Curso: Prototipagem e Documentação de Softwares e Aplicativos

Casa Urbana Arquitetura e Coworking - Rio Branco, AC
03 de julho de 2017, 18h-22h

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Inscrição

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R$ 360,00
Inscrições até 03/07/2017
Encerrado

Descrição do evento

APRESENTAÇÃO GERAL

A engenharia e arquitetura no contexto geral são áreas de criação e desenvolvimento que exigem estudos minuciosos com pesquisas e definições que possibilitem grau máximo de confiabilidade nos projetos a serem desenvolvidos. A prototipagem e a documentação são itens essenciais nos processos de desenvolvimento dos projetos, principalmente por representar a visualização dos estudos e permitir uma projeção, com fidelidade, do produto fim.

Na engenharia e arquitetura de software isso há tempos é realidade. Diante do imenso volume de dados gerados a cada dia, e da diversidade de projetos e sistemas oferecidos, as instituições e empresas exigem cada vez mais detalhes dos produtos de softwares e aplicativos móveis que os departamentos de tecnologia e equipes de desenvolvedores oferecem como soluções. Startups entram no grupo também dos que precisam dos serviços de prototipagem e documentação de projetos de sistemas, app e websites para fazer demonstrações a seus financiadores e parceiros.

É fato que os protótipos são imprescindíveis aos projetos e que isso aumenta, de forma efetiva a confiabilidade nas propostas e por consequência a aprovação das propostas de soluções, sejam apps, sistemas ou websites.

Nesse curso, os participantes irão fazer uma imersão numa área que cresce em desproporção ao número de pessoas capacitadas para prestar os serviços de prototipagem e documentação de sistemas, websites e aplicativos.

Com foco na prática, sem deixar de lado a teoria necessária ao entendimento do que significa, e o quanto é importante documentar e prototipar, o curso será intensivo e acontecerá em cinco encontros de 4h, cada, com apresentação de material para discussão, seguido pela aplicação do conteúdo fazendo uso de ferramentas específicas para área.

Veja o vídeo promo do curso


TAG's: IHC, Arquitetura, Engenharia, Informação, Software, App, Documentação


PÚBLICO ALVO E VAGAS

Estudantes e profissionais de Tecnologia da Informação, especialmente analistas de sistemas, engenheiros e arquitetos de software, analistas e engenheiros de requisitos, analistas de testes de software, analista de qualidade de software, desenvolvedores, startups, Designer UI/UX, web designers e público afim.


REQUISITOS: Ter interesse em estudar/trabalhar com prototipagem e documentação de software e app. 

Obs.: O participante precisará levar notebook para as aulas


VAGAS LIMITADAS

CARGA HORÁRIA: 20h – Presenciais

INVESTIMENTO: R$360

DESCONTOSInscrições em grupos/equipes, etc, ganham desconto de 10% 


SOBRE O PROFESSOR

Francisco Teddy Falcão é Bacharel em Sistemas de Informação, e como pós-graduando desenvolveu sua pesquisa na área de IHC (Interação Humano Computador).

Atualmente faz parte do programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da UPM/SP como Mestrando. Tendo como linha de pesquisa as “novas linguagens e tecnologias”.


Em 13 anos de atuação em Tecnologia da Informação, já passou pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Acre (2004-2006), Departamento de Tecnologia da informação da Prefeitura de Rio Branco (2006-2012), Secretaria de Humanização da Gestão Pública do Acre (2012-2013), Fundação Garibaldi Brasil (2013-2016). Atualmente pesquisa e desenvolve soluções para incentivo à produção científica, enquanto mestrando, e presta serviços de estratégias para a web, social media e SEO para a Associação Nacional de Pós-graduandos em São Paulo/SP.


CONTEÚDO DETALHADO

1.      O que é, e porque é importante documentar?

o    Conceitos de documentação para não esquecer

o    Documentação técnica

o    Documentação para disponibilizar ao usuário

2.      O que é, e porque é importante Prototipar?

o    Conceitos de prototipagem para não esquecer

o    A prototipagem como disciplina de estudos

o    O mercado de prototipagem de softwares

3.      Wireframe X Protótipo: Diferenças

o    O que é Wireframe

o    O que é Protótipo

o    Diferenças

4.      Comunicação: engenharia de requisitos-análise de negócio

5.      Engenharia de requisitos

o    Compreensão do domínio

o    Coleta de requisitos

o    Definição das prioridades

o    Verificação de requisitos

o    Documentação de requisitos

6.      Mapa e fluxos do Projeto

o    Identificando o projeto

o    Definindo rotas de uso aplicado do produto

7.      Ferramentas de Prototipagem e Documentação

o    O que são

o    Quais as mais abrangentes do mercado em 2017

o    Como escolher a ferramenta ideal para o seu trabalho

o    Definindo a ferramenta para desenvolver o seu primeiro projeto

o    Conhecendo a ferramenta

8.      Desenvolvimento do protótipo

o    Desenvolvendo as telas

o    Aplicando os requisitos

o    Aplicando as interações

o    Prototipagem das funcionalidades

o    Simulações de inserção de dados

9.      Testes e validação de protótipo

10.     Finalização do protótipo

o    Exportação do protótipo

o    Testes Desktop

o    Testes Web

o    Testes Mobile

11.    Apresentação do protótipo

o    Como apresentar um protótipo de software/app

o    Montando uma apresentação realista

12.    Documento final do projeto

Sobre o produtor

Cosolie.

Cosolie. é uma Startup em desenvolvimento, com a missão e perspectiva de promover encontros para a promoção do conhecimento de forma solidária, com o foco na qualidade dos treinamentos, cursos, oficinas e workshops, sempre de forma inclusiva.

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Local

Casa Urbana Arquitetura e Coworking
Av. Brasil, Sala 03, Centro Empresarial, Centro
Rio Branco, AC

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