O evento já encerrou...
Curso "O Negro na Literatura de Cordel"
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso "O Negro na Literatura de Cordel"

29 jul - 2020 • 19:00 > 30 jul - 2020 • 22:00

Evento Online

Descrição

O negro na literatura de cordel
Curso online, promovido pelo NEPAFRO - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Afro-América

Encontros: 29 e 30 de julho, às 19h
Plataforma: Google Meets (link será disponibilizado aos inscritos)
Investimento: R$30  - 50% do valor arrecadado será doado para mulheres imigrantes em situação de vulnerabilidade através da Equipe de Base Warmis.  

Ministrante: Ronaldo Vitor da Silva

Surgida em fins do século XIX e tombada como patrimônio imaterial brasileiro em 2018, ao longo do tempo a Literatura de Cordel brasileira foi interpretada de diferentes maneiras por intelectuais, produtores e públicos. Nesse minicurso, propomos uma análise crítica dessas leituras, assim como uma ênfase nas representações, contribuições e participações de homens e mulheres negros para a constituição do cordel enquanto traço da cultura nacional.

Estrutura dos encontros:
1. Introdução crítica aos estudos sobre a Literatura de Cordel brasileira
2. O negro na literatura de cordel: tensões contemporâneas


RONALDO VITOR DA SILVA
Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e mestrando do Programa de Culturas e Identidades brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP), onde realiza pesquisa sobre Nordeste, Literatura de Cordel e cultura popular. É bolsista do CNPq e membro do núcleo de trabalho Repensando o Desenvolvimento (LABIEB/USP). Já trabalhou e instituições públicas de cultura como a Biblioteca Mário de Andrade e Museu Afro Brasil. Neste último, atualmente, é Assistente de Desenvolvimento institucional.

Bibliografia
Referência básica
MOURA, Clovis. O preconceito de cor na Literatura de Cordel. São Paulo: Resenha Universitária, 1976.
TERRA, Ruth Brito Lemos. Memórias de lutas: a literatura de folhetos no Nordeste (1893-1930). São Paulo: Global, 1983. (Teses 13).
Outros 
IUMATTI, Paulo Teixeira. História e folhetos de cordel: caminhos para a continuidade de um diálogo interdisciplinar. Escritural. Écritures d'Amérique Latine, v. 6, p. 3-32, 2012. Disponível em: http://www.mshs.univ-poitiers.fr/crla/contenidos/ESCRITURAL/ESCRITURAL6/ESCRITURAL_6_SITIO/PAGES/Iumatti2.html 
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ministério da Cultura. Ata da 89ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. 19 de setembro de 2018. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/atas/ata(3).pdf. 
MELO, Rosilene Alves de. Literatura de Cordel: conceitos, intelectuais, arquivos. Projeto história. Projeto História: Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História (PUCSP). São Paulo, v. 65, Mai.-Ago., 2019. Disponível em https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/41086/29345

Termos e políticas

Como acessar o evento

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

NEPAFRO - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Afro-América

O Núcleo de Estudos e Pesquisas da Afro-América tem como objetivo estabelecer uma agenda teórica e política que pressupõe a centralidade da Diáspora Africana para a formação do mundo moderno. Desde 2014, quando foi fundado, o NEPAFRO desenvolve ações de pesquisa (grupos de estudos), ensino (cursos e palestras) e extensão (consultoria, projetos culturais e educativos).

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.