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Curso: Política e Gestão Cultural na América Latina

www.inspirebr.com.br/ead - Belo Horizonte, MG
16 de agosto de 2018, 07h - 17 de novembro de 2018, 23h55

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Inscrição

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Inscrição
R$ 850,00  (+ R$ 85,00 taxa)
Pague em até 12x
Inscrições até 12/08/2018
Encerrado

Descrição do evento

O curso foi concebido com a perspectiva de refletir sobre o campo das políticas e da gestão cultural no âmbito da América Latina. Além de proporcionar uma reflexão sobre a complexa realidade atual latino-americana, trazemos a proposta de promover a integração de profissionais a partir de discussões e experiências inseridas pelos próprios alunos em sintonia com os professores responsáveis pelo tema de cada aula. Acreditamos na construção coletiva do conhecimento como processo de formação consistente, contínua e participativa das pessoas que atuam na área cultural. Estruturamos o conteúdo programático do curso, levando em consideração o processo de formação abrangente do profissional em gestão da cultura, perpassando por áreas consideradas estratégicas, como: políticas culturais no século XXI e as especificidades da América Latina, a realidade da política cultural local, as cidades como espaço de intervenção artística e transformação social, o desenvolvimento cultural, ferramentas de planejamento e planos políticos, além de temas mais específicos relativos à comunicação, redes, educação artística, indicadores e gestão de espaços culturais.

 

Conteúdo programático

 

Aula 1 - Ambientação em EAD (4 dias) - de 16 a 19 de agosto

Ementa: Quebrar resistências de uma aprendizagem virtual e estabelecer uma relação amigável com a tecnologia. Analisar os vários pontos da plataforma do curso, otimizar a utilização de seus recursos e explicitar a metodologia de aprendizagem adotada. Por fim, apresentar o curso, detalhar o conteúdo de cada aula, os nomes e currículos dos profissionais envolvidos em sua concepção pedagógica.

Professora: Michelle Antunes (Brasil)

 

Aula 2 - História e políticas culturais no século XXI. (10 dias) - de 20 a 29 de agosto

Ementa: Reconhecer a evolução do termo e como ele foi estruturado em nível internacional, revisando as dinâmicas que influenciam as decisões nacionais e regionais sobre políticas culturais. Com a Agenda 2030 da ONU, que coloca os ODS no centro das preocupações, as políticas culturais enfrentam desafios que devem ser assumidos por todos os atores.

Professor: Albino Rubim (Brasil)

 

Aula 3 - Políticas e gestão cultural na América Latina. (10 dias) - de 30 de agosto a 8 de setembro

Ementa: Durante o século XX, cada país tomou decisões sobre o patrimônio para construir Estados-nação, abrindo caminho para estruturas institucionais cada vez mais complexas e amplas, para incentivar a criatividade, assegurar a educação artística na educação formal e preservar culturas populares, abrindo caminho para a cooperação internacional. Outros atores, a sociedade civil e o privado começam sua participação no setor cultural, e o Estado começa a cortar gastos públicos, entre outros, na cultura, dando lugar a outras formulações lógicas e à implementação de políticas culturais.

Professor: Eduardo Nivón (México)

 

Aula 4 - Desenvolvimento Cultural (10 dias) - de 9 a 18 de setembro

Ementa: Os desafios do modelo de desenvolvimento aplicado na região e o surgimento do conceito de desenvolvimento humano nos anos 90, levou à necessidade de estabelecer relações entre este par, sem precedentes e urgente. O modelo regional é incorporado a ideia de C (+) D (desenvolvimento da cultura), pensando na importância das expectativas e da história de cada país e os principais agentes envolvidos na virada teórica, que permite sucessos significativos na institucionalidade atual da cultura, mas também repercussões significativas.

Professora: Marta Porto (Brasil)

 

Aula 5 - Planejamento sustentável para o desenvolvimento cultural. (10 dias) – de 19 a 28 de setembro

Ementa: A agenda global do ODS 2030 transformou o planejamento cultural e a importância que a gestão cultural tem na inovação social. Estamos diante de novos desafios na região e do aprofundamento de problemas que há muito nos atormentam, por isso é fundamental ampliar nosso alcance, promovendo um modelo dialógico e comunicativo, ao invés de um difusor, voltado para a construção da cidadania por meio da cultura.

Professor: Fernando Vicário (Espanha/Colômbia)

 

Aula 6 - Políticas culturais locais (10 dias) - de 29 de setembro a 8 de outubro

Ementa: O desenvolvimento cultural local requer políticas estruturantes que permitam a construção de circuitos culturais para o exercício da liberdade criativa e da liberdade cultural. É necessário mobilizar possibilidades e construir recursos para sua consecução, priorizando recursos humanos, simbólicos e éticos, ao invés de recursos econômicos, de infraestrutura ou técnicos. Agenda 21 da Cultura. Direito à cidade. Experiências de cidades, arte urbana, recuperação de espaços públicos e habitabilidade. A sociedade civil como responsável pelo planejamento e monitoramento de políticas culturais.

Professora: Liliana López Borbón (México)

 

Aula 7 - Educação artística (10 dias) - de 9 a 18 de outubro

Ementa: Discutir a relação entre cultura e educação e sua capacidade transformadora. Formação de cidadãos mais sensíveis e com pensamentos críticos sobre a sua época. Valorização da cultura e educação como um dos vetores de desenvolvimento local. Pessoas preparadas para interpretar a sua realidade local e social. Qual é a realidade de uma educação culturalizada na América Latina.

Professora: Mônica Hoff (Brasil)

 

Aula 8 – Gestão de espaços culturais (10 dias) - de 19 a 28 de outubro

Ementa: Apresentar experiências e debater sobre os caminhos e as tendências sobre a política e a gestão dos espaços culturais na atualidade e sua capacidade de transformação de realidades, por meio do incentivo à convivência social e à liberdade criativa. As possibilidades reais de construção de territórios para a cultura, considerando o diálogo constante com a comunidade onde estão inseridos e a potencialidade do seu projeto educativo.

Professor: Jorge Melguizo (Colômbia)

  

Aula 9 – Indicadores Culturais (10 dias) – de 29 de outubro a 7 de novembro

Ementa: Análise da importância da construção de Indicadores quantitativos e qualitativos e o desenvolvimento de processos avaliativos de programa e políticas culturais. O registro contínuo de informações como forma de obter dados comparativos que demonstram as transformações de processos sociais e políticos, traduzindo, de forma mensurável, os aspectos sociais de uma realidade dada. Afinal, o que são indicadores e por que os criamos para a área cultural?

Professora: María Paulina Soto Labbé (Chile)

 

Aula 10 – O uso das TICs para a Gestão cultural (10 dias) - de 08 a 17 de novembro

Ementa: Trazer para a discussão da gestão cultural o fenômeno das redes sociais e do trabalho em rede, na perspectiva da aplicação específica de suas práticas ao campo da gestão cultural, abordando os aspectos das redes de conhecimento e de sua capacidade de transformação e mobilização. A partir de experiências serão discutidos os princípios constitutivos de uma rede. A sua horizontalidade e capacidade de cooperação.

Professor: Marco Antônio Almeida (Brasil)



Informações Gerais/ Informaciones generales

 

INSCRIÇÕES/ INSCRIPCIONES::  11/06 a 12/08 pelo site:  www.inspirebr.com.br

Período de realização/ Período del curso:: 16 de agosto a 17 de novembro

Carga horária/ carga horária: 94 dias

INVESTIMENTO/ INVERSIÓN  1: R$ 850,00 (+ taxa Sympla)

 

       

Informações: (31) 99690 4540

 contato@inspirebr.com.br

 

Observação: O curso será aberto com o mínimo de 100 inscrições.

                       Nota: El curso se abrirá con un mínimo de 100 inscripciones.

 

Sobre o produtor

Inspire Gestão Cultural

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Local

www.inspirebr.com.br/ead
Rua Santo Antônio do Monte, 476
Belo Horizonte, MG

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