofármacos não faz parte de sua prática, lacunas na disciplina de psicofarmacologia durante a graduação e também ausência de uma preparação pensado especificamente para esse público. Existem hoje grandes psicofarmacologistas, estes com obras e cursos incontestáveis no quesito qualidade científica. Porém possuem, em sua esmagadora maioria, conteúdo altamente específico e desenvolvido primariamente para psiquiatras ou neurocientistas.  Oferecer esse conhecimento a esse grupo significa maior empoderamento profissional, maiores possibilidades de intervenções com o paciente/cliente e mais facilidade de diálogo com o colega prescritor.

DIFERENCIAIS DA FORMAÇÃO:

1. Curso desenvolvido com ênfase nos principais efeitos dos principais psicofármacos. Ou seja: o que esperar do efeito do medicamento “x” no paciente e como isso influenciará a terapia, manejo terapêutico de efeitos adversos e etc. 

2. Aula ministrada inteiramente em conjunto pelos dois professores (um psicólogo e um psiquiatra), de maneira dinâmica, sem divisões de horários ou falas. O conteúdo é inteiramente comentado pelos dois profissionais

3. Conteúdo atualizado e respaldado por literatura com alto fator de impacto.

4. Conceituação e discussão de situações clínicas frequentes.

5. Material preparado para ter alta aplicabilidade na prática clínica.

6. Discussão de temas como: prática da interdisciplinariedade, psicoeducação farmacológica, grupos de psicofármacos discutidos dentro de vinhetas clínicas.

7. Fornecimento de material de apoio (slides) para os alunos.

8. Espaço para esclarecimento de dúvidas, discussão de situações, trocas de experiências.

Dr. Renato Oliveira e Silva CRM/MG 54285


Graduação em Medicina pela Universidade de Uberaba · Residência Médica em Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)  Terapeuta Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Psicologia e Controle do Estresse – Marilda Lipp (IPCS - Campinas) · Mestrado em Ciências Médicas pela Unicamp · Docente do curso de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e da Universidade de Uberaba (Uniube).

Dr. André Luiz Moreno  CRP 04/38636


Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP-RP) · Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) · Terapeuta cognitivo comportamental certificado pela FBTC · Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo IWP - Porto Alegre · Doutor em Saúde Mental (USP-RP) - Supervisor do Serviço de Psicoterapia do HC-FMRP-USP e da Unimed-Uberaba

PRATICAMOS DESCONTO PARA GRUPOS DE 4 PESSOAS: 15% DESCONTO (somente através de depósito bancário)

Entre em contato com os organizadores:

E-mail: giselebaptista@hotmail.com

Gisele Baptista (21) 99280-8985

Rosemeire Teixeira (21) 99966-8206


Observação: Em caso de número insuficiente de participantes o evento será cancelado e o valor será reembolsado.


Sobre o produtor

Espaço Psi Cuidar

O Espaço Psi Cuidar busca oferecer o aprimoramento profissional através de eventos e cursos que instrumentalizam o trabalho clínico através de metodologias ativas de conhecimento.

Local

CEO OFFICES
Avenida João Cabral de Mello Neto, 850, Barra da Tijuca
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.